Quais são os 4 ventrículos?

Perguntado por: avelasques . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Existem quatro ventrículos:

  • Dois ventrículos laterais dentro dos lobos do cérebro.
  • Terceiro ventrículo encontrado entre os tálamos.
  • Quarto ventrículo localizado sobre a ponte e a medula e abaixo do cerebelo.

O cérebro consiste em uma rede de quatro cavidades que estão cheias de líquido cefalorraquidiano (LCR) circulante. Elas incluem os dois grandes ventrículos laterais, o terceiro ventrículo, e um aqueduto cerebral que conecta ao quarto ventrículo.

Ventrículos são as câmaras do coração cuja função é bombear o sangue para a circulação sistémica, através da artéria aórta, no caso do ventrículo esquerdo, e para a circulação pulmonar, através da artéria pulmonar, no caso do ventrículo direito.

ventrículo esquerdo

O ventrículo esquerdo é o mais forte das duas bombas cardíacas.

O terceiro ventrículo é uma cavidade localizada na linha media do cérebro, situada entre o tálamo direito e o esquerdo. O fluido cerebroespinhal entra no terceiro ventrículo vindo dos dois ventrículos laterais, pelo Forame de Monro. O líquido sai do ventrículo através do aqueduto de Sylvius.

A sua função é proteger o sistema nervoso central, sustentar os vasos sanguíneos e formar uma cavidade preenchida por LCR.

Os ventrículos são dilatações do canal do tubo neural. São quatro ventrículos encefálicos: Ventrículo lateral direito, ventrículo lateral esquerdo, IIIº ventrículo e IVº ventrículo.

Os ventrículos cardíacos são as duas câmaras inferiores dos quadrantes do coração, o órgão principal do sistema cardiovascular. Eles são maiores e mais estreitos no ápice do que os átrios.

Existem quatro câmaras preenchidas com líquido cefalorraquidiano (LCR): um par de ventrículos laterais, 3º e 4º ventrículos desemparelhados. As conexões entre as estruturas ocorrem através do buraco interventricular de Monro e do aqueduto cerebral (aqueduto de Sylvius).

O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Possui o formato de um cone invertido com o ápice voltado para baixo e apresenta o volume aproximado de uma mão fechada.

CÂMARAS CARDÍACAS
O CORAÇÃO formado por quatro câmaras, dois átrios (direito e esquerdo) que recebem e dois ventrículos (direito e esquerdo).

O coração divide-se em quatro cavidades, sendo: átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo. Entre o átrio direto e o ventrículo direito existe a valva tricúspide, e entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo existe a valva mitral.

A principal função do ventrículo esquerdo é bombear sangue para a circulação sistêmica (corpo). A parede ventricular esquerda é mais espessa que a do ventrículo direito. Essa diferença se deve à maior força necessária para bombear sangue para a circulação sistêmica.

Os ventrículos são: dois ventrículos laterais, terceiro ventrículo e quarto ventrículo.

III Ventrículo:
É uma cavidade no diencéfalo, ímpar, que se comunica com o IV ventrículo pelo aqueduto cerebral e com os ventrículos laterais pelos respectivos forames interventriculares.

As válvulas que existem no limite do coração com as artérias pulmonar e aorta abrem-se, o sangue que sai do ventrículo direito é enviado para os pulmões e o que sai do ventrículo esquerdo ganha o restante do corpo através da artéria aorta.

Átrios. As duas camadas superiores do coração humano são os átrios. Separados pelo septo interatrial (uma fina membrana de partição), os átrios têm como função principal receber o sangue que vem das mais diversas partes do corpo. São, portanto, câmaras coletoras.

Continuar lendo