Quais são os 5 elementos que caracterizam a remuneração?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Sergio Pinto Martins, atribui cinco elementos à remuneração, são eles a habitualidade, a periodicidade, a quantificação, a essencialidade, a reciprocidade.

1- Gratificação de regência; 2-Gratificação de difícil acesso ; 3- Gratificação de cargo em comis- são; 4- Décimo terceiro salário; 5- Gratificação/elaboração e exe- cução de trabalho técnico e cientí- fico.

Remuneração é a totalidade dos rendimentos (valor) que um empregado recebe decorrente de sua relação de trabalho pré-estabelecido. Diferente do salário, que é um valor previsto em CLT, especificado em carteira e no contrato de trabalho, a remuneração é a soma de todos os benefícios que o colaborador recebe na empresa.

Ou seja, podemos afirmar que a remuneração é composta pelo salário direto, salário indireto e remuneração variável. Do ponto de vista tradicional, é focada na hierarquia dos cargos dentro de uma organização, sem considerar a contribuição individual nos resultados.

Existem 7 tipos principais de remuneração, entre elas: funcional, salário indireto, por habilidades, por competências, comissões, participação nos lucros ou resultados e participação acionária.

Empregado será todo o trabalhador que, cumulativamente, preencher os seguintes requisitos:

  • Pessoa Física;
  • Pessoalidade;
  • Subordinação;
  • Habitualidade;
  • Onerosidade.

Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

Vínculo empregatício: o que é? O que caracteriza o vínculo empregatício é quando a relação de trabalho entre profissional e empresa não é eventual e existe um pagamento de salário. Um ponto importante aqui é o fato de que esse relacionamento entre as partes deve ser contínuo para se concretizar o elo.

Remuneração é todo o “pacote” de benefícios e pagamentos da empresa para o profissional. Enquanto isso, o salário é apenas a parte do pagamento – em dinheiro e diretamente para o colaborador – pela prestação do seu trabalho.

A remuneração por competência é uma forma de garantir que o funcionário receba um incentivo pelos serviços prestados. Sendo assim, ele pode acontecer em diversos períodos, sendo definido pela empresa. Sendo que semanalmente, trimestral ou mensalmente são as maneiras mais comuns para deixar os colaboradores motivados.

A remuneração total tem como componente os valores que são pagos em “dinheiro”, levando-se em consideração o Salário Base (Salário Nominal) + o Salário Variável a Curto Prazo (ex.: comissão, prêmios, PLR, bônus, gratificações) + o Salário Variável a Longo Prazo (ex.: stock options e bônus diferido) + os Adicionais ...

A ideia é que esses com “cargos inferiores” se esforcem para alcançar uma remuneração maior.

  • Gratificação por habilidade. ...
  • Participação acionária. ...
  • Remuneração variável. ...
  • Salário indireto. ...
  • Remuneração por competências. ...
  • Comissões ou bonificações.

7 formas de remuneração e premiações mais efetivas

  1. Salário utilidade.
  2. Abonos salariais.
  3. Gorjetas.
  4. Ajuda de custo.
  5. Descanso semanal remunerado.
  6. Salário completivo.
  7. Premiações e campanhas de incentivo.

A remuneração proporciona um sentimento de segurança, e define o padrão de vida da pessoa e de seus dependentes, funciona também como uma fonte de reconhecimento quanto a suas habilidades profissionais e desempenho dentro da organização, por isso, a remuneração deve proporcionar objetivos que levem os empregados a se ...

Os elementos essenciais do Contrato de Trabalho são aqueles enunciados pelo Direito Civil: capacidade das partes; objeto lícito, possível, determinado ou determinável; forma prescrita ou não vedada por lei (art. 104, I a III, Código Civil).

As espécies de trabalho e a configuração do vínculo empregatício

  • 1 – ESTÁGIO PROFISSIONAL: ...
  • 2 – TRABALHADOR AUTÔNOMO: ...
  • 3EMPREGADO DOMÉSTICO: ...
  • 4 – TRABALHO VOLUNTÁRIO: ...
  • 5 – TRABALHO EVENTUAL: ...
  • 6 – TRABALHADOR AVULSO: ...
  • 7 – TRABALHADOR TEMPORÁRIO:

O artigo 72 da CLT assegura a concessão de 10 minutos de intervalo a cada 90 minutos de trabalho aos empregados que prestem serviços permanentes de mecanografia (datilografia, escrituração ou cálculo).

Artigo900. - Interposto o recurso, será notificado o recorrido para oferecer as suas razões, em prazo igual ao que tiver tido o recorrente.

60 - Nas atividades insalubres, assim consideradas as constantes dos quadros mencionados no capítulo "Da Segurança e da Medicina do Trabalho", ou que neles venham a ser incluídas por ato do Ministro do Trabalho, Industria e Comercio, quaisquer prorrogações só poderão ser acordadas mediante licença prévia das ...

O contrato de trabalho autônomo é um tipo de contrato de prestação de serviço, em que o profissional e a empresa não firmam vínculo empregatício, sendo assim, o prestador de serviço não é subordinado ao empregador, e todo o trabalho acordado é estabelecido previamente entre as partes envolvidas.

Como evitar o vínculo empregatício

  1. Evite a emissão sequencial de notas fiscais. ...
  2. Não faça depósito em conta. ...
  3. Não crie emails personalizados. ...
  4. Local de trabalho exclusivo. ...
  5. Conte com assistência contábil especializada.