Quais são os 5 filósofos pré-socráticos?

Perguntado por: eferreira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Confira abaixo uma lista dos principais filósofos do período pré-socrático.

  1. Tales de Mileto. ...
  2. Anaximandro de Mileto. ...
  3. Anaxímenes de Mileto. ...
  4. Heráclito de Éfeso. ...
  5. Pitágoras de Samos. ...
  6. Xenófanes de Cólofon. ...
  7. Parmênides de Eléia. ...
  8. Zenão de Eléia.

É por essa razão que os pensadores pré-socráticos também podem ser chamados de “filósofos da physis” ou ainda “filósofos da natureza”. Neste artigo, vamos conhecer alguns desses pensadores e os elementos que unificavam o pensamento desse período da história da filosofia.

Sem tirar a importância dos demais, destacamos três principais filósofos do período socrático e dedicaremos um capítulo para cada um deles. São eles: Sócrates, Platão e Aristóteles.

As escolas pré-socráticas e suas principais ideias

  • Escola Jônica pré-socrática.
  • Escola Itálica pré-socrática.
  • Escola Pluralistas pré-socrática.
  • Escola Eleática pré-socrática.

Conheça 5 filósofos que marcaram a História

  • Platão (427–347 a.C.)
  • René Descartes (1596–1650)
  • Thomas Hobbes (1588–1679)
  • Arthur Schopenhauer (1788–1860)
  • Friedrich Nietzsche (1844–1900)

Conheça os principais filósofos e suas teorias

  • Tales de Mileto. ...
  • Sócrates. ...
  • Platão. ...
  • Aristóteles. ...
  • Nicolau Maquiavel.

Platão, Sócrates e Aristóteles, cada qual a seu modo, foram os três filósofos máximos da Grécia Antiga e, também, de toda a Humanidade, em todos os tempos.

Os primeiros filósofos gregos foram chamados de pré-socráticos e buscaram a descoberta de um princípio originário de todo o Universo. À esquerda, Heráclito, e à direita, Demócrito, ambos pintados pelo pintor holandês Hendrik ter Brugghen. Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros filósofos do Ocidente.

Sócrates

Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) foi um filósofo grego, mesmo não sendo o primeiro filósofo da história, é reconhecido como o "pai da filosofia" por representar o grande marco da filosofia ocidental.

Filósofo é a pessoa responsável por estudar a natureza de todas as coisas existentes e as relações que possam existir entre estas coisas. Noções de valores, sentidos, fatos, além da conduta e destino do homem também são temas estudados por este profissional.

Segundo uma tradição, que remonta aos próprios gregos antigos, o primeiro filósofo da história teria sido Tales de Mileto. Ele ficava indignado por “todas as coisas estarem cheias de deuses”. Dessa maneira, tentou explicar que a água era a origem única (physis) de todas as coisas.

Qual é o objeto de estudo da filosofia pré-socrática? Os filósofos desse período buscavam compreender os aspectos naturais do mundo, chamados de physis. Buscavam identificar e entender quais são os elementos primeiros, que deram origem a todas as outras coisas existentes no mundo.

Sócrates acreditava que a melhor forma de transmitir conhecimento era através da troca direta de ideias através de perguntas e respostas entre duas pessoas. Por isso, não deixou nenhuma obra escrita. Todo o conhecimento a respeito da obra desse grande filósofo é resultado do trabalho de Platão, seu discípulo.

A filosofia Pós-Socrática é aquela que surgiu após os desenvolvimentos da Filosofia Pré-Socrática, mais focada na explicação do universo e da matéria, e após Sócrates oferecer um caminho mais voltado a ética e a politica, desenvolvendo também seu método dialético, incluindo diversas correntes, motivo pelo qual alguns ...

39) Segundo MARCONDES, a denominação "filósofos pré-socráticos" é basicamente cronológica e designa os primeiros filósofos, que viveram antes de Sócrates (470-399 a.C.). São filósofos pré-socráticos, EXCETO: a) Demócrito.

Eles tinham uma coisa em comum: acreditavam que determinada substância básica, a arché, palavra grega que significa “o que está na frente, à origem, o começo”, estava por de trás de todas as transformações da natureza.

Quem foram os sofistas
Os sofistas eram conhecidos na Grécia como sendo tutores ou professores itinerantes, pois percorriam as cidades-estados levando conhecimento e ensinando a arte da retórica e argumentação aos indivíduos que desejassem pagar pelo conhecimento.