Quais são os 5 componentes do sistema logístico?

Perguntado por: vsantos3 . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A montagem de um sistema logístico, por outro lado, compreende cinco componentes básicos: transporte; armazenagem; estoque; processamento de pedidos e informações, e produção / compras.

Podemos afirmar que há pelo menos 5 diferentes etapas da logística:

  • Recebimento da mercadoria;
  • Movimentação das cargas;
  • Armazenagem;
  • Separação;
  • Envio da mercadoria.

5 dicas para melhorar a logística da empresa

  1. Faça um bom controle de produtos/cargas. Primeiramente, todos os processos, desde a produção até a entrega, devem estar mapeados. ...
  2. Utilize um bom sistema de gerenciamento. ...
  3. Integre as equipes. ...
  4. Estabeleça indicadores de desempenho. ...
  5. Tenha bons parceiros no setor de transporte.

As atividades primárias da logística são o transporte, gestão do estoque e o processamento de pedidos. Já as atividades secundárias incluem a armazenagem, o manuseio dos materiais, embalagem, aquisição de suprimentos, e a programação de produtos e sistema de informação.

  • Planejamento inteligente. O primeiro pilar da logística é um planejamento inteligente. ...
  • Otimização de estoques. Trata-se do gerenciamento de inventário para equilibrar a procura de itens mantidos no documento e otimizar os custos de fornecimento. ...
  • Visibilidade. ...
  • Gestão de frotas. ...
  • Monitoramento.

O sistema logístico é uma ferramenta com a função de interligar as atividades logísticas – desde a administração de recursos até a entrega no cliente final – com o máximo de precisão para otimizar a operação e eliminar falhas.

Logística empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física.

Existem 4 tipos de cadeia de suprimentos mais usados:

  • Totalmente flexível: o foco é a entrega rápida para o cliente final. ...
  • Ágil: o objetivo é responder rapidamente a demandas pouco previsíveis. ...
  • Enxuta: foco em economia de escala e baixo custo. ...
  • Reabastecimento contínuo: visa desenvolver a fidelidade dos clientes.

Confira 5 etapas para uma logística de distribuição eficiente

  1. Organização do estoque. Se até pouco tempo o era visto como um ambiente de capital congelado, hoje trata-se de uma área estratégica. ...
  2. Gestão de transportes. ...
  3. Conferência das cargas. ...
  4. Organização na armazenagem dos produtos. ...
  5. Expedição.

Conheça 5 falhas no processo logístico e saiba como evitá-las

  • insatisfação dos clientes devido a atrasos e entregas erradas;
  • perda de bens e danificação dos produtos;
  • desperdício de recursos financeiros, materiais ou de mão de obra;
  • geração de custos desnecessários;
  • retrabalho;
  • entre outros prejuízos.

Confira as 5 etapas mais comuns que fazem parte de um processo logístico:

  • Recebimento das mercadorias. O recebimento de mercadorias é uma parte importante do processo logístico, pois garante que os produtos corretos sejam entregues ao cliente. ...
  • Movimentação de cargas. ...
  • Armazenagem de mercadorias. ...
  • Picking e Packing. ...
  • Expedição.

Veja a seguir os principais pilares para garantir eficiência na logística da sua empresa:

  • 2.1 Planejar. ...
  • 2.2 Controlar o estoque. ...
  • 2.3 Gerir o transporte. ...
  • Invista em soluções tecnológicas.

Redução de custos logísticos; Melhora na experiência do cliente com operações de entrega; Visibilidade sobre a operação de entrega.

Transportes. Atividade muito importante pois absorve de um a dois terços dos custos logísticos. É essencial, pois nenhuma firma moderna pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias-primas ou de seus produtos acabados de alguma forma e adiciona valor de lugar ao produto.

Nas empresas, existem diferentes tipos como fluxos de informações, fluxos de materiais, logística reversa e fluxos econômicos.

Logística é o processo de execução eficiente de transporte e armazenamento de matéria prima ou mercadorias - desde o ponto de origem até o ponto de consumo. O seu objetivo é atender aos requisitos do cliente de maneira oportuna e econômica.