Quais são os 4 tipos de verbos?

Perguntado por: eguedes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares. São os mais numerosos. Eles são constantemente seguidos de um advérbio ou de um ou mais complementos.

Verbos de ação são aqueles que enunciam as ações relatadas no texto (cortar, lutar, transportar, pagar, extrair, morar, trazer, etc.). Vejamos um exemplo: MODERNA.

Os verbos indicam ação, acontecimento ou estado e devem ser flexionados de acordo com o número, a pessoa, o tempo, o modo e a voz. Os verbos são a classe de palavras que indica ações, acontecimentos ou estados. Eles flexionam de acordo com: o número (singular ou plural);

A língua portuguesa é riquíssima em vocábulos e existem, aproximadamente, cerca de onze mil verbos, divididos em três subgrupos chamados de conjugações.

Verbos da 1. ª conjugação: verbos terminados em –ar, como: andar, falar, brincar, namorar, estudar, amar, gostar,… Verbos da 2. ª conjugação: verbos terminados em –er, como: comer, correr, ler, saber, esquecer, entender, vender,…

Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: Indicativo - exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas.

Os verbos principais, a seu turno, permanecem no infinitivo (iniciar), gerúndio (reclamando) e particípio (pagas) justo para dar sentido às orações. Fonte: MARTINO, Agnaldo; LENZA, Pedro (Coord.).

Verbos regulares são aqueles que seguem a conjugação padrão esperada para os verbos, dentro de uma lógica que não apresenta mudança ou formas irregulares nas suas conjugações.

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

Os verbos constituem uma classe gramatical que é responsável por expressar uma ação, um estado, um desejo ou um acontecimento, ou até um fenômeno natural, por isso essa classe é fundamental à nossa comunicação. Os verbos flexionam-se em tempo, modo, número e pessoa, o que torna seu estudo complexo.

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Exemplos: A plateia é toda jovem. (Verbo de Ligação)

Verbos de estado
Um verbo de estado indica 'um ser', 'um estar', 'um permanecer' em relação ao sujeito. Esse tipo de verbo expressa o 'estado' em que o sujeito se encontra, pode atribuir-lhe uma 'qualidade' ou caracterizar-lhe um 'sentimento'.

O verbo de estado indica uma qualidade, uma situação, um estado. Alguns exemplos: Diego mora em Barcelona (estado) Mariana fala inglês (estado)

Verbos significativos indicam uma ação. Verbos de ligação não indicam uma ação, apenas um estado, ligando uma característica ao sujeito.

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

Há três elementos que encontramos na estrutura das formas verbais: o radical, a vogal temática e as desinências. O radical é o portador do "sentido", da "identidade" do verbo.

É simplesmente o verbo em seu estado natural, isolado, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc..

Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. As orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo.

Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”. “Ana comeu uma torta de maçã. “