Quais são os 4 tipos de texto?

Perguntado por: amoura9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Tipos textuais

  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.

O que são os Tipos de Texto:
São tipos textuais o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o injuntivo, o explicativo e o preditivo. Gêneros textuais (romances, poemas, relatórios, e-mails, teses, verbetes etc.) são compostos por tipos textuais.

Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.

Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.

Os gêneros textuais surgem a partir da função específica de cada forma de comunicação. Já os tipos textuais (tipologia) são as classificações dadas à estrutura linguística padrão segundo a qual o texto é produzido.

texto narrativo

Dentro da literatura existem inúmeros tipos de texto. Um dos mais utilizados é o texto narrativo. Esse tipo de texto tem a função de contar uma história, no qual existe um enredo onde as ações dos personagens é desenvolvidas pelo tempo e espaço.

Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo.

O texto narrativo é um gênero textual muito comum e muito utilizado. Ele narra a história principal sequencialmente, abordando os fatos de uma maneira cronológica e organizada. O grande ponto do texto narrativo é justamente a presença de um narrador que conta os principais elementos e acontecimentos da história.

Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).

Exemplos de gêneros textuais narrativos: romance, conta e novela. Exemplos de gêneros textuais descritivos: biografia, cardápio e notícia. Exemplos de gêneros textuais dissertativos: monografia, artigo e resenha. Exemplos de gêneros textuais expositivos: seminário, palestra e entrevista.

Cada gênero textual possui uma estrutura e uma função comunicativa específicas. Assim, textos são classificados de acordo com suas características genéricas, de forma que temos um grande número de gêneros textuais, tais como o anúncio publicitário, a crônica, o artigo de opinião, a propaganda, entre outros.

Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

As três partes são: Introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma vai cumprir uma função específica. A introdução faz uma rápida apresentação do assunto e já traz uma ideia da sua posição no texto, é normalmente aqui que você irá identificar qual o problema do texto, o porque ele está sendo escrito.

O texto descritivo é uma tipologia textual que oferece um retrato verbal ao seu leitor sobre algo ou alguém. Sua composição apresenta verbos de ligação e o uso recorrente de adjetivos, substantivos ou locuções. Ele geralmente é utilizado juntamente do texto narrativo, no intuito de descrever certa ação ou personagem.

Texto injuntivo
O tipo textual injuntivo caracteriza-se por fornecer instruções para a realização de uma ação desejada, logo, esse texto incita o leitor a realizar algo. Sua aplicação é presente em manuais de instruções, pedidos, prescrição etc.

O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema. Sua estrutura baseia-se na composição ou decomposição de um assunto, utilizando, para isso, explicações e dados de outras áreas, a fim de funcionar como um texto informativo.

Os gêneros textuais podem ser definidos como unidades formadoras de sentido, com determinados propósitos ou intencionalidades discursivas. Nesse sentido, a vontade do emissor (locutor) poderá ser revelada por meio do discurso: informar, convencer, contar uma história, persuadir, posicionar-se, opinar etc.