Quais são os 5 graus da acne?

Perguntado por: dalmada . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

Acne Grau I: presença apenas de comedões (cravos), sem lesões inflamatórias (espinhas). Acne Grau II: comedões, pápulas e pústulas. Acne grau III: comedões, pústulas e cistos. Acne Grau IV: comedões, pústulas e lesões císticas maiores que podem se interconectar pela pele, formando “túneis”.

Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas). Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas). Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).

Acne Grau IV: cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas, múltiplos abscessos interconectados e cicatrizes irregulares resultando em deformidade da área afetada (acne conglobata).

Pessoas com acne grave têm um grande número de cravos e comedões, espinhas e pústulas ou acne cística (profunda). Na acne cística, as pessoas têm cistos consistindo em nódulos grandes, vermelhos, dolorosos e cheios de pus que podem se fundir sob a pele formando abscessos maiores e supurativos.

“A indicação para a receita de isotretinoína oral, como o Roacutan, é feita quando há a presença de acne nodulocística, que é um grau avançado - grau 3. Ela apresenta nódulos grandes, doloridos e inflamados, alguns até com aspecto de cisto mesmo”, explica a dermatologista Luiza Archer.

Acne Grau IV: Constitui uma forma grave de acne, também chamada de conglobata, onde além dos cistos e pústulas, existem a presença de abscessos (cistos e canais de pus). Acne Grau V: É uma forma extremamente rara e potencialmente fatal, por isto também chamada de fulminante.

Acne grau III e IV: Terapia tópica + oral (dependendo do caso), com antibióticos orais, espironolactona, isotretinoína, anticoncepcional.

Os termos acne e espinha representam a mesma patologia, sendo acne o nome científico para o problema e espinha a palavra mais utilizada na linguagem popular para casos isolados. A inflamação geralmente aparece em peles oleosas e tem seus primeiros sinais na adolescência.

Fisiopatologia da acne vulgar
A acne ocorre por meio da interação de 4 fatores principais: Produção sebácea em excesso. Fechamento folicular com sebo e queratinócitos. Colonização dos folículos por Cutibacterium acnes (anteriormente Propionibacterium acnes), um anaeróbio humano normal.

A acne pode ser descrita como severa quando todo o rosto (e às vezes a parte superior do corpo) apresenta um grande número de comedões (os famosos cravos pretos), microcistos, pápulas (espinhas vermelhas), pústulas (manchas com coceira) e/ou “manchas” maiores profundamente ancoradas sob a pele (chamadas nódulos).

O pus de uma espinha é o acúmulo de células inflamatórias da pele. 5 – Estourar espinha pode causar alguma infecção? Sim. A acne é composta de bactérias e células inflamatórias misturadas ao sebo.

2. Quem pode utilizar Roacutan ? É recomendado o uso de isotretinoína para pessoas a partir dos 12 anos de idade com acne moderada a grave, ou seja, indivíduos que possuem um grande número de cravos e comedões, espinhas e pústulas ou acne cística (profunda).

Já no grau 3, além do cravo e espinha, surgem também nódulos, que são lesões profundas, dolorosas, vermelhas e muito inflamadas – nesse caso, o tratamento é com isotretinoína, um remédio forte e com algumas restrições de uso.

A prevenção começa com higiene adequada da pele com um sabonete ou produto de limpeza indicado especialmente para pela acneica ou oleosa. A limpeza excessiva é prejudicial à pele como um todo (causando irritação) e pode piorar as lesões. Também se deve evitar cosméticos que aumentem a oleosidade.

Os sintomas de acne melhoram gradualmente à medida que as pessoas envelhecem e tendem a desaparecer a partir dos 20 anos. CAUSAS: a acne não é contagiosa e não é causada por má higiene. Está relacionada com oleosidade excessiva da pele e alterações hormonais, comuns durante a puberdade.

De acordo com a dermatologista, não existe um tempo preestabelecido para a espinha sarar - desde o período que ainda é apenas uma vermelhidão até o seu desaparecimento. “Eu acredito em uma média de uma semana, mas tudo pode variar. Se o paciente manipular aquela região, por exemplo, pode estender esse tempo”, pontuou.

Nunca esprema ou cutuque cravos e espinhas ou qualquer outra coisa que apareça na pele. Primeiramente, esse hábito não só não melhora o problema, como pode aumentar a chance de infecções e piorar o quadro.

Para que haja um melhor resultado estético, é importante que o tratamento seja iniciado antes do paciente já ter muitas cicatrizes na face ou no tronco. O Roacutan age no processo inflamatório, ele impede a formação de novas espinhas, mas não tem ação alguma sobre as cicatrizes já formadas.