Quais são os 5 is?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Os clássicos 5 Is da Geriatria são síndromes geriátricas que afetam a funcionalidade e a qualidade de vida da pessoa idosa.

  • Instabilidade Postural. A instabilidade postural leva a quedas, que impactam consideravelmente na independência do idoso. ...
  • Imobilidade. ...
  • Incontinência. ...
  • Iatrogenia. ...
  • Incapacidade Cognitiva.

São elas: Imobilidade, Instabilidade Postural, Insuficiência familiar , Incapacidade cognitiva e Incontinência.

3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e ...

As principais etiologias da incapacidade cognitiva abrangem os chamados 4 “Ds”: demência, delirium, depressão e doença mental.

Síndromes mais comuns

  • Síndrome de Edwards. O primeiro registro científico da síndrome data de 1960, na Inglaterra. ...
  • Síndrome de Patau. ...
  • Síndrome de Turner. ...
  • Síndrome de Kleinfelter. ...
  • Síndrome do Cromossomo X Frágil.

É a perda involuntária de urina e/ou fezes. A incontinência urinária ocorre principalmente em mulheres e tem diversas causas (fraqueza da musculatura pélvica, diabetes, doenças neurológicas, etc).

Esta escala avalia o desempenho do idoso em relação as atividades instrumentais a fim de verificar a sua independência funcional.

A faixa de cor violeta é o símbolo da luta contra a Violência ao Idoso. O Projeto Velho Amigo juntamente com a SBGG-SP está realizando uma grande campanha de conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Art. 20. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade. Art.

Art. 8º O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social, nos termos desta Lei e da legislação vigente.

Art. 9º É obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.

Iatrogenia é uma das grandes síndromes geriátricas e pode ser definida como sendo qualquer dano, direto ou indireto, decorrente de ações ou omissões praticadas por médicos e/ou outros profissionais da saúde, em qualquer tipo de diagnóstico ou terapêutica.

lU - INSTABILIDADE POSTURAL E QUEDA
Ela significa a total perda do equilíbrio postural, decorrentes de fatores próprios da pessoa isolados (aspectos próprios do envelhecimento, associados ou não com patológicos) e/ou de fatores da incapacidade de superar a instabilidade provocada por fatores ambientais.

Etiologia da perda de memória

  • Comprometimento da memória associado à idade (mais comum)
  • Comprometimento cognitivo leve.
  • Demência.
  • Depressão.

A Síndrome de Prader-Willi é uma condição genética que afeta os genes do cromossoma 15. É uma doença rara, que acomete de 1 a cada 15 mil a 1 a cada 30 mil nascimentos, em ambos os sexos.

A Síndrome de Bloom é uma doença cromossômica autossômica recessiva, causada pela mutação do gene BLM, 15q26.1, que codifica uma helicase conhecida como “proteína da Síndrome de Bloom”, envolvida na estabilidade do DNA durante o reparo e replicação. É rara, com 265 casos relatados em todo mundo até 2016.

Enquanto a doença tem causa definida, a síndrome revela uma condição quase sempre sem causas diagnosticadas. Transtorno é um estado alterado da saúde e nem sempre está ligado a alguma doença. Na maioria dos casos, está associado à saúde mental, já que a maior incidência de casos envolve a área do cérebro.

Continuar lendo