Quais são os 4 tipos de perfis comportamentais?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Existem quatro tipos de perfis comportamentais, todos com seus pontos fortes e fracos:

  • Comunicador;
  • Executor;
  • Analista;
  • Planejador.

Perfil subjetivo; Perfil funcional ou dinâmico; Perfil objetivo ou patrimonial; Perfil institucional ou corporativo.

A forma mais utilizada e também fiel e eficaz para descobrir o perfil comportamental é através de um teste de personalidade. Por meio dele é possível traçar as características de um perfil como os pontos fortes, fracos, talentos, tipo de comunicação, como gosta de trabalhar, etc.

Através dos dados coletados pela Solides, o perfil comportamental predominante dentro da população do Brasil, é o Comunicador. Dentro dessas quase 300 mil pessoas que realizaram o mapeamento do Profiler, cerca de 32,5%, tem esse perfil como predominante.

Ter um perfil analítico significa ter a habilidade de produzir e relacionar informações diferentes de forma lógica. Ou seja, analisar os contextos completos para tomar as decisões certas. Um perfil analítico se refere à capacidade de avaliar e trabalhar com dados e informações.

Existem quatro perfis comportamentais básicos – em qualquer pessoa, um deles é predominante e, com isso, possui grandes chances de determinar as reações do indivíduo quando confrontado com praticamente qualquer tipo de situação.

Reconhecer que existem perfis comportamentais distintos é afirmar a possibilidade de vida inteligente e produtiva em naturezas diversas. Isso gera valores como liberdade, autonomia e transparência, partes integrantes do processo criativo.

Para ser assim, o líder precisa ser empático e observador. É claro que é bem difícil desenvolver essas qualidades no agitado ambiente empresarial, no qual há muitas outras coisas que exigem a atenção da chefia. Porém, quando a liderança se esforça nesse sentido, as demandas internas ficam mais eficientes.

Os estilos comportamentais são divididos em quatro: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Eles formam a sigla DISC, criada pelo psicólogo norte-americano William Moulton Marston, em 1928, e muito conhecida na área de recursos humanos.

Quais são os testes de perfil mais utilizados?

  1. Teste DISC. A metodologia DISC foi criada em 1920, por William Marston, PhD em psicologia pela Universidade Harvard. ...
  2. Teste de perfil STAR. ...
  3. Big Five (5 fatores comportamentais) ...
  4. Growth Mindset ou Mentalidade de Crescimento. ...
  5. Grit Scale ou Tenacidade.

O teste é composto por 60 itens baseados em uma escala de concordância de 1 a 7, para serem respondidos em até 20 minutos. Os itens são contextualizados, contendo frases que descrevem sentimentos, opiniões e atitudes. Os contextos escolhidos remetem tanto ao ambiente do trabalho quanto a situações cotidianas.

Uma pessoa pragmática é aquela que busca resolver seus problemas de maneira ágil, prática, que visa mais as soluções do que os obstáculos.

Você sabe qual é o perfil profissional que as empresas buscam atualmente? Segundo a especialista no assunto Milie Haji, consultora da Cia de Talentos, as empresas procuram profissionais que mostrem protagonismo, flexibilidade e pró-atividade.

Como lidar com o perfil dominante
Assim, sempre que possível, seja conciso e direto. Não prolongue a conversa sem necessidade. As pessoas dominantes querem agilidade e, como estão em busca de resultados, consideram o tempo valioso. Outro ponto importante no relacionamento com indivíduos dessa natureza é a confiança.

Pessoas com Perfil Comportamental Dinâmico têm como características marcantes a impaciência e a capacidade de realizar múltiplas tarefas. Gostam de trabalhar sob pressão, com prazos apertados e de fazer várias coisas ao mesmo tempo.

A pessoa Dominante tem ênfase em atingir resultados, competitividade e confiança. É direta, firme e toma iniciativa. Gosta de desafios e resultados imediatos. Corre riscos e busca resolver problemas.

Perfil Expressivo
Trata-se de pessoas que são rápidas e emotivas ao agir. Possuem alta impulsividade, alta capacidade de relacionamento e muita expressividade. Elas têm propensão para alavancar conflitos instantaneamente e, com a mesma rapidez, esquecê-los.

O Afável gosta de uma relação de cumplicidade. Resumindo o perfil AFÁVEL: É suave nos gestos e na voz. Preocupa-se com a harmonia das relações e com os valores sociais.