Quais são os 5 hormônios do amor em um homem?

Perguntado por: icavalcante . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Como ativar os 5 hormônios do amor no homem. Os 5 hormônios do amor são a Dopamina, Norepinefrina, Feniletilamina, Oxitocina e por fim a Serotonina.

Oxitocina, conhecido como a "hormônio do amor", desempenha um importante papel na fidelidade masculina e na monogamia, apontou um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Bonn e divulgado na segunda-feira (25).

Pratique meditação
Além da prática de exercícios físicos, atividades como meditação, yoga e tai chi também trazem muitos benefícios para a mente e o corpo, aumentando os níveis de dopamina e melhorando o foco e a concentração.

Uma alimentação saudável ajuda na produção dos hormônios
Tomar chás naturais também pode te ajudar a relaxar e ter o momentos que estimulam a liberação da ocitocina. Além disso, outra dica é fazer as refeições com pessoas que você ama, dividindo mais momentos afetivos.

Não precisa ter uma relação sexual para aumentar a ocitocina. Outras formas de intimidade física, como acariciar e abraçar, também podem desencadear a produção desse hormônio. Então, tire um tempo para um bom e longo abraço em alguém ou, até mesmo, no seu animal de estimação.

Ocitocina, também chamada de oxitocina, é um hormônio produzido pelo hipotálamo e liberado a partir da neuro-hipófise na corrente sanguínea. São encontrados receptores de ocitocina em células de todo o corpo. Esse hormônio exerce importantes funções no organismo e nas sensações de prazer e afeto.

Oxitocina em Homens
A oxitocina nos homens pode aumentar a sensibilidade do pênis durante o contato sexual e aumenta a freqüência das ereções. Ela melhora a ejaculação pela contração estimulante das vesículas seminais, túbulos seminíferos, epidídimo e da próstata.

O cheiro da pessoa amada é um bálsamo estimulante, quase uma droga que mexe com o cérebro e com o corpo. Isso ocorre porque as moléculas que emanam da pessoa vão pelo nariz e quando entram em contato com os hormônios olfativos, a informação é transmitida para o cérebro.

Coração acelerado, desejos sexuais, grande atração e euforia, tudo isso é desencadeado quando nos apaixonamos pela primeira vez por alguém , o motivo são os hormônios liberados em nosso corpo, dentre eles: adrenalina, oxitocina e dopamina.

2°Fase: envolve os sentimentos de prazer e de bem estar e estão envolvidos 4 agentes principais, são eles: noradrenalina, dopamina, serotonina e endorfinas. A 3° e ultima Fase: ocorre a liberação de oxitocina que é responsável pela ligação social e formação de laços entre os mamíferos.

Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses. “Existe uma situação que chamamos de apaixonamento, que é se apaixonar pelo que eu projeto no outro”. Depois disso toda a ilusão que foi criada começa a ser desfeita e a pessoa começa a enxergar realmente quem é o parceiro.

As endorfinas, a adrenalina, a noradrenalina e a dopamina aumentam, enquanto a serotonina diminui. Este equilíbrio de substâncias acontece de forma semelhante no transtorno obsessivo compulsivo e no vício por drogas, como cocaína. Ou seja, a paixão é um estado semelhante ao de um vício em uma droga.

A banana
Ela faz isso porque o efeito da banana no nosso cérebro é simplesmente sensacional: Favorece a produção de triptofano. Fornece vitamina A, C, K e B6, componentes básicos para favorecer a síntese e o metabolismo de vários neurotransmissores como a serotonina e a dopamina.

Preste-lhe mais atenção, ouça-o mais e mostre verdadeiro respeito pelas características da personalidade dele. “Quando falamos com alguém e percebemos que essa pessoa está a tomar toda a atenção e a respeitar a forma de pensar e valores pessoais, sentimo-nos acarinhados e respeitados. Não é preciso muito mais que isto.

A ocitocina é frequentemente denominada de hormônio do amor.

A dopamina é um neurotransmissor, formado com base na tirosina, que está relacionado com diversas funções do nosso organismo, incluindo a sensação de prazer e o humor.