Quais são os 4 tipos de solo no Brasil?

Perguntado por: ogois2 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

No Brasil, há dezenas de solos diferentes espalhados por todo o país. Entretanto, destacam-se quatro tipos predominantes: Massapê, Aluviais, Salmourão e Terra Roxa. Cada tipo de solo possui algumas características particulares e possibilitam o desenvolvimento específico de algumas culturas.

No Brasil, são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais. Terra roxa: corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada.

latossolos

Os latossolos são os solos mais representativos do Brasil, ocupando aproximadamente 39% da área total do País e sendo distribuídos praticamente por todo o território nacional.

Os principais tipos de solo são os argilosos, os arenosos, os humosos e os calcários.

Quais são os tipos de solo no mundo? De modo geral os tipos de solo presentes no mundo se dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).

No Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (EMBRAPA, 2006) os solos do Brasil são classificados em 13 ordens: Latossolo, Neossolo, Cambissolo, Espodossolos, Argissolos, Planossolos, Luvissolos, Nitossolos, Plintossolos, Gleissolos, Organossolos, Vertissolos, e Chernossolos.

Os solos humíferos são solos em que predomina grande concentração de material orgânico em decomposição. Essa concentração torna esse tipo de solo extremamente fértil, sendo, portanto, indicado para o plantio de qualquer monocultura.

A classificação de um solo é obtida a partir da avaliação dos dados morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos do perfil que o representam.

O solo brasileiro é formado a partir de três estruturas geológicas, são elas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. Cada uma permite a formação de determinados minerais e solos.

Solos brasileiros como regra
Dentre suas principais características está a baixa fertilidade natural, o que torna seu manejo dentro da agricultura muito mais difícil do que o realizado em solos ricos em nutrientes. O latossolo e o argissolo apresentam indicadores preocupantes em termos de composição.

Massapê: É um solo mais escuro, quase preto, argiloso e muito fértil localizado ao longo do litoral nordestino. Ele forma-se a partir da decomposição do calcário, da gnaisse e outras rochas, sendo que, nos meses chuvosos, ele fica úmido e pegajoso; já nos tempos de estiagem, fica mais rígido.

Arenoso: formado por terra solta e não segura água, é um tipo de solo mais seco. para que haja uma plantação precisa ser irrigado.

Tipos de solos: os solos são agrupados em três categorias quanto à capacidade de retenção de água: arenoso (Tipo 1); textura média (Tipo 2); e argiloso (Tipo 3), conforme disposto na Instrução Normativa Nº 2 de 09 de novembro de 2021.

Os solos mais adequados para a agricultura possuem uma certa proporção de areia, argila e sais minerais utilizados pelas plantas, além do húmus. Essa composição facilita a penetração da água e do oxigênio utilizado pelos microrganismos. São solos que retêm água sem ficar muito encharcados e que não são muito ácidos.

solo argiloso

O solo argiloso é o mais comum no Brasil, é considerado bom para construir, pois ele é bastante denso e se aglutina com facilidade, isso faz com que seja um solo muito resistente quando é bem compactado e permite o uso de fundações rasas como sapatas e radiers.

No Brasil, há dezenas de solos diferentes espalhados por todo o país. Entretanto, destacam-se quatro tipos predominantes: Massapê, Aluviais, Salmourão e Terra Roxa.

Os perfis do solo são formados por até seis horizontes (camadas de distintas cores e texturas, comumente paralelas à superfície terrestre) e, dependendo da configuração dos fatores de desenvolvimento do solo presentes nessas camadas, originam diferentes tipos de solo, cada qual com um modelo de perfil distinto.