Quais são os 4 tipos de estoque?

Perguntado por: vescobar . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Em uma indústria podem existir pelo menos 4 tipos de estoque operacional, sendo eles: estoque de segurança, estoque de fluxo, estoque de ciclo e estoque sazonal.

O giro de estoque é igual ao total de vendas dividido pelo volume médio de estoque. Por exemplo, se o volume médio mensal no estoque de um supermercado é de 3 mil garrafas de água, e são vendidas 12 mil delas por ano, o giro de estoque é 4, o que significa que o estoque foi completamente renovado 4 vezes.

Quais são os 4 tipos de estoque? Os 4 principais tipos de estoque são: 1) Estoque de ciclo; 2) Estoque de segurança; 3) Estoque de trânsito; 4) Estoque sazonal.

Para Fernandes, a classificação de materiais é dividida em quatro categorias: identificação, codificação, cadastramento e catalogação.

Os níveis de estoque trata-se de valores relacionados a quantidade de produtos armazenados sob a responsabilidade da empresa. Em outras palavras, é o nível de estoque de produtos que a empresa mantém para atender a demanda dos clientes.

7 métodos para o gerenciamento de estoque

  • Custo ou preço específico.
  • Curva ABC.
  • PEPS.
  • UEPS.
  • Custo médio.
  • Custo a preço de venda a varejo.
  • Just in Time.

Estoque de ciclo
Neste tipo de estoque, os itens estocados ajudam a suprir a demanda de produção, que pode incluir diversos tipos de produto. Uma vez que a produção simultânea pode não ser viável, a empresa pode ter um plano para intercalar a fabricação e não comprometer a oferta do catálogo.

O estoque de segurança é uma quantidade mínima de itens que um negócio deve manter para garantir a reposição imediata dos produtos, caso haja falta deles no mercado. Como qualquer outro estoque, ele é formado pelos produtos que estão disponíveis para venda, mas não estão sendo comercializados no momento.

Mas afinal, o que é estoque estratégico? Trata-se de um controle baseado em um estudo detalhado com o intuito de estabelecer a melhor estratégia para se obter um estoque que atenda às necessidades dos clientes e que ao mesmo tempo não dê margem para grandes perdas.

Estoque de proteção
É o mais conhecido nas empresas. O seu principal objetivo é proteger as operações em caso de grande ou baixa demanda e diante de incertezas no fornecimento. Imagine, por exemplo, uma loja que vende diversos produtos. Certamente, os gestores de logística sabem qual a estimativa de venda de cada um.

A fórmula do estoque ideal
A este cálculo é preciso somar o estoque de segurança, que é calculado a partir das seguintes variáveis: Lead time dos fornecedores em circunstâncias normais (LTP). Prazo máximo de abastecimento caso surja algum inconveniente (PMA). Demanda média do produto (DMP).

A Curva ABC é um método de análise que envolve a categorização de itens com base em seu valor. É comumente utilizado no controle de estoque, embora tenha outras aplicações. Na prática, a Curva ABC ajuda as empresas a identificarem os produtos mais valiosos (em relação à demanda dos clientes).

Conheça os 4 principais tipos de estoque no varejo

  1. Estoque de ciclo. ...
  2. Estoque de Segurança (estoque regulador) ...
  3. Estoque de canal. ...
  4. Estoque sazonal (estoque de antecipação)

Os estoques são todos os materiais ou produtos disponíveis para o uso da empresa no processo de fabricação ou comercialização direta ao consumidor final. O almoxarifado pode ser um armazém, depósito, galpão ou qualquer espaço reservado para armazenamento de materiais.

Dentro de uma empresa, o estoque se refere ao armazenamento de todos os produtos. Isso inclui mercadorias prontas para venda, insumos de produção e materiais de consumo.

Os produto podem ser classificados de acordo com sua natureza como tangíveis ou intangíveis. Os tangíveis são os bens materiais. São aqueles produtos dotados de uma existência física e que se constituem na forma de um objeto. Exemplos de produtos tangíveis: automóveis, peças de vestuário, cerveja, xampu, alimentos etc.

A Curva ABC é uma forma de segmentar e facilitar a análise da técnica 80-20, ou seja, do princípio de pareto, seguindo seus princípios: A: 80% do valor vêm de 20% dos produtos; B: 15% do valor vêm de 30% dos produtos; C: 5% do valor vêm de 50% dos produtos.

Definição - O que é Controle de Material
Aplicação de métodos e procedimentos sistemáticos para garantir que o fornecedor irá fornecer materiais em conformidade com os requisitos de qualidade, custo e entrega, e para garantir a rejeição de itens entregues fora da especificação, contrato ou acordo.

foram desenvolvidos materiais clássicos de todos os tipos : cerâmicos, metálicos e poliméricos.

O objetivo da classificação de materiais é definir uma catalogação, simplificação, especificação, normalização, padronização e codificação de todos os materiais componentes do estoque da empresa. (DIAS, 1995).

As funções dos estoques são dispor de um produto ou serviço para o cliente com os custos do fornecimento o mais acessível possível.