Quais são os 5 níveis da linguagem?

Perguntado por: oluz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos
  • Nível 1: Norma culta/padrão.
  • Nível 2: Linguagem coloquial/informal/popular.
  • Nível 3: Linguagem regional/regionalismo.
  • Nível 4: Gírias.
  • Nível 5: Linguagem vulgar.

Os tipos de linguagem são: verbal, não verbal e mista. A linguagem verbal recorre à palavra, falada ou escrita. Exemplos: notícia de jornal, e-mail, chamada telefônica. A linguagem não verbal recorre à imagem, cor, gesto, som.

A linguagem coloquial é empregada em situações informais, entre amigos, familiares e em ambientes e/ou situações em que o uso da norma culta da língua possa ser dispensado. O fato de não seguir as regras gramaticais não faz a linguagem coloquial ser menos importante/relevante do que a linguagem culta.

As linguagens de programação de alto nível são aquelas que, grosso modo, estão mais próximas da linguagem humana do que da linguagem de máquina. Imagine que os computadores, ou mais especificamente seus processadores, só compreendam um único idioma: o dos números binários.

Indo direto ao ponto, chamamos de linguagem de alto nível aquela cuja sintaxe é voltada para o entendimento humano. Isso significa que esse tipo de linguagem é muito mais intuitivo, amigável e mais fácil de aprender, principalmente para iniciantes na área de programação.

Pragmática. É o desempenho ou uso da linguagem. Conhecimento pragmático ou percepção das regras que governam o uso da linguagem em contextos sociais (competência comunicativa).

A semântica é o nível linguístico que estuda os significados e suas relações com os significantes.

O nível culto ou formal obedece às regras da norma culta, da gramática normativa. É frequente em ambientes que exigem tal posicionamento do falante: em discursos, em sermões, apresentação de trabalhos científicos, em reuniões, etc.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

Há seis funções: referencial, fática, emotiva, poética, conativa e metalinguística. Esse é um tema muito importante para quem vai fazer o vestibular, pois faz parte da prova de português da maioria dos processos, inclusive do Enem.

Hoje, o bom currículo da disciplina deve contemplar as quatro linguagens: artes visuais, música, teatro e dança - o que nem sempre é cumprido em virtude da formação dos professores, muitos deles especialistas em apenas uma das áreas.

A linguagem regional (também chamada de regionalismos) é caracterizada por apresentar palavreado típico de uma certa região, comunidade ou povo. Essas variações linguísticas podem ser chamadas de dialetos regionais.

O que é a linguagem culta? A linguagem culta é o modo mais formal de se falar e escrever, utilizado em situações mais sérias e oficiais, é uma linguagem mais preocupada com as normas de gramática e pronúncia. Como o próprio nome já diz, a linguagem culta está pautada na utilização da norma culta.

Nível 5: linguagem vulgar
Nela, as estruturas gramaticais não seguem regras ou normas de funcionamento. Contudo, mesmo de maneira bem rudimentar, os falantes conseguem compreender a mensagem e seus efeitos de sentido nas trocas de mensagens. Veja exemplos de linguagem vulgar: A gente vamo.

As linguagens de programação são classificadas quanto ao nível de abstração: Linguagens de programação de baixo nível são aquelas cujos símbolos são uma representação direta do código de máquina. Exemplo: Assembly.

As linguagem de baixo nível são voltadas para o entendimento da máquina, por isso são mais complexas e menos intuitivas.

As linguagens de baixo nível são usadas principalmente em projetos de sistemas operacionais, drivers de dispositivos e outras aplicações que exigem controle preciso do hardware do computador. Por serem mais próximas do hardware, elas oferecem maior controle e eficiência em relação às linguagens de alto nível.

  1. Nível 1: Norma culta/padrão.
  2. Nível 2: Linguagem coloquial/informal/popular.
  3. Nível 3: Linguagem regional/regionalismo.
  4. Nível 4: Gírias.
  5. Nível 5: Linguagem vulgar.

Existem outras linguagem de baixo nível sem ser Assembly?

  • característica-linguagem.
  • assembly.