Quais são os 4 tipos de segmentação de mercado?

Perguntado por: lsampaio7 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.8 / 5 16 votos

4 tipos de segmentação de mercado

  • Segmentação comportamental.
  • Segmentação psicográfica.
  • Segmentação demográfica.
  • Segmentação geográfica.

Confira, a seguir, os 5 exemplos de segmentação de mercado.

  • 1 – Demográfica. A segmentação demográfica é um dos tipos de segmentação de mercado mais populares. ...
  • 2 – Geográfica. A segmentação de mercado geográfica divide seu mercado com base em localizações. ...
  • 3 – Firmográfica. ...
  • 4 – Psicográfica. ...
  • 5 – Comportamental.

As variáveis de segmentação referem-se aos fatores que os profissionais de marketing usam para categorizar seu público em diferentes grupos. Os quatro principais tipos de variáveis de segmentação incluem características demográficas, geográficas, psicográficas e comportamentais.

Os consumidores podem ser segmentados conforme as seguintes variáveis: geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental. Antigamente era comum as empresas usarem variáveis geográficas e demográficas no processo de segmentação.

A segmentação de clientes pode ser: Demográfica (maturidade de mercado, porte, segmento e cargo do decisor) Geográfica (baseada na localização das empresas) Psicográfica (considerando atitudes, crenças e traços de personalidade dos compradores.

O conceito dos 4P's do marketing, também chamado de Mix de Marketing, almeja resumir os quatro elementos básicos que integram a estratégia de marketing da sua empresa. Esses elementos são: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Alguns exemplos de segmentação, por exemplo, podem ser: “jovens universitários”, “empresas com menos de 5 anos de CNPJ”, “pessoas que viajaram para a Europa nas últimas férias”. Ao longo do texto, vamos descobrir como esses grupos se enquadram em diferentes tipos de segmentação e como podem ser mapeados!

Algumas características mais básicas de categorizar o público da sua segmentação de mercado são: localização, hábitos de compra e consumo, gênero, faixa etária, classe social e muitas outras que podem ser relevantes para o seu negócio.

O que é segmento de mercado de uma empresa? O segmento de mercado de uma empresa é a fatia do mercado que ela atende de acordo com o setor atendido, o tipo de produto ou serviço oferecido e o público desejado.

Ramos de atividade, ou ramos de negócio, é uma definição do segmento de atuação de uma empresa, que pode ser: indústria, comércio ou serviço. Dentro dessas três atuações, há diversas atividades que podem ser executadas por um negócio.

Uma estratégia de segmentação costuma seguir três etapas: segmentação, público-alvo e posicionamento.
...
A seguir, listamos alguns dos mais usados:

  1. 1 – Segmentação demográfica. ...
  2. 2 – Segmentação geográfica. ...
  3. 3 – Segmentação comportamental. ...
  4. 4 – Segmentação psicográfica. ...
  5. 5 – Segmentação cultural.

Os critérios ou, na linguagem mercadológica, as bases mais comuns de segmentação são: • Geográficas (região, estado, cidade, vizinhança etc.). de necessidades etc.). Comportamentais (comportamento de consumo, grau de uso do produto, lealdade à marca etc.).

4 tipos de clientes: conheça seu perfil

  1. Cliente pragmático: características. ...
  2. Cliente analítico: características. ...
  3. Cliente afável: características. ...
  4. Cliente expressivo: características.

Basicamente, existem dois tipos de clientes: os internos e os externos. Entendê-los a fundo pode ser determinante para o sucesso das suas vendas, e neste artigo vamos entender quais são os tipos de clientes externos e qual a sua diferença para os clientes internos da empresa.

Talvez seja o menos conhecido, mas não menos importante. Os 4 As é um conjunto, idealizado por Raimar Richer, pioneiro do marketing no Brasil e o significado das siglas são: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação.

Essa mudança no foco – do produto para o cliente – fundamenta a teoria por trás dos 4 Cs do marketing. Desenvolvido por Robert Lauterborn, esses 4 Cs nas redes sociais se referem a: cliente, custo, conveniência e comunicação.

Os 4Ps resumem o conceito básico dos pilares da estratégia de marketing: preço, produto, praça e promoção. Portanto, eles são assim chamados por trazerem as iniciais dessas palavras que representam as variáveis das ofertas que as empresas fazem ao público-alvo a fim de alcançar seus objetivos de marketing.

Esses são os BIG 3: Dinheiro, Saúde e Relacionamentos. Todo mundo quer ganhar dinheiro (e de preferência, da noite para o dia).

Já o nicho de mercado é um recorte do segmento que busca atender necessidades dos consumidores que são pouco exploradas pelas empresas. Um exemplo simples são os produtos alimentícios, que representam um segmento; já uma confeitaria especializada em doces sem lactose é um nicho.

Os principais tipos de consumidores são o iniciador (que dá a ideia de compra), o influenciador (que a recomenda), o decisor (que é quem bate o martelo para que ela aconteça), o comprador (que a efetiva) e o usuário (que se beneficia dela).

Atuamos em 9 segmentos — refrigerantes, sucos, lácteos, bebidas vegetais, água, águas especiais, água de coco, bebidas esportivas e chás — incluindo versões sem açúcar ou de baixa caloria.