Quais são os 4 tipos de leis de Tomás de Aquino?

Perguntado por: lcrespo . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Para Tomás, é a este último tipo de ordenamento que pertence a lei. Tomás distingue quatro espécies de lei: lei eterna, lei natural, lei divina e lei humana.

As leis do governo divino são chamadas de Leis Eternas, por participarem da mesma natureza do governador, pois, sendo próprio da natureza divina ser eterno e imutável, sua razão assim também é, logo, a lei do governador do universo é eterna e coincide com ele mesmo.

“A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria.” “O desordenado amor por si mesmo é a causa de todos os pecados.” “Cuidado com o homem de um só livro.” “A razão é a imperfeição da inteligência.”

Santo Tomás de Aquino demonstra a existência de Deus de cinco maneiras, que são conhecidas como cinco vias.

  • Pelo movimento.
  • Pela causa eficiente.
  • Pelo possível e pelo necessário.
  • Pelos graus da perfeição.
  • Pelo governo do mundo.
  • Pela ontologia.
  • Pela contingência dos entes.

A lei eterna, segundo Santo Agostinho1, é aquela por intermédio da qual é justo que todas as coisas estejam muito bem ordenadas; assim, somente por ela o homem já se encontra suficientemente governado; logo, dado que a natureza não excede no que é supérfluo, não precisamos de mais leis além da eterna.

As leis naturais são as leis que a razão descobre no estudo da constituição íntima da natureza humana.

Ferir a lei de Deus resulta em punições na vida eterna, castigos espirituais. Já a lei humana é preceito estabelecido pelo conjunto dos cidadãos ou por sua melhor parte. Esta tem valor coercitivo e se for desobedecida levará a sanções e punições por parte da autoridade competente para tal.

A Lei eterna é o mesmo Deus, que como Deus, é perfeito, imutável, onipotente e onipresente, governando permanentemente toda sua obra para o fim que Ele mesmo destinou: a beatitude.

A justiça seria a lei de Deus, e a verdadeira justiça só poderia ser encontrada na Cidade de Deus. O direito natural, por conseguinte, vinha primeiramente da lei divina. Agostinho foi fortemente influenciado pela teoria dualista de Platão, que fazia uma divisão entre o mundo das ideias e o mundo dos sentidos.

Já os direitos naturais são aqueles que decorrem da natureza humana. Direitos naturais são aqueles que podem ser deduzidos da natureza humana a partir da razão: vida, liberdade, propriedade e busca pela felicidade.

São elas: Leis de adoração, trabalho, reprodução, conservação, destruição, sociedade, progresso, igualdade, liberdade, e, por fim, a de justiça, amor e caridade. KARDEC, Allan.

As 7 Leis são:

  • * Lei de Causa e Efeito: Tudo o que você pensa, fala e faz, volta pra você. ...
  • * Lei do Retorno:
  • * Lei Semelhante atrai Semelhante: ...
  • * Lei do Silêncio: ...
  • * Lei da Projeção: ...
  • * Lei da Doação: ...
  • * Lei do Desapego a matéria: ...
  • ESTAMOS JUNTOS NESSA CAMINHADA!

Observe que todos os dez mandamentos estão em perfeita harmonia com os dois grandes mandamentos que Jesus Cristo deu em Mateus 22:37–40: amar a Deus e o próximo.

Tomás de Aquino faz um segundo ponto importante. Ele diz que a fé cristã é eminentemente fundamentada na razão. Todos os dias, de fato, você e eu acreditamos em coisas que outras pessoas nos dizem e aprendemos verdades delas por confiar no que elas dizem.

As conclusões de Frei Tomás de Aquino foram reunidas na sua principal obra, a “Suma Teológica”, escrita com o objetivo de provar que a razão humana não se opõe à fé.

Embora Santo Agostinho se vincule à tradição platônica, de caráter idealista, e Santo Tomás de Aquino retome a tradição aristotélica, de caráter realista, suas concepções de educação convergem quanto a sua finalidade, que é aquela de formar o cristão.

Para chegar à prova da existência de Deus, ele demonstrou que elas são: A Razão, porque é o que há de melhor no homem, ela diferencia o homem de todos os outros seres do mundo, principalmente dos animais; Os Números, porque possuem uma verdade universal, inalterável e imutável; A Sabedoria, porque é com ela que o homem ...

Tomás de Aquino foi um dos principais expoentes do pensamento escolástico. Por conta da valorização cultural e do ensino, além do resgate a Aristóteles, imperou durante a Escolástica uma intensa mobilização para o conhecimento das questões metafísicas e das ciências naturais.

Assim como os conceitos de gás ideal e círculo perfeito, o conceito de Deus é uma idealização, no sentido de ser um enfoque ou concepção muito perfeita ou excelente de coisas que encontramos no mundo; tão perfeita que não pode haver exemplos dela no mundo.

Santo Agostinho acreditava que o ser humano é composto por um corpo e uma alma. Por ser uma entidade espiritual, a alma é superior ao corpo. Portanto, cabe à alma reinar sobre o corpo.

A teoria moral de Santo Agostinho apresenta a moral cristã aos seus adeptos. Para ele, o objetivo da moral e da vida é encontrar a felicidade dos seres humanos, e esta somente poderá ser alcançada através do encontro com Deus, pois somente amando a Deus é possível ser verdadeiramente feliz.