Quais são os 5 elementos que formam o som?

Perguntado por: vornellas . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração. Os timbres são inesgotáveis.

Características do som
As principais características que distinguem um som de outro som são três: altura, intensidade e timbre.

O som é um fenômeno acústico. Sons são ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer, transmitida por um meio (gasoso, sólido ou líquido), por meio de propagação de frequências regulares ou não, que são captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelos nossos cérebros.

A teoria musical nos permite identificar três grandes pilares, três elementos, presentes nas mais diversas manifestações musicais existentes; a saber: melodia, harmonia e ritmo.

OS SONS DA NATUREZA.

  • TROVÃO.
  • CHUVA.
  • ONDAS DO MAR.
  • VENTO.

Basicamente há três tipos de som: mono, stereo (ou estéreo, em português) e surround.

O som é uma sensação auditiva que nossos ouvidos são capazes de detectar. Esta sensação é produzida pelo movimento organizado das moléculas que compõem o ar. Ao bater no diapasão provocamos uma perturbação que faz vibrar o ar e que se propaga até ser captada por nossos ouvidos, constituindo o que chamamos de som.

De acordo com a fonética articulatória, os sons produzidos na linguagem humana podem ser divididos em três grupos: consoantes, vogais e glides (ou semivogais).

As propriedades do som são as suas características, ou seja, é o que faz um som ser diferente do outro. Temos quatro propriedades: a intensidade, a duração, o timbre e a altura.

Duração: é o tempo de produção do som. Intensidade: é o volume de som, que da a sensação de forte e fraco. Altura: é o que nos faz perceber se um som é grave ou agudo (grosso ou fino). Timbre: é o que caracteriza os diversos sons que reconhecemos.

Há três elementos básicos na nossa música: A melodia, a harmonia e o ritmo. A combinação destes elementos é a base de qualquer composição. Há outros como: timbre, altura, tempo, altura, textura, forma, etc.

A vibração de determinados materiais é transmitida às moléculas de ar sob a forma de ondas sonoras. Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.

Resposta: Todos os sons conhecidos são produzidos por vibrações. Quando agitamos ou tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas se deslocam formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos.

Os sons são usados de várias maneiras, muito especialmente para comunicação por meio da fala ou, por exemplo, música. A percepção do som também pode ser usada para adquirir informações sobre o ambiente em propriedades como características espaciais (forma, topografia) e presença de outros animais ou objetos.

O que faz um som ficar agudo ou grave é a frequência do som. Quanto maior a frequência, mais agudo (alto) é o som; e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) é o som. Essa frequência corresponde aos ciclos (oscilações por segundo) da onda sonora.

A densidade sonora é a qualidade que estabelece um maior ou menor número de sons simultâneos. Quando ouvimos um grande conjunto de timbres simultaneamente, dizemos que a música em questão tem uma grande densidade sonora.

O fator que determina a altura do som é a frequência da onda. Sabemos que o ouvido humano é capaz de captar sons na faixa de frequência que vai de 20 Hz a 20000 Hz.

guizos, sinos, apitos, línguas de sogra, chocalhos, pau de chuva, reco-reco, xilofone, brinquedos sonoros etc.

Com o nariz, expirando, inspirando e fungando. Com a boca, estalando a língua, assobiando, assoprando, jogando beijo, tossindo, enchendo a boca de ar e soltando devagar ou apertando as mãos nas bochechas. Com os dedos, estalando ou batendo os dedos contra a palma da outra mão e batendo em várias partes do corpo.

Sons artificiais: produzidos pelos humanos/ANIMAIS em interação com o ambiente. Ex: Som de uma folha de papel, som de uma porta abrindo, som de um lápis escrevendo, SOM DE UMA ANIMAL BATENDO A PATA... Sons mecânicos/tecnológicos: som produzido por máquinas ou aparelhos tecnológicos.

O som é uma onda do tipo mecânica, pois precisa de um meio para propagar-se, e é tridimensional, já que pode ser percebida em todas as direções.