Quais são os 4 tipos de envelhecimento?

Perguntado por: eviana2 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Envelhecimento Biológico: Irreversível, sensível a agressões do ambiente. Envelhecimento Funcional: Nível de adaptação no ambiente de acordo com a idade cronológica. Envelhecimento Social: Modificações no comportamento e desempenho de papéis sociais de acordo com sua idade.

Mas para acompanhar esta “mais conhecida”, a idade cronológica, temos também a idade biológica, a idade psicológica e a idade social.

A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

Para saber cuidar de cada problema corretamente, descubra as 3 fases do envelhecimento e confira como e em que idade acontece cada uma delas.

  • fase: linhas de expressão e perda de luminosidade. ...
  • fase: rugas marcadas e início da perda de firmeza. ...
  • fase: perda de densidade e do contorno facial.

A agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) ainda classifica o envelhecimento em quatro estágios: meia-idade, de 45 a 59 anos; idoso, de 60 a 74; ancião, de 75 a 90; e velhice extrema, acima de 90 anos.

Os cinco pilares da longevidade

  1. 1 - Equilibrio alimentar. ...
  2. 2 - Vida ativa. ...
  3. 3 - Manejo do estresse. ...
  4. 4 - Sono de qualidade. ...
  5. 5 - Conexões pessoais, espiritualidade e propósito.

O sistema nervoso é o sistema fisiológico mais comprometido com o processo do envelhecimento é responsável por diferentes tipos de sensação, movimentos, funções psíquicas, entre outros 7. As alterações mais importantes, características do envelhecimento, ocorrem no cérebro. O cérebro diminui de peso e tamanho.

O envelhecimento é um processo contínuo, gradual de alterações naturais que começam na idade adulta. Durante o final da idade adulta, muitas funções corporais começam a declinar-se gradualmente. As pessoas não ficam velhas ou envelhecem em uma idade específica.

As idades biológica, funcional, psicológica e social são superimportantes. Temos outras idades e respectivos envelhecimentos, que são de âmbito biológico, funcional, psicológico e social. O envelhecimento biológico modifica as células alterando a sua multiplicação e a sua função, como as rugas e os cabelos brancos.

As fases da vida
As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.

Com o passar dos anos, a pele sofre alterações na textura, perde a elasticidade e torna-se flácida. A tensão constante dos músculos da mímica da face, responsáveis pelas expressões de felicidade, tristeza e preocupação, promove o aparecimento de rugas.

Sinais de envelhecimento – Envelhecimento geral da pele. Por volta dos 25 anos de idade, os primeiros sinais de envelhecimento começam a ficar aparentes na superfície da pele. Primeiro surgem as linhas finas e, com o tempo, as rugas, a perda de volume e de densidade começam a ficar visíveis.

O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele. Dentre eles, o mais conhecido é o chamado fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol.

vitamina C

A vitamina C é considerada um dos mais poderosos antioxidantes e, portanto, seu consumo é fundamental no combate ao envelhecimento precoce. Essa vitamina possui efeito anti-idade e de proteção contra os malefícios dos raios ultravioleta. A vitamina C trabalha junto da vitamina E na proteção contra o dano oxidativo [2].

Na denominada quarta idade apresentam-se dois estágios de comprometimento: a dependência funcional – atividades de vida diária comprometidas; e a fragilidade – com independência relativa, mas com dificuldades em ao menos dois domínios: sensoriais, mobilidade, metabolismo energético, memória ou distúrbios psíquicos.