Quais são os 4 tipos de coordenação motora?

Perguntado por: imachado9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Dentro desse contexto, existem quatro tipos de coordenação motora: a geral, a específica, a grossa e a fina.

Você já viu que a coordenação motora grossa é a que envolve grandes músculos e movimentos. Mas qual é a coordenação motora fina? Ela é a responsável por atividades mais delicadas, especialmente as que envolvem a musculatura das mãos.

As habilidades motoras fundamentais são compostas por habilidades de locomoção (correr, saltar, rolar), de estabilidade (equilibrar-se sobre uma perna ou sobre uma barra de equilíbrio) e de manipulação (arremessar, chutar, pegar) (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013; RUDD et al., 2015), as habilidades também são ...

Para ajudar o seu filho nessa tarefa, a seguir vamos mostrar diversas formas de trabalhar a coordenação motora fina brincando e se divertindo.

  • Desenhar e colorir. ...
  • Fazer origamis. ...
  • Brincar de pegar vareta. ...
  • Cortar e colar. ...
  • Cozinhar. ...
  • Modelar massinha.

A coordenação motora ampla/grossa é responsável pelos movimentos amplos e pela sustentação postural através da atividade dos grandes músculos. A coordenação motora fina é representada pelos pequenos músculos envolvidos na coordenação óculo-manual, e que são responsáveis pelos movimentos mais refinados e pela destreza.

Coordenação Motora Grossa
As tarefas que exigem a Coordenação Grossa são correr, levantar da cama, pular, caminhar, erguer objetos, dançar, subir escadas, praticar esportes, etc.

Os movimentos da motricidade ampla compreendem andar, carregar, empurrar, mexer os braços, pernas e mãos, correr, sentar, se inclinar para frente e para trás e rolar, por exemplo. Conforme a idade avança, novos movimentos vão surgindo de forma relevante para a evolução da criança.

A coordenação visomotora é uma habilidade que utiliza importantes sistemas relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor. Assim, ela envolve a percepção visual e coordenação olho-mão. A estimulação dessa habilidade irá auxiliar no processo de aprendizagem escrita da criança.

A coordenação motora geral é essencial para que seja possível andar, rastejar, pular e fazer outros exercícios e movimentos do mesmo tipo. A coordenação motora específica, assim como o nome já diz, permite que seja possível controlar os movimentos mais específicos para realizar um determinado tipo de atividade.

A lateralidade é a propensão que o ser humano possui de utilizar preferencialmente mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Isto significa que existe um predomínio motor, ou melhor, uma dominância de um dos lados. O lado dominante apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez.

A coordenação motora grossa faz referência às atividades que trabalham os músculos maiores do nosso corpo, ou seja, são responsáveis pela execução dos movimentos maiores também, como por exemplo: sentar, mover as pernas, pés e braços, correr e andar.

Motricidade fina
Diferentemente da motricidade grossa, a fina requer a utilização dos músculos menores do corpo.

Museu da Imaginação

  1. Circuitos. Os circuitos são maneiras divertidas para estimular a coordenação motora na infância e fazer com que os pequenos trabalhem os movimentos grossos. ...
  2. Dedoches. ...
  3. Blocos de montar. ...
  4. Amarelinha. ...
  5. Pega-varetas. ...
  6. Bicicleta, triciclo e patins.

7 habilidades motoras necessárias para melhorar o desempenho acadêmico

  • 1 – Coordenação olho-mão. ...
  • 2 – Coordenação Bilateral. ...
  • 3 – Músculo do Núcleo. ...
  • 4 – Equilíbrio e Coordenação. ...
  • 5- Cruzando a linha média. ...
  • 6 – Atividades De Trás para a Frente. ...
  • 7- Padronização.

São todas as capacidades “treináveis” de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.

Habilidade de Estabilização = flexionar, equilibrar, estender, girar, posições invertidas.