Quais são os 5 cinco passos para a formação do preço de venda?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Definindo preços dos seus produtos em 5 passos

  1. Descubra o custo unitário. Varejistas, geralmente, compram grandes volumes de seus fornecedores, mas, claro, vendem em unidade para os clientes. ...
  2. Contabilize as despesas. ...
  3. Respeite a margem. ...
  4. Conheça o markup e a margem de lucro. ...
  5. Consulte o preço de tabela e estude o mercado.

A fórmula é dada por:
Preço de Venda = (Custo do Produto + Lucro Objetivo) / (1- impostos – taxa de vendas). Exemplo: Um produto cujo custo inicial seja de R$ 100, a tributação seja de 24%, a venda em um e-commerce seja comissionada em 16%, e o lucro nominal desejado para o produto seja de R$ 40.

O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, somado às despesas variáveis e fixas proporcionais. Além disso, deve gerar lucro líquido. Para definir o preço de venda de um produto e/ou serviço, o empresário deve considerar dois aspectos: o mercadológico (externo) e o financeiro (interno).

A estratégia de precificação é um conjunto de técnicas utilizado para definir o preço de venda de um produto ou serviço, e varia de acordo com o momento ou propósito da empresa. A precificação de um produto ou serviço é uma etapa fundamental nos processos de qualquer negócio.

Para montar a estratégia de preço do seu negócio, você deve considerar os três pilares que apontamos no tópico anterior:

  • Custos e despesas;
  • Margem de lucro;
  • Preços da concorrência.

A formação de preço é uma metodologia usada pra coletar e processar dados de custos e sobre o mercado, necessários pra calcular o preço de cada produto ou serviço comercializado.

Quais são os tipos de precificação?

  • Preço baseado na concorrência. ...
  • Preço por custo. ...
  • Preço por sazonalidade. ...
  • Preço por margem de contribuição. ...
  • Preço por dinâmica. ...
  • Preço por valor percebido.

Confira alguns fatores sobre preço de venda de um produto ou serviço que devem ser levados em conta:

  • Custos de produção;
  • Salários de colaboradores;
  • Despesas fixas e variáveis;
  • Lucro que se espera alcançar;
  • Valores que a concorrência pratica.

E como forma orientativa, a formação de preço de venda pode ser simplificada pela equação: Preço de Venda = Custos + Despesas + Impostos + Lucro.

Como calcular o preço de venda? Para calcular preço de venda de um produto a lógica é bem simples, deve-se somar os custos diretos e indiretos e aplicar a margem de lucro desejada. Lembrando que com a margem de lucro deve ser pensado na percepção de valor para o cliente e a importância da mercadoria para o consumidor.

A estrutura de preços, ou precificação – “pricing”, dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa é uma das tarefas mais importantes ao longo do processo deplanejamento financeiro.

Isso porque a formação de preço vai além de determinar apenas os custos envolvidos em cada produto. Com ela, você conseguirá perceber a atuação de seus concorrentes, visualizar o comportamento do seu público-alvo, compreender as flutuações de mercado e entender os potenciais do próprio negócio.

Conforme mencionamos anteriormente, os tipos de custos mais comuns são os diretos, indiretos, fixos e variáveis.

  • Custos diretos. Como o próprio nome diz, o custo direto é aquele que pode ser atribuído diretamente a determinado produto ou serviço. ...
  • Custos indiretos. ...
  • Custos fixos. ...
  • Custos variáveis.

Custos, despesas, margem de lucro pretendida e percepção de valor formam os quatro principais fatores que influenciam a formação de preço.

As 5 principais estratégias de precificação

  1. Valor percebido. Como já mencionamos neste texto, o valor nem sempre é uma variável tangível, ainda que seja extremamente importante para a precificação. ...
  2. Skimming. ...
  3. Preço de entrada no mercado. ...
  4. Preço baseado em concorrência. ...
  5. Freemium. ...
  6. Markup.

Preço é a quantia em dinheiro que é paga por um determinado produto ou serviço. Já o Valor é o que é atribuído ao seu produto e o que ele proporciona para o cliente, o valor não pode ser estimado em dinheiro e pode ser diferente para cada cliente.