Quais são os 5 graus de letramento?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Segundo o prof. Rafael Falcón, existe cinco graus de letramento, sendo eles, começando pelos superiores, o passivo-culto, o passivo-refinado, o passivo-incipiente, passivo-bruto completo e, por fim, o passivo-bruto incompleto.

O letramento denota a codificação e decodificação, indo além do domínio alfabético e ortográfico. Alfabetizar letrando resulta num ensino com mais qualidade, que busca formar cidadãos pensantes e transformadores da sociedade. Letramento e alfabetização são processos distintos, mas interligados e interdependentes.

O letramento é um processo mais amplo, possibilita o desenvolvimento de habilidades, comportamentos e práticas de uso do sistema convencional da escrita na produção e compreensão de textos inseridos nas práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita.

Existem 7 fases que a criança deve passar até estar apta a ler e escrever:

  • Icônica.
  • Garatuja.
  • Pré-silábica.
  • Silábica sem valor sonoro.
  • Silábica alfabética.
  • Alfabética.
  • Ortográfica.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.

Os eventos de letramento ocorrem em diferentes espaços sociais, assumem diferentes formas e têm funções variadas. No cotidiano de uma sala de aula, por exemplo, podem ser identificados em situações em que professor e alunos conversam sobre um livro lido pela turma ou sobre uma notícia de jornal comentada por um aluno.

Para Rojo (2009, p. 99), “[...] práticas tão diferentes, em contextos tão diferenciados, são vistas como letramento, embora diferentemente valorizadas e designando a seus participantes poderes também diversos”.

O letramento é um processo distinto da alfabetização. Nele, a leitura e a escrita são levadas a outra dimensão, a fim de estimular a criança a utilizar seus conhecimentos de maneira contextualizada às práticas sociais.

E nas palavras de Freire o letramento reflete uma luta política por melhoria da educação que melhora o índice de alfabetismo. (...) os estudos sobre o letramento reconfiguraram a conotação política de uma conquista – a alfabetização - que não necessariamente se coloca a serviço da libertação humana.

Letrar significa colocar a criança no mundo letrado, trabalhando com os distintos usos de escrita na sociedade. Essa inclusão começa muito antes da alfabetização, quando a criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no seu mundo social.

15 atividades de alfabetização e letramento para crianças

  • Caça às letras. Prepare cartelas com as letras do alfabeto e esconda-as em diferentes locais da sala de aula ou ao ar livre. ...
  • Bingo das letras. ...
  • Formação de palavras com letras móveis. ...
  • Jogo da memória de palavras e figuras. ...
  • Leitura compartilhada. ...
  • Reconto de histórias.

Os estudos do letramento possuem dois enfoques importantes de compreensão, os quais visam a entender as práticas sociais de linguagem, na perspectiva autônoma e na ideológica.

Já o letramento é capacitar o aluno para que utilize essa tecnologia, a alfabetização, em sua realidade. Seja produzindo, lendo ou compreendendo textos. Afinal, não basta saber decodificar sons em letras. Para além disso, a língua escrita tem a função de inserir a criança social e culturalmente.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético. Neste artigo, vamos detalhar cada um desses níveis e mostrar quais são suas características.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. Codificar e decodificar a escrita e os números. Organizar discursos, interpretação e compreensão de textos, reflexão. Deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua.

Nível alfabético – reprodução dos fonemas. O último nível desta evolução é quando a criança consegue perceber o valor das letras e sílabas. É o chamado nível alfabético, no qual o estudante passa a reproduzir adequadamente todos os fonemas de uma palavra, percebe o modo de construção do código da escrita.

– Silábica:
Nessa fase, a criança já começa a fazer as primeiras associações entre a escrita e a fala – mesmo errando algumas letras. Ela também pode ser dividida em dois níveis: o silábico sem valor sonoro e o silábico com valor sonoro.

Enquanto a alfabetização leva em conta a capacidade de juntar letras e formar palavras, o letramento leva a conta a interpretação de textos e de contextos. Ele se refere a como a pessoa consegue interagir na sociedade. Uma pessoa alfabetizada, portanto, nem sempre é letrada.