Quais são os 5 hormônios que mexem com o emocional humano?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

6 tipos de hormônios e sua influência sobre o nosso humor

  • Tipos de hormônios e estados de ânimo associados a eles. Carla tem 35 anos e acabou de ter o seu primeiro filho. ...
  • Cortisol. O cortisol é o hormônio que controla os estados de estresse e ansiedade. ...
  • Oxitocina. ...
  • Melatonina. ...
  • Os hormônios da tireoide. ...
  • Adrenalina. ...
  • Endorfinas.

Endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina – Conheça definitivamente os hormônios da felicidade. O “Quarteto da Felicidade” sempre é mencionado em conjunto, mas cada um destes neurotransmissores tem um papel e é produzido em situações específicas.

Neste sentido, há quatro substâncias químicas naturais em nossos corpos geralmente definidas como o "quarteto da felicidade": endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.

Os principais neurotransmissores envolvidos na depressão são a serotonina e a noradrenalina. Quando há um desequilíbrio na produção delas, a doença se instala.

Há uma série de hormônios que, quando bem alterados, podem desencadear a tristeza sem fim. É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4. Alguns dificultam a comunicação cerebral.

A produção do “hormônio do amor” pode ser estimulada com alimentação saudável, abraços ou a convivência com um pet

  1. Contato físico. ...
  2. Praticar boas ações. ...
  3. Amamentar. ...
  4. Ter uma alimentação equilibrada. ...
  5. Adotar um animal de estimação.

A ocitocina é produzida no hipotálamo e transportada e secretada pela glândula pituitária na base do cérebro. Sua liberação também ajuda no parto e na amamentação. Em termos de sua relação com a saúde mental, a ocitocina pode ajudar a aliviar a ansiedade.

Hormônio do amor”, ocitocina pode ter potencial de regenerar o coração, diz estudo. A ocitocina é um hormônio produzido no cérebro conhecido pela sua capacidade de gerar sentimentos de prazer e promover laços sociais.

Alimentação inadequada. Uma alimentação inadequada, rica em açúcar e farinhas processadas, por exemplo, altera a flora intestinal e prejudica a digestão dos alimentos. Consequentemente, há menor absorção do triptofano, que é de extrema importância na síntese da serotonina.

Cortisol (“O hormônio do despertar”)
Ele também é considerado o “hormônio do estresse” já que tem a função básica de preparar o corpo para situações de estresse e nos ajudar a enfrentá-las. Não deixa a glicose baixar, fornecendo mais energia aos músculos e sistema nervoso.

A adrenalina, também conhecida como epinefrina, é um hormônio produzido pela medula adrenal e que age no organismo em situações de estresse.

Por definição, a depressão é desencadeada pela alteração dos níveis de hormônios como serotonina e noradrenalina - que estão associados com a motivação, alegria, prazer e conexões cerebrais.

O excesso de cortisol pode levar a uma série de sintomas físicos, como fadiga, insônia e ganho de peso, enquanto a falta de hormônios como a dopamina e a serotonina pode aumentar o risco de depressão e ansiedade.

endorfina

A endorfina é o principal hormônio da felicidade e bem-estar. Ela é produzida pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, que libera a endorfina produzida para todo o corpo por meio do sangue.

De acordo com ele, as lágrimas apresentam hormônios como prolactina, andrenocorticotrófico, leucina e encefalina – este último funciona como um analgésico natural. Eles são produzidos pelo corpo humano quando se está sob um monte de estresse.

São eles: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.

  • Primeiro estágio: negação. ...
  • Segundo estágio: raiva. ...
  • Terceiro Estágio: negociação/barganha. ...
  • Quarto Estágio: depressão. ...
  • Quinto Estágio: aceitação.

Confira a seguir quais são as nossas dicas!

  • Cause uma boa primeira impressão. Essa é uma das atitudes que enlouquecem os homens. ...
  • Mande mensagens atraentes. ...
  • Mexa com o ego dele. ...
  • Seja sensual e sedutora. ...
  • Faça um Trabalho Espiritual. ...
  • Como funciona a mente masculina no relacionamento?

Isso está intimamente ligado a um ambiente mais ou menos propício para a liberação sua liberação. Solidão, estresse, ansiedade e depressão são fatores inibitórios para libertação de oxitocina, já a alegria, amor, afetividade e o contato sexual são condições fatoráveis para produção e liberação de ocitocina.

Quando se utiliza a Ocitocina por infusão I.V. para a indução do parto ou para o estímulo das contrações, a sua administração em doses excessivas produz um superestímulo uterino que pode causar sofrimento fetal, asfixia e morte, ou pode conduzir a hipertonia, tetania ou ruptura uterina.

Cortisol.
O estresse e a má alimentação também podem alterar os níveis dos hormônios cortisol, serotonina e dopamina, contribuindo para o aparecimento de depressão.

Frutas cítricas: Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo.