Quais são os 4 tipos de estruturas de apoio de telhado?

Perguntado por: acosta3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Apoio da terça: Marca a posição das terças e auxilia na sua fixação. Corrente: Faz o travamento entre as terças, evitando a flambagem horizontal. Mão francesa: Faz o travamento entre as terças e o arco, evitando a flambagem vertical. Arco: Treliça metálica que formará a estrutura do telhado.

  • Telhado de cerâmica. As telhas de cerâmica estão entre as mais populares no Brasil. ...
  • Telhado de concreto. As telhas de concreto são bem maiores que as de cerâmica e seu rendimento é de 10 unidades por metro quadrado. ...
  • Telhado de fibrocimento. ...
  • Telhado de metal. ...
  • Ecotelhado. ...
  • Telhado de ardósia. ...
  • Telhado Translúcido ou transparente.

Haste de Cumeeira: utilizada para oferecer suporte para a fixação da ripa sob a cumeeira.

Frechal - é a peça paralela à direção de declividade do telhado, que se apoia diretamente sobre a parede em toda a sua tensão. E a base sobre a qual se assenta a tesoura. TESOURA: Tensor - é a peça horizontal da tesoura e sua base.

As telhas de fibrocimento são mais leves, e de fácil instalação. Sendo assim, a estrutura do telhado é mais simples e isso resulta em economia no preço final.

Cumeeira de abas planas
Essa cumeeira é utilizada no mesmo local que a cumeeira Perfil, mas tem a vantagem de se adaptar a qualquer tipo de telha.

Beiral é a parte do telhado que ultrapassa a linha das paredes externas da edificação. Ele tem como finalidade impedir que a água da chuva caia direto nas paredes, janelas e portas. Telhados com beiral protegem mais as casas e têm baixo custo de manutenção.

O metálico atualmente é considerado o melhor tipo de telhado. Isso porque as telhas de metal combinam com casas, lojas, galpões e mais. Uma das características mais importantes é que podem ser instaladas com menor caída, possibilitando que o telhado fique escondido.

Telhado Sobreposto
Esse exemplo tem diferentes alturas entre as quedas e não há regras devido a quantidade de quedas d'água a ser utilizada. Podem ser usados vários tipos de inclinações tornando-o versátil e moderno. A única desvantagem desse telhado é o custo elevado, devido à quantidade de madeira utilizada.

Dentre as opções de coberturas existem podemos listar: cobertura de origem vegetal, coberturas com membranas, cobertura metálica, coberturas tipo cascas, terraços, entre outras.

Basicamente o telhado é um sistema misto de cobertura (as telhas) com um sistema de sustentação (o madeiramento). As telhas podem ser de diferentes acabamentos e materiais. Elas podem ser esmaltadas, coloridas, naturais.

Cobertura

  • madeiras;
  • telhas, que podem ser de diferentes cores, formatos e materiais – como cerâmica, materiais ecológicos, fibrocimento e até vidro;
  • pregos;
  • calhas, que podem ser de PVC, alumínio ou aço galvanizado;
  • rufos;
  • manta térmica;
  • caibro, estrutura de madeira que participa da sustentação do telhado.

A estrutura é o elemento de apoio da cobertura, que pode ser de madei- ra, de metal etc. A cobertura é o elemento de proteção, que pode ser de cerâmica, fibrocimento, alumínio, chapa galvanizada etc.

Ripa e Ripão
As ripas e ripões são peças retangulares de madeira utilizadas principalmente na montagem da estrutura do telhado. Elas ficam acima dos caibros e servem de suporte para as telhas.

Tipos de cumeeiras
Shed é um termo inglês que significa alpendre. No Brasil é usado para descrever telhados em forma de serra. É muito usado na construção de fábricas e galpões. A cumeeira shed lisa é aplicada na junção da estrutura lateral com o telhado.

Termo que designa as águas furtadas, aproveitamento do esconso de um telhado para habitação ou serviços.

Flexal tradução | dicionário Português-Italiano
Vírus da febre hemorrágica sul-americana (Sabia, Flexal, Guanarito);