Quais são os 4 tipos de contração muscular?

Perguntado por: nhernandes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Resumindo, sendo força (F) e resistência (R):

  • Quando F > R, contração concêntrica;
  • Quando F < R, contração excêntrica;
  • Quando F = R, contração isométrica.

A contração muscular excêntrica, quando comparada à contração muscular concêntrica, produz maior torque muscular em um mesmo ângulo articular.

Contração isotônica dividida ainda em: contração concêntrica - é o tipo de contração muscular no qual os músculos encurtam durante a geração de força; contração excêntrica - ocorre quando o músculo alonga enquanto está sob tensão devido a uma força externa maior que a força gerada pelo músculo.

O tecido muscular é um tecido dos animais caracterizado pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estímulos claros e utilizando o ATP (molécula orgânica responsável pelo armazenamento de energia nas suas ligações químicas); e pela sua excitabilidade, ou seja, capacidade de ...

a) Agonistas: são os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: ... # Músculo antagonista: o antagonista é o músculo contrário do movimento que você está realizando, então, se você está fazendo um supino reto na ...

Ocorre quando o músculo se contrai e produz força sem alteração macroscópica no ângulo da articulação, ou seja, não há movimento. Também são chamadas de contrações estáticas ou de sustentação, normalmente é usada para manutenção da postura. Funcionalmente estas contrações estabilizam articulações.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Os músculos apresentam diferentes tamanhos, formas e funções, por isso, são classificados em três tipos: liso, estriado cardíaco e estriado esquelético.

Temos 3 principais tipos de força e vamos descrever melhor abaixo, sendo elas: isotônica, isométrica e isocinética. Lembrando da etimologia das palavras já nos ajuda a entender cada tipo de força: iso = constância; metria = comprimento; tonos = alongamento; e cinética = velocidade.

Músculo Liso ou Não-estriado: Músculo com contração lenta e involuntária como o músculo dos órgãos internos (estômago, fígado, intestino), pele, vasos sanguíneos, sistema excretor (movimentos peristálticos), dentre outros.

A massa muscular do corpo humano é composta por dois tipos principais de fibras musculares que são as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas são também chamadas de Tipo I ou de contração lenta, Já as brancas são o Tipo II ou de contração rápida.

Já a contração concêntrica ocorre quando o músculo se encurta enquanto está sob tensão. Isso pode ser visto quando levantamos uma carga. Esse tipo de contração é importante para realizar movimentos de levantamento, como subir uma escada ou levantar pesos.

Concêntrica: Quando realiza a força de contração muscular, em que o músculo diminui seu tamanho aproximando a origem da inserção. Excêntrica: Quando realiza força alongando o comprimento dos músculos, distanciando a origem da inserção, uma reação oposta ao concêntrico. É a “volta” do movimento.

A contração muscular pode ser de dois tipos: Contração isométrica: quando o músculo se contrai, sem encurtar o seu tamanho. Exemplo: a manutenção da postura envolve a contração isométrica. Contração isotônica: quando a contração promove o encurtamento do músculo.

O tecido muscular é dotado de algumas propriedades específicas que o tornam capaz de realizar as suas funções. Estas propriedades incluem a excitabilidade, a contractilidade, a extensibilidade e a elasticidade.

No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.

São provocados pelo estresse emocional e físico, má qualidade do sono, desidratação, estiramento de músculos e ligamentos, sobrecarga muscular, atividade física além do limite, fratura óssea, torção ou contusão, gravidez, abuso do álcool e excesso de cálcio, magnésio, sódio e potássio.