Quais são os 4 tipos de ferro fundido?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

O ferro fundido é muito utilizado, vejamos quatro mais comercializados:

  • Cinzento.
  • Nodular.
  • Maleável.
  • Branco.

O ferro fundido nodular é um material mais resistente, comparado ao cinzento, porém tem o custo mais elevado. Também é largamente utilizado nas indústrias em geral, por ser um material de maior resistência e ductibilidade.

O ferro fundido cinzento é o mais comum e o mais barato. Ele possui elevada usinabilidade, alta fluidez na fundição e facilidade de fabricação e é direcionado à fabricação de peças mais complexas.

Os ferros fundidos são divididos em três tipos principais: branco, cinzento e nodular. Formado por uma taxa de resfriamento mais alta e é utilizado em peças em que se necessite elevada resistência à abrasão, alta dureza e baixa ductilidade. Este tipo de ferro fundido não possui grafita livre em sua microestrutura.

Pegue seu pedaço de metal e teste sua magnetização colando um imã nele. Se o metal adere ao ímã, o metal pode ser ferro fundido ou aço. Se o metal não aderir ao ímã, o seu metal pode ser cobre, latão, solucionador ou alumínio.

1. Fontes alimentares. O ferro não-heme (Fe 3+), também chamado de ferro férrico ou inorgânico, é encontrado tanto em alimentos de origem vegetal, quanto em alimentos de origem animal (uma vez que os animais consomem alimentos vegetais com ferro não-heme). Alimentos fortificados também são ricos neste nutriente.

Tungstênio

A História do Tungstênio. Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

No forjamento o metal sólido é forçado na cavidade da matriz, na fundição o metal é vazado na cavidade do molde. O líquido pode preencher facilmente todas a partes da cavidade. Entretanto, à medida que se aumenta a complexidade da forma a praticidade do forjamento diminui.

Grande fragilidade e baixa ductilidade; Deformação plástica impossível à temperatura ambiente; Soldadura muito limitada.

O ferro fundido é tão popular que muitos o conhecem como FOFO. O ferro fundido pode ser definido como uma liga metálica composta basicamente de ferro, carbono e silício, que contêm acima de 2,11% em peso de carbono (C) e até 3% em peso de silício (Si).

O Ferro Dúctil é uma liga de ferro muito mais recente formada a partir de grafite endofítico. Isso fornece ao tecido alta ductilidade, o que significa que ele não rachará ao dobrar. O limite térmico é um pouco menor do que o do ferro fundido, embora permaneça relativamente alto em 730°C.

Apresenta dureza entre 140 a 300 HB, podendo chegar a 550 HB sem o tratamento de austêmpera, com ductilidade de 3% a 20% de alongamento, o que o caracteriza como tendo ótima usinabilidade.

Deste modo, a correta maneira de abreviar ferro fundido não poderia ser outra senão FeFo.

Além de suas características físicas, o ferro fundido também possui propriedades químicas únicas que o tornam um material importante na indústria. Uma dessas características é sua alta resistência à corrosão, o que significa que ele é menos propenso a enferrujar do que outros metais comuns.

Dureza e ductilidade
O que tem maior impacto nessa diferença é a quantidade de carbono, mais presente no ferro fundido do que no aço, e que faz com que o primeiro seja mais duro e menos maleável, enquanto o segundo é mais resistente à deformação sem quebrar.

eletrodo limável AWS

O eletrodo limável AWS E-NiCi 2,5 mm é uma boa sugestão para soldar ferro fundido. Ele é um eletrodo apropriado para solda a frio, ou seja, quando não é preciso esquentar a peça para o processo de soldagem. A solda de ferro fundido é bem peculiar, e algumas das diferenças se encontram no eletrodo.

níquel

Para a soldagem do ferro fundido é utilizado eletrodo à base de níquel. A técnica mais usada é a solda a frio, na qual o soldador executa cordões curtos, alternados e martelados. Esse procedimento traz grandes benefícios: Evita o superaquecimento da peça.