Quais são os 4 tipos de poluição da água?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

São exemplos de tipos de poluição da água: poluição térmica, poluição química, poluição biológica e poluição sedimentar.

As principais fontes de poluição da água são as atividades agrícolas, atividades industriais, atividades domésticas e contaminação por resíduos de cadáveres.

Poluição é uma degradação do ambiente que causa efeito nocivo ao meio ambiente e aos seres vivos que ali se desenvolvem. A poluição pode ser causada pelo humano, porém também devido a processos naturais. Existem diferentes tipos de poluição, como a atmosférica, a hídrica, a dos solos, a sonora e a visual.

Os principais poluentes da água incluem bactérias, vírus, parasitas, fertilizantes, pesticidas, medicamentos, nitratos, fosfatos, plásticos, resíduos fecais e até substâncias radioativas. Estes elementos nem sempre tingem a água, de tal forma que a poluição hídrica é invisível muitas vezes.

A palavra “poluição” diz respeito à contaminação e/ou à degradação do meio ambiente; prejudicando a vida. Em geral, ela é provocada por nós, seres humanos, mas suas consequências afetam não somente as pessoas, mas toda a vida na Terra, como é o caso do aquecimento global e do efeito estufa.

Alguns dos poluentes mais comuns das águas são:

  • Fertilizantes agrícolas;
  • Agrotóxicos;
  • Esgoto doméstico e industrial;
  • Compostos orgânicos sintéticos;
  • Plásticos;
  • Metais pesados.

poluição radioativa

A poluição radioativa é o tipo mais perigoso de poluição. Ela é causada por resíduos de metais radioativos utilizados em usinas de energia nuclear, como o urânio, o plutônio e o cobalto.

Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca.

A principal fonte pontual de poluição da água é o tratamento de águas residuais, ao passo que, no caso da poluição difusa, as principais fontes são a agricultura e as centrais elétricas alimentadas a combustíveis fósseis (através do ar).

O homem possui dois tipos de fontes para seu abastecimento que são as águas superficiais (rios, lagos, canais, etc.) e subterrâneas (lençóis subterrâneos).

Principais fontes de poluição do ar
Setores siderúrgico, químico, alimentícios, de petróleo. Transportes rodoviários e não rodoviários em terra. Energia a partir de pequenas fontes de combustão para aquecimento de espaços e cozedura, incluindo geradores a diesel e utilização de biocombustíveis.

A poluição das águas é qualquer alteração em suas características físicas, químicas e biológicas que possa causar prejuízo à saúde da população, comprometer a fauna e a utilização das águas para usos benéficos.

A poluição pode acarretar em problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas. Exemplos: Doenças e problemas respiratórios e de pele, alergias, doenças nos olhos, hepatite, micose, diarreia, otite, surdez.

Não utilize pesticidas ou herbicidas nas plantas; Jogue o lixo sempre em local adequado e amarre bem os sacos antes de pôr na lixeira; Não jogue nenhum tipo de material, como sacolinhas plásticas e embalagens, em rios, lagos e mares; Não descarte medicamentos ou outros materiais no vaso sanitário.

Com o lançamento do esgoto ou efluente doméstico não tratado nos rios, há um aumento da matéria orgânica na água, o que faz com que o equilíbrio local seja afetado, ocorrendo o aumento de determinados microrganismos e a dificuldade de desenvolvimento de outros.

A poluição da água é um problema ambiental caracterizado pela alteração das propriedades físicas e químicas desse recurso. Ela se torna perceptível por meio da alteração da cor, do cheiro ou mesmo do gosto da água, que pode estar também contaminada e causar doenças aos seres humanos.

Produtos químicos de fábricas, lavouras e fazendas alteram o pH dos oceanos, colocando em risco a sobrevivência da flora e da fauna. A cada ano, 100.000 mamíferos marinhos e um milhão de aves aquáticas morrem por confundir resíduos plásticos com alimentos.

A poluição pode ser definida, de maneira simplificada, como alterações no ambiente que podem provocar prejuízos aos seres vivos daquele local bem como aos seres humanos e suas atividades econômicas.

As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas na zona rural são as fossas sépticas, pesticidas e fertilizantes, criatórios de animais em estábulos (STRUJAK, 2007).

Os principais tipos de poluição são: atmosférica, hídrica, dos solos, visual e sonora.