Quais são os 5 fundamentos de tiro?

Perguntado por: dhipolito . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Para VASCONCELOS (2015) os fundamentos são:

  • Posição estável;
  • Pontaria;
  • Controle da respiração;
  • Acionamento do gatilho;
  • Seguimento do tiro.

O tronco deve estar um pouco inclinado para frente. Nos membros inferiores, os pés ficam separados com abertura um pouco além dos ombros. O pé que corresponde à mão do disparo deve ficar um pouco para trás e ligeiramente virado para fora. Os dois joelhos ficam dobrados para dar sustentação.

Os atiradores que participam das categorias pistola, alvo móvel e carabina têm apenas um objetivo: acertar o alvo, que é formado por seis círculos, que formam seis áreas de pontuação. A mais valiosa fica no centro. Quem fizer mais pontos vence. Se houver empate, os últimos dez tiros são o primeiro critério-desempate.

Treino de tiro ou intervalado como alguns utilizam também, nada mais é que um treino de variação de estímulos de alta velocidade com baixa duração, e com alguns intervalos de trote, caminhada ou até mesmo parado.

Você não deve apontar a arma para você, para outras pessoas ou qualquer outro local que não seja o seu alvo, ainda que a arma não esteja engatilhada, só aponte para o alvo. Nunca engatilhe uma arma a não ser no momento de atirar. Manuseie sua arma como se ela estivesse carregada e engatilhada a todo momento.

Um estande de tiro, é uma instalação, local ou campo especializado, projetado especificamente para qualificações de uso de armas de fogo, treinamento, prática ou competições.

Deu origem ao latim Tyrus, que foi traduzido para o português como Tiro. O demónimo para Tiro é tiriano.

Uma das modalidades de curso de tiro muito conhecida e ganha cada vez mais espaço no Brasil é o tiro esportivo. Regulamentado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, este é um dos tipos de curso em que as pessoas buscam por esporte.

O centro do alvo, na língua portuguesa, é referenciado coloquialmente como "mosca" e "bull's-eye" na língua inglêsa. Quanto à constituição, os alvos de tiro podem, por exemplo, ser feitos de papel, borracha "autorreparável", mistura de betume com calcário (do popular "tiro ao prato") ou aço.

Aqui no Brasil, o ato de atirar para o alto (!) é um crime grave, inafiançável, compreendendo uma pena entre 2 e 4 anos de prisão e multa (Artigo 15 da Lei Federal n° 10.826/2003, Ref. 1). Essa proibição engloba também os chamados 'tiros de advertência' e a alegação de autodefesa.

No futebol, há dois tipos de tiros livres: o direto, que pode ser chutado diretamente para o gol, e o indireto, cuja bola deve ser passada para outro atleta, que deve tentar finalizar o lance.

Via de regra pessoas maiores de 18 anos e idôneas podem frequentar estandes de tiro para realizar a prática do tiro desportivo e/ou recreativo. Menores de idade somente com autorização judicial.

A prova teórica será composta de 20 (vinte) questões objetivas, acerca dos seguintes temas: a) Normas de segurança: 06 questões; b) Nomenclatura e funcionamento de peças: 06 questões; c) Conduta no estande: 03 questões; e d) Legislação Brasileira sobre armas de fogo (Lei 10.826/03 e Decreto 5.123/04): 05 questões.

1. Escolher local seguro para o manuseio de uma arma de fogo; 2. A arma de fogo, carregada ou não JAMAIS deverá ser apontada para alguém; 3. A arma NUNCA deverá ser apontada em direção que não ofereça segurança; 4.

Tiros por treino
Neste treino, o corredor vai ter que realizar tiros de 500 a 1.000 metros dentro de um intervalo de tempo de 2 a 4 minutos, dependendo do nível do atleta.

Inclua treinos em ritmo de 5 km na planilha, além de mais corridas em ritmo confortável e treinos no seu ritmo-alvo para os 10 km. Estima-se que você reduza 6 segundos por km a cada 0,5 kg de peso perdido. Por isso, se estiver com uns quilinhos a mais, pense em eliminar os excessos.

A principal parte do treino são os 6 intervalos com os 30 segundos de corrida intercalados com os 30 segundos de pausa. Os 30 segundos de corrida em cada intervalo devem ser de altíssima intensidade, tanto que chega a ser difícil respirar. A única forma de ir ainda mais rápido seria num tiro de corrida máximo!

As 4 regras básicas de segurança com armas de fogo

  • A ARMA ESTÁ SEMPRE CARREGADA. ...
  • SEMPRE APONTE A ARMA EM UMA DIREÇÃO SEGURA. ...
  • ATENÇÃO COM SEU ALVO E COM O QUE ESTÁ ATRÁS DELE. ...
  • DEDO FORA DO GATILHO ATÉ O MOMENTO DO DISPARO.