Quais são os 4 tipos de metabolismo energético?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

O metabolismo pode ser dividido em: Anabolismo: Reações químicas que permitem a formação de moléculas mais complexas. São reações de síntese. Catabolismo: Reações químicas para a degradação de moléculas.
...
Saiba mais, leia também:

  • Metabolismo.
  • Anabolismo e Catabolismo.
  • Metabolismo Celular.
  • Reações químicas.
  • Bioquímica.
  • ATP.

Metabolismo energético é o conjunto das várias reações químicas que ocorrem no organismo e possui como objetivo satisfazer a necessidade de energia do indivíduo.

Funções do Metabolismo
Obter energia química de moléculas combustíveis ou luz solar absorvida; Converter nutrientes exógenos em blocos construtivos (monômeros primários) ou precursores de componentes macromoleculares das células; Formar e degradar as biomoléculas requeridas nas funções especializadas das células.

O que é metabolismo? Metabolismo é o conjunto de reações que permitem ao organismo manter sua funções vitais. Por exemplo: a síntese ou degradação de proteína, de carboidratos, entre outros. “Se você reúne vários aminoácidos, você faz uma síntese de proteína.

O Metabolismo Global é responsável por todas as transformações bioquímicas que ocorrem dentro de uma pessoa ou organismo vivo, sendo dividida em duas etapas, a primeira parte é chamada de "Catabolismo", que é o processamento dos alimentos para a geração de energia ao corpo.

O corpo armazena carboidratos em três lugares: no fígado, nos músculos (glicogênio) e no sangue (glicose). Essas reservas evitam que nossos músculos sejam consumidos para a produção de energia em ocasiões de dieta de emagrecimento ou de estado de fome.

Afinal, a glicose é a principal fonte de energia usada pelos seres vivos, por ser altamente energética e liberar apenas água e gás carbônico em sua quebra. E você sabe quais são os alimentos que geram glicose durante sua quebra na digestão?

O teste do metabolismo em repouso (ou taxa metabólica em repouso, TMR) é feito através do método de calorimetria indireta (1), uma das maneiras científicas mais precisas para descobrir se o seu metabolismo é lento, normal ou acelerado comparado a outras pessoas do mesmo sexo, idade, peso e altura que você.

Para sobreviverem, todos os seres vivos precisam absorver energia, sendo que em seus organismos há dois processos que formam o metabolismo, (1) o catabolismo, que está envolvido com o consumo, e (2) o anabolismo, que está envolvido com a formação de moléculas.

O metabolismo nada mais é do que o conjunto de reações que possibilitam ao organismo manter suas funções vitais. Podemos exemplificar como a síntese ou degradação de proteína, de carboidratos, entre outros nutrientes. Reunindo diversos aminoácidos, é possível fazer uma síntese de proteína.

O metabolismo é constituído por dois conjuntos de reações denominados de anabolismo e catabolismo. O anabolismo relaciona-se com a síntese de compostos orgânicos estruturais e funcionais, tais como proteínas de membrana, enzimas e hormônios.

Na degradação aeróbia são três passos (ou três estágios) para que ocorra a completa degradação/ oxidação da glicose. Após esse entendimento você deve citar que esses estágios são três vias metabólicas: via glicolítica, ciclo de Krebs e a cadeia transportadora de elétrons.

A ATP (adenosina trifosfato) é a principal molécula carreadora da energia química utilizada nas mais diversas reações que ocorrem nas células. Ela funciona como um depósito de energia, acionado quando necessário para a realização de alguma reação.

As enzimas regulam as vias metabólicas em resposta a mudanças no ambiente celular ou a sinais de outras células. O metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: anabolismo e catabolismo. Reações anabólicas, ou reações de síntese, são reações químicas que produzem nova matéria orgânica nos seres vivos.

Ela corresponde a um processo autotrófico realizado por seres que possuem clorofila, por exemplo: plantas, bactérias e cianobactérias. Em organismos eucariontes, a fotossíntese ocorre nos cloroplastos.

TRIIODOTIRONINA (T3) E TIROXINA (T4)
Os hormônios tireoidianos desempenham importante papel no metabolismo energético, pela regulação do funcionamento do tecido adiposo, estando relacionados principalmente com mudanças de peso corporal (33).

Existem muitos fatores que alteram o metabolismo: idade, genética, sexo, peso, altura, nível de atividades físicas e nutrição. A idade avançada torna o metabolismo mais lento e, de forma geral, os homens possuem metabolismo mais acelerado do que as mulheres e a prática de exercícios físicos aumenta o metabolismo.

Vitaminas do complexo B, em especial a B12, estimulam as células a produzirem energia. Mesmo que não seja possível afirmar uma correlação entre uso de suplementos de B12 e ganho de performance, é comprovado que a deficiência dessa vitamina provoca fadiga muscular e cansaço.

Para os músculos, assim como para todas as células do corpo, a fonte de energia que mantém tudo funcionando é o trifosfato de adenosina (ATP). O ATP é a moeda energética utilizada por todas as células.

A glicose estocada sob forma de glicogênio nos músculos (glicogênio muscular) e no fígado (glicogênio hepático) é outra forma de estoque de energia sendo consumida principalmente em exercícios intensos.

cérebro

Todos os processos fisiológicos precisam de energia, mas “o cérebro é o órgão que mais consome energia”, diz DeFelipe, e além disso está continuamente funcionando, mesmo durante a noite, o que justifica seu grande gasto energético.