Quais são os 5 hormônios do amor do homem?

Perguntado por: rornelas . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

A ocitocina forma, junto com a serotonina, a dopamina, a noradrenalina e a endorfina, um grupo conhecido como “hormônios da felicidade”, por sua capacidade de regular as sensações humanas.

Fortalece os relacionamentos amorosos. Nos relacionamentos amorosos, a liberação de ocitocina é estimulada através do contato físico, olhares, beijos, abraços e carinhos. Esse aumento da presença do hormônio do amor no organismo eleva as sensações de bem-estar e felicidade.

São Paulo - A Oxitocina é um hormônio produzido no hipotálamo, que é conhecido como hormônio do amor, pois costuma ser liberado quando estamos perto de nossos parceiros.

A produção do “hormônio do amor” pode ser estimulada com alimentação saudável, abraços ou a convivência com um pet

  1. Contato físico. O contato físico em forma de abraços, massagens, cafunés e carinhos estimulam a produção do hormônio. ...
  2. Praticar boas ações.

Uma alimentação saudável ajuda na produção dos hormônios
Tomar chás naturais também pode te ajudar a relaxar e ter o momentos que estimulam a liberação da ocitocina. Além disso, outra dica é fazer as refeições com pessoas que você ama, dividindo mais momentos afetivos.

Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses. “Existe uma situação que chamamos de apaixonamento, que é se apaixonar pelo que eu projeto no outro”. Depois disso toda a ilusão que foi criada começa a ser desfeita e a pessoa começa a enxergar realmente quem é o parceiro.

Tudo isso é a descarga de dopamina que a paixão causa em nosso organismo, ativando regiões cerebrais importantes. Como consequência do aumento de dopamina, os níveis de adrenalina e cortisol também sobem quando nos apaixonamos, enquanto a serotonina – que tem efeito calmante – cai em cerca de 40%.

Ter um passatempo. Fazer atividades que trazem um relaxamento físico e descanso mental vai ajudar a gerar mais bem-estar, reduzir os níveis de ansiedade, elevar a sensação de calma e relaxamento, bem como reduzir a liberação do cortisol, o hormônio do estresse.

Oxitocina em Homens
A oxitocina nos homens pode aumentar a sensibilidade do pênis durante o contato sexual e aumenta a freqüência das ereções. Ela melhora a ejaculação pela contração estimulante das vesículas seminais, túbulos seminíferos, epidídimo e da próstata.

Dopamina

Dopamina: conhecendo o hormônio do prazer
A dopamina é mais conhecida por sua participação no ciclo de recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas. E é exatamente por causar sensação de prazer que sua liberação é estimulada por algumas drogas viciantes.

A ocitocina e a vasopressina estão presentes em diferentes quantidades em homens e mulheres e auxiliam nas nossas sensações amorosas. A oxitocina interage com o hormônio sexual estrogênio, sendo responsável pela sensação de prazer depois do ato sexual.

A Dopamina, Feniletilamina, Oxitocina são as substâncias relacionadas às manifestações do amor. De acordo com os estudos, os feromônios produzem reações químicas que resultam em sensações prazerosas.

Hormônio do amor”, ocitocina pode ter potencial de regenerar o coração, diz estudo. A ocitocina é um hormônio produzido no cérebro conhecido pela sua capacidade de gerar sentimentos de prazer e promover laços sociais.

O cheiro da pessoa amada é um bálsamo estimulante, quase uma droga que mexe com o cérebro e com o corpo. Isso ocorre porque as moléculas que emanam da pessoa vão pelo nariz e quando entram em contato com os hormônios olfativos, a informação é transmitida para o cérebro.

Posologia. Aplicar 1 Jato Em Cada Narina Ao Dia. Uma Melhor Aplicação Do Spray É Obtida Com A Paciente Na Posição Sentada. Para Uso Do Spray: Destampar, Manter O Frasco Em Posição Vertical, Introduzir Na Narina E Inalar Suavemente, Enquanto Se Aperta Firmemente O Frasco.

É liberada em três grandes momentos da vida da mulher: Parto, amamentação e orgasmo. Quando liberada perifericamente pela neuro-hipófise, atua como um hormônio que estimula a contração uterina no parto e a secreção do leite durante a lactação.

Os feromônios são substâncias químicas que são ativadas instintivamente ao contato com o outro através dos gestos, cheiro, beijo, causando então o desejo sexual”, afirma a psicoterapeuta.