Quais são os 4 tipos de feedback?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Os quatros tipos de feedbacks que abordados são: positivo, construtivo, negativo e ofensivo.
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Conheça cada um deles e suas utilidades a seguir.

  1. Feedback positivo. ...
  2. Feedback construtivo. ...
  3. Feedback negativo. ...
  4. Feedback ofensivo.

Existem cinco princípios que norteiam um bom feedback, e são eles: aplicabilidade, especificidade, oportunidade, diretividade e imparcialidade.

Feedback positivo: “Estou muito feliz com sua determinação em terminar este projeto, Lu. Sei que não foi fácil, mas sabia que você conseguiria. Sua atitude prestativa deixa claro que você pode continuar a assumir novas responsabilidades, desafios e crescer com a empresa.

O feedback positivo é o processo de reconhecimento do desempenho ou de uma conquista de um colaborador, tendo como objetivo motivá-lo em seu trabalho. Esse retorno positivo pode ser dado por seu gestor ou colegas de trabalho e pode ajudar a promover o engajamento e a retenção de talentos.

Quais são os tipos de feedback?

  1. Feedback positivo. O feedback positivo é muito utilizado pelas empresas para pautar ações que, de alguma forma, foram positivas para a equipe. ...
  2. Feedback construtivo. ...
  3. Feedback negativo. ...
  4. Feedback ofensivo.

O feedback serve para avaliar um indivíduo, um grupo ou até uma empresa sobre o desempenho que apresenta. Então, nada mais é do que uma espécie de análise sobre o trabalho que vem sendo realizado ou acaba de ser concluído.

O feedback é uma ferramenta poderosa para aumentar o engajamento, motivação e até mesmo a confiança do colaborador. O objetivo do feedback é desenvolver cada vez mais o profissional, reconhecer, deixar claro a importância do seu trabalho e seus objetivos na conquista das metas e na empresa.

Também conhecida como avaliação 360º°, o feedback 360º é uma importante ferramenta de gestão de pessoas, promovendo uma avaliação de funcionários que leve em consideração a opinião de colegas, chefes, subordinados e até mesmo uma autoavaliação.

O feedback ofensivo ocorre quando o líder da equipe desvaloriza ou desqualifica a pessoa que o recebe; ao invés de indicar os caminhos necessários para melhorar, o profissional é apenas insultado.

Nesse sentido, é possível entender que o feedback corretivo é um tipo de feedback utilizado para corrigir um comportamento inadequado ou prejudicial de um colaborador. Durante esse processo, o gestor deve determinar as ações que o profissional deve realizar, a fim de diminuir as falhas e continuar progredindo.

Características do feedback. Para que o gestor garanta uma comunicação clara e precisa, o feedback deve ser descritivo, específico, dirigido, oportuno e esclarecedor.

Cuidado ao pronunciar “nunca”, “sempre”, “pontos fracos”, “descuidado”, “descomprometido”. 7. Não elogie demais, nem critique demais. Para ser construtivo, o feedback não pode ser “puxão de orelha” nem tampouco “jogar confete”.

7 dicas para dar o melhor feedback à sua equipe

  1. Seja positivo e evite ser moralista. O feedback não tem como objetivo criticar o funcionário, mesmo que seu desempenho não tenha sido o melhor. ...
  2. Dê orientações. ...
  3. Deixe o outro se expressar. ...
  4. Fale sobre as coisas boas. ...
  5. Acompanhe os resultados.

4 ferramentas para avaliação de feedbacks

  • Google Forms. O Google Formulários é uma das ferramentas disponibilizadas de forma gratuita pelo próprio mecanismo de busca, por isso é uma das plataformas mais utilizadas para avaliações de desempenho e recolhimento de feedbacks. ...
  • Survicate. ...
  • Wufoo. ...
  • Typeform.

1 – Alcançou níveis ótimos de desempenho e performance… 2 – Trouxe grandes avanços sobre [problema específico]. 3 – Destacou-se em desenvolver programas / estratégias que trouxeram os X resultados. 4 – Melhorou a produção em X% através da/do [atividade específica].