Quais são os 4 tipos de maturidade?

Perguntado por: lpaz2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

A maturidade pode ser subdesenvolvida em quatro segmentos: maturidade física, maturidade emocional, maturidade espiritual e maturidade afetiva.

A maturidade humana, enfim, é: a conquista pessoal favorecida pelo próprio esforço, somada à influência do meio ambiente, da educação, das pessoas que nos cercam e nos apoiam, e pelo dinamismo da ação do tempo e do Universo em nosso ser.

O itinerário e a maturidade cristã são etapas próprias da virtude da prudência que é fruto da maturidade psíquica, afetiva, física e espiritual. Uma pessoa madura na fé, que constitui maturidade na vida cristã, consegue integrar, consegue trabalhar a sua vida psíquica, afetiva, emocional, social, e espiritual.

O que é maturidade emocional? O dicionário Michaelis define maturidade emocional como o “desenvolvimento pleno da inteligência e dos processos emocionais; estado em que um indivíduo goza de plena e estável diferenciação e integração somática, psíquica e mental”.

De acordo com uma pesquisa feita com ingleses, o momento em que as pessoas realmente se tornam adultas sob o ponto de vista do comportamento gira em torno dos 30 e 40 anos de idade. Para homens, a idade madura começa aos 43 anos, enquanto, para mulheres, a faixa é dos 32.

Sob a perspectiva gramatical da palavra, a maturidade vem de“estar maduro”, que significa estar pronto e apto para desfrutar de algo, ou lidar com alguma situação dominando-acom maestria. A habilidade de tomar decisões de forma consciente e pensar nas consequências são ações maduras.

As características das pessoas imaturas incluem a impossibilidade de renunciar a certos desejos e fantasias da infância. Portanto, a falta de regulação emocional e egocentrismo são dois de seus traços mais importantes. A impulsividade e a falta de empatia também costumam estar presentes nesse tipo de pessoa.

2 discernimento, cordura, circunspeção, equilíbrio, juízo, ponderação, prudência, razão, reflexão, responsabilidade, sensatez, senso, siso, tino.

Como Ter Mais Maturidade?

  1. 1 – Defina os Seus Objetivos.
  2. 2 – Seja Persistente.
  3. 3 – Saiba Ouvir o Outro.
  4. 4 – Aprenda a Se Controlar.
  5. 5 – Respeite as Opiniões Alheias.
  6. 6 – Enfrente os Seus Medos.
  7. 7 – Assuma as Suas Responsabilidades.

Para amadurecer, a pessoa tem que estar disposta a ultrapassar barreiras, tomar decisões e assumi-las, não fugir de suas responsabilidades, enfrentar desafios, identificar seus pontos fortes e fracos, superar-se. E não há dúvida de que, quanto maior o autoconhecimento, maior a evolução pessoal.

A etapa da maturidade é caracterizada pelo ápice das vendas e, ao mesmo tempo, a fase em que o produto, o lucro e a concorrência começam a se estabilizar ou diminuir gradativamente. Por isso, é preciso investir para se diferenciar e preservar o lucro, pois os concorrentes costumam fazer uma guerra de preços.

Maduro, maturo e imaturo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

Muito além da atração inicial que despertam, os mais velhos possuem “qualificações” que parecem fazer do “conjunto da obra” algo sempre idealizado: maturidade, inteligência, gentileza, educação, segurança emocional e financeira. E é a soma destas características que os faz tão atraentes aos olhos dos parceiros.

A sabedoria, talvez através do tempo (idade) e estudos possa ser adquirida, porém a Maturidade só se é possível ser alcançada quando utilizamos a nossa sabedoria e somamos a ela as nossas experiências de vida e daí é que surge ou de desenvolve a Maturidade.

Uma igreja madura, pelo contrário, está sempre comprometida com a verdade absoluta, não importa o que aconteça ou quanto tempo passe. Essa igreja enxerga o confronto da Palavra como algo que faz toda a membresia crescer e, mesmo que doa, os membros o recebem com gratidão no coração, pois também estão maduros e firmes.