Quais são os 4 tipos mais comuns de embalagens *?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Quais são os tipos de embalagens mais comuns?

  • Primária. A não ser no transporte a granel, é certo que todo produto precisa de um invólucro que o proteja e até sirva como referência visual e fonte de informação. ...
  • Secundária. ...
  • Terciária. ...
  • Papel. ...
  • Plástico. ...
  • Vidro. ...
  • Metal.

A embalagem é vista como a reunião de quatro competências fundamentais: Marketing, Design, Logística e Meio Ambiente.

Quais são os tipos de embalagem? Embalagem primária, secundária e terciária

  • - Embalagem primária, de venda ou unidade de consumo.
  • - Embalagem secundária ou coletiva.
  • - Embalagem terciária.
  • - Padronização das medidas da embalagem.

As embalagens de papel ou papelão são umas das mais utilizadas na produção de embalagens, devido à sua versatilidade, ampla aplicação, adaptação à formatos e possibilidade de reciclagem. O papel pode ser utilizado em caixas, sacolas, envelopes, fardos, etc.

Os plásticos representam a maior participação no valor da produção, correspondente a 39,6% do total, seguido pelo setor de embalagens de papel/cartão/papelão com 31,6%, metálicas com 19,9%, vidro com 4,5%, têxteis para embalagens com 3,0% e madeira com 1,4%.

As embalagens podem ser classificadas em três grupos de acordo com os níveis de periculosidade do produto: Grupo I – Grupo de embalagem altamente perigosos; Grupo II – Grupo de embalagem medianamente perigosos; Grupo III – Grupo de embalagem de produtos com baixa periculosidade.

A embalagem logística é o componente que serve para proteger o produto e guardá-lo em todas as etapas. No armazenamento, é o elemento que ajuda no manuseio, na movimentação e na estocagem. No transporte, auxilia na diminuição do impacto sobre os itens.

A embalagem primária é a embalagem que contém efetivamente o produto; a última linha de defesa entre o produto e o mundo exterior. Alguns exemplos: um pacote de batatas fritas, uma garrafa de vinho, uma lata, o embrulho de uma tablete de chocolate.

Em relação aos materiais de embalagem mais utilizados na logística, podemos citar papel, madeira, plástico, alumínio, isopor, vidro, tetra pak, etc.

Classificação das embalagens
Classificadas de acordo com sua proximidade com o produto, as embalagens são definidas como primárias, secundárias e terciárias — sendo todas fundamentais para que o produto chegue com qualidade ao consumidor final.

Muito leves e duráveis, embalagens para alimentos feitas de aço ou alumínio se destacam pela praticidade do transporte e pela durabilidade nas prateleiras. Além disso, ambas são completamente recicláveis, agregando um componente ambiental que é muito valorizado no mercado.

As 4 competências básicas de um profissional de sucesso

  • Conhecimento. Essa lição está ligada a todo tipo de informação, conteúdo, conceitos, formações, experiências e aprendizado que você possui em sua área de atuação. ...
  • Perspectiva. ...
  • Julgamento. ...
  • Atitude.

Dentre as funções desempenhadas pelas embalagens, iremos citar 5 delas: a proteção, a conservação, o acesso a informação, sua praticidade e por fim, a sua estética.

Conhecimentos (informação, saber o quê, saber o porquê); Habilidades (técnica, capacidade, saber como); Atitudes (querer fazer, identidade, determinação).

Embalagens de quinto nível são aquelas usadas em transportes de longa distância, como aqueles que ocorrem entre diferentes países. Um bom exemplo são os containers, que são bastante comuns no transporte de cargas realizado por meio de navios e trens.

Embalagem quaternária: usada para juntar, movimentar e armazenar produtos; Embalagem de quinto nível: utilizada para a distribuição à longa distância, como os contêineres.