Quais são os 4 tipos de dilatação?

Perguntado por: rviana . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Tipos de dilatação térmica

  • Dilatação térmica linear.
  • Dilatação térmica superficial.
  • Dilatação térmica volumétrica.
  • Dilatação térmica dos líquidos.

Dilatação linear, superficial e volumétrica dos sólidos
Corpos sólidos com simetria alongada, como fios, agulhas ou vigas de ferro, sofrerão os três tipos de dilatação já citados, no entanto, a dilatação linear será a mais evidente de todas.

Dilatação térmica linear: ocorre nos corpos de formato alongado, como fios, cabos, barras de metal etc. Dilatação térmica superfícial: predomina em objetos que têm formato superfícial, como azulejos, placas metálicas etc.

Dilatação Volumétrica é o aumento de um corpo submetido a aquecimento térmico que ocorre em três dimensões - altura, comprimento e largura. Quando aquecidos, os átomos que constituem os corpos se agitam, de modo que aumentam o espaço ocupado entre eles e, assim, os corpo se dilatam, ou incham.

A dilatação volumétrica é o aumento do espaço ocupado por um corpo ou fluído devido a um aumento em sua temperatura. Quando o leite é aquecido até determinada temperatura, ele dilata. Dependendo do recipiente em que está, ele acaba transbordando.

Dependendo das dimensões dilatadas em um corpo, a dilação térmica também pode ser: Linear: quando o aumento de volume do corpo compreende uma dimensão - o comprimento. Volumétrica: quando o aumento de volume compreende três dimensões - comprimento, largura e profundidade.

Portanto, podemos dizer que a dilatação é uma manifestação macroscópica da variação da energia cinética das moléculas e átomos. Quase todos os materiais existentes na natureza sofrem aumento em seu volume quando há elevação de sua temperatura, em consequência disso, a densidade desses objetos diminui.

A dilatação térmica é um fenômeno que associa temperatura e volume. Nele, as duas grandezas sofrem aumento diretamente proporcional. Ou seja: é o que acontece quando aquecemos um material e ele tem as suas dimensões expandidas. É um processo que abrange materiais nos estados líquido, sólido e gasoso.

A dilatação é proporcional ao aumento de temperatura, mas não é a mesma para diferentes materiais, ou seja, mesmo para uma mesma variação de temperatura, a dilatação dos corpos não será a mesma para diferentes materiais, pois cada um tem um coeficiente de dilatação característico.

Dilatação (ou Contração) Térmica é aquela que ocorre devido a uma variação na sua temperatura. É pouco usada a expressão contração, mas quando se encontra uma dilatação negativa é fato que o corpo contraiu.

Dependendo da dilatação mais significativa em uma determinada dimensão (comprimento, largura e profundidade), a dilatação dos sólidos é classificada em: linear, superficial e volumétrica.

A dilatação superficial acontece predominantemente em corpos que apresentam grandes superfícies, em comparação às suas outras dimensões. Alguns exemplos de objetos em que a dilatação superficial é mais significativa são chapas metálicas, asfalto, placas de concreto, calhas de zinco, etc.

A dilatação aparente é aquela diretamente observada, na qual o volume do líquido aumenta e este transborda. Quando há variação na temperatura há também variação no volume do líquido.

A dilatação térmica dos líquidos ocorre quando eles são aquecidos. Esse fenômeno decorre do ganho da energia cinética das moléculas que compõem o líquido, uma vez que, movendo-se mais rapidamente, elas passam a ocupar um volume maior.

Todo corpo que possua dimensões de altura, largura e profundidade pode sofrer dilatação térmica quando entrar em contato com o calor. Um exemplo do como o processo de dilatação térmica é diferente em cada corpo, é quando esquentamos um recipiente de vidro com tampa para que ele abra com mais facilidade.