Quais são os 5 certos da cirurgia segura?

Perguntado por: eteixeira6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

O objetivo é garantir que o procedimento seja realizado conforme planejado, atendendo aos “5 Certos”: paciente, procedimento, lateralidade (demarcação do lado e membro a ser operado), posicionamento e equipamentos.

Cirurgia segura – garantia do local correto, do procedimento correto e cirurgia no paciente correto. O conceito de cirurgia segura envolve medidas adotadas para redução do risco de eventos adversos que podem acontecer antes, durante e depois das cirurgias.

São medidas adotadas para prevenir falhas que podem acontecer antes, durante e após o procedimento anestésico-cirúrgico. São feitas para assegurar o paciente, local, lateralidade (lado a ser operado) e procedimento corretos.

META MUNICIPAL
Meta 1: Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 04 (quatro) e 05 (cinco)anos de idade e ampliar a oferta da educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 03 (três) anos até o final da vigência deste PNE.

A meta 2 fala sobre a comunicação efetiva entre os profissionais de saúde dentro da instituição. No ambiente hospitalar, a comunicação é fundamental para fortalecer o vínculo entre a equipe multidisciplinar e o paciente. Também proporciona uma assistência segura e livre de danos.

Melhorar a segurança na prescrição, no uso, e na administração de medicamentos. A Meta 3 para Segurança do Paciente se refere ao processo de terapia medicamentosa.

Técnico de Enfermagem
Preparar e montar a sala operatória de acordo com o procedimento a ser realizado. Conferir a integridade e dispensação de todo o material. Identificar e encaminhar as peças anatômicas corretamente. Realizar a contagem das gazes, instrumentais e compressas utilizados.

Tudo começa na identificação do paciente, com seu nome e data de nascimento. Esses são os dados básicos para a identificação correta. Esse processo visa evitar que o paciente errado seja medicado ou passe por um procedimento sem necessidade, gerando complicações graves.

São estas as metas:

  • Identificação do paciente;
  • Comunicação efetiva;
  • Uso seguro de medicamentos de alta vigilância;
  • Cirurgia segura;
  • Prevenção do risco de infecções;
  • Prevenção do risco de queda.

Importância do check-list de cirurgia segura. Segundo Mota Silva e et al (2017) o check-list de cirurgia segura é um instrumento que proporciona a verificação dos pontos críticos da assistência durante o processo cirúrgico, incorporando as boas práticas na rotina da equipe multidisciplinar.

A finalidade deste protocolo é determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, no local correto e no paciente correto, por meio do uso da Lista de Verificação ...

O enfermeiro tem papel relevante na implementação e uso do check list, desde a preparação do paciente, até a sua saída da sala de cirurgia, contribuindo para tornar a comunicação entre os membros da equipe cirúrgica mais eficaz, proporcionando segurança a todas as pessoas envolvidas no procedimento.

Para a utilização da Lista de Verificação, uma única pessoa deverá ser responsável por conduzir a checagem dos itens. O condutor pode ser médico ou profissional da enfermagem, que esteja participando da cirurgia e seja o responsável por conduzir a aplicação, de acordo com diretrizes da instituição de saúde.

A triagem hospitalar é um dos processos mais importantes de um Pronto Atendimento. É por meio da classificação feita nas unidades de saúde no momento da chegada do paciente que os profissionais conseguem entender qual seu grau de urgência e dar o melhor suporte ao seu caso.

Cirurgias Infectadas: São todas as intervenções cirúrgicas realizadas em qualquer tecido ou órgão em presença de processo infeccioso (supuração local) tecido necrótico, corpos estranhos e feridas de origem suja. Ex: Cirurgia de reto e ânus com pus, cirurgia abdominal com presença de pus e conteúdo de colon.

Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.