Quais são os 5 níveis de produto?

Perguntado por: acardoso2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Os cinco níveis são: Produto central, Produto básico, Produto esperado, Produto ampliado e Produto potencial. Produto central ou benefício central. É fundamentalmente o que o cliente está comprando. Exemplo: o consumidor que compra um chuveiro está comprando banhos.

Produto Esperado: refere-se aos atributos ou características que o consumidor geralmente esperaria do produto antes de concordar em comprá-lo. Em um restaurante, o consumidor normalmente esperaria um atendimento amigável ao cliente, uma mesa e cadeira limpas, etc.

A classificação dos produtos quanto á disponibilidade procura categorizar os produtos de consumo, ou seja, produtos que os consumidores finais adquirem para seu uso pessoal, em três categorias, de acordo com a disponibilidade desses bens e com o grau de esforço que os consumidores despendem na sua aquisição.

O que é uma categoria de produtos? As categorias de produtos são uma forma de classificar e organizar as mercadorias de uma loja virtual, conforme os seus nichos de vendas. Um e-commerce de cosméticos, por exemplo, pode ser dividido em categorias de maquiagem, perfumaria, produtos para cabelo, entre outros.

Como classificar do jeito certo os produtos?

  1. Características especiais próprias do produto;
  2. Uso fina do produto em relação ao seu destino;
  3. Matéria-prima e/ou insumos usados para a sua produção;
  4. Forma, tamanho e características técnicas;
  5. Nome para produtos do mesmo gênero.

Para consultar a NCM de produtos, uma das opções é pesquisar no Portal da Nota Fiscal Eletrônica da Receita Federal, que disponibiliza o sistema de tabelas aduaneiras. Lá, você tem acesso a informações, NCMs e outros dados de modo a encontrar as classificações fiscais mais adequadas para a sua mercadoria.

Composição do Produto – Para se compor um produto precisa-se de matérias-primas, insumos, mão-de-obra, preço, custo, qualidade, comunicação, marca, embalagem, cor, pesquisa, rótulo, garantia.

Veja a seguir!

  1. Apresente as principais informações do produto. ...
  2. Utilize palavras-chave de forma estratégica. ...
  3. Crie títulos descritivos. ...
  4. Destaque os benefícios e diferenciais do produto. ...
  5. Facilite a leitura do texto. ...
  6. Invista em conteúdo original. ...
  7. Trabalhe as sensações do consumidor. ...
  8. Faça uso de imagens e vídeos.

De forma geral, o segredo de como fazer uma boa descrição de produto no e-commerce é atender os quesitos abaixo:

  1. Atrair a atenção dos clientes.
  2. Explicar a experiência física e emocional de comprar o produto.
  3. Ser clara e concisa.
  4. Responder preocupações e perguntas comuns sobre o produto.
  5. Incluir texto, imagem e vídeo.

produtos essenciais: I – Medicamentos; II – Celular; III – Computador; IV – Televisor; V- Geladeira; VI – Máquina de lavar; VII – Fogão; § 2º - Os produtos utilizados como instrumento de trabalho são considerados essenciais.

O que é planejamento de produto? O planejamento de produto é a parte mais técnica dentro do processo de desenvolvimento e envolve todas as decisões, etapas e tarefas internas que serão necessárias para desenvolver um produto bem-sucedido.

Os objetivos de um produto estão relacionados ao seu valor estratégico em relação a quem o concebe, em relação aos clientes que o utilizam e ao mercado amplo em que está inserido.

Sendo assim, um produto diferenciado é aquele que não só é bonito, durável, resistente e com boas características acessórias, mas também aquele que foi adquirido com tranquilidade, confiança e que gerou satisfação em seu uso.

Bens de consumo
Bens duráveis – automóveis, imóveis, vestuários, etc. Bens não duráveis – alimentos, bebidas, produtos de higiene, etc. Intangível (bens imateriais) – benefícios que podem ser oferecidos para alguém por um determinado valor. Serviços: Salão de beleza, segurança, etc.