Quais são os 4 tipos de conhecimentos mais importantes?

Perguntado por: aescobar7 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.

Teoria do conhecimento, gnosiologia e epistemologia
A gnosiologia, por exemplo, pode referir-se ao conhecimento individual, psicológico, ou seja, trata de uma teoria do conhecimento, ao passo que a epistemologia pode se referir especificamente ao conhecimento científico e universalizável.

O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.

O conhecimento científico que nos proporcionou, por exemplo, encontrar a cura de diversas doenças, a partir de novos medicamentos. Todas as vacinas de doenças foram alcançadas através da pesquisa científica. Também é a partir da ciência que surgem novas tecnologias de proteção ambiental.

Os níveis do conhecimento são: o comum e o crítico.
Já o BOM SENSO define-se como o conjunto de elementos de criticidade que existe no meio do SENSO COMUM. O conhecimento produzido pelo SENSO COMUM é conhecimento, porém, superficial , baseado nas aparências dos fatos e acontecimentos.

Exemplos de conhecimentos empíricos:

  • Saberes práticos (cultivo da terra, uso de plantas medicinais, cuidados de higiene, etc.);
  • Superstições (pular ondas no réveillon para trazer boa sorte, bater na madeira para evitar que algo aconteça, não passar embaixo de escadas, etc.).

Entre outras características inerentes ao conhecimento científico, destaca-se o fato de ser: racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.

O senso comum pode ser definido como um conhecimento comum a todos, ou seja, é uma forma de raciocinar, entender e pensar sobre algo na qual pessoas de determinados grupos fazem da mesma forma.

O conhecimento é formado por 3 elementos básicos:

  • o sujeito (ou cognoscente): a pessoa capaz de obter o conhecimento;
  • o objeto (ou cognoscível): o quê ou aquilo que se pode conhecer;
  • a representação: que é o entendimento do objeto pelo sujeito.

A teoria do conhecimento, ou gnosiologia, é uma área da filosofia voltada para a compreensão da origem, natureza e a forma que tornam possível o ato de conhecer pelos seres humanos. Como disciplina da filosofia, a teoria do conhecimento surgiu na Idade Moderna, tendo como fundador o filósofo inglês John Locke.

RESPOSTA: O conhecimento de si próprio e do mundo, o conhecimento dos autênticos valores que determinam a busca da verdade e o conhecimento da finalidade da existência.

02) Há, pelo menos, quatro tipos de conhecimento que os seres humanos fazem uso para buscar compreender a realidade: o conhecimento empírico, o conhecimento científico, o conhecimento filosófico e o conhecimento teológico.

Características do conhecimento filosófico
Crítico: todas as informações devem ser profundamente analisadas e refletidas antes de serem levadas em consideração; Especulativo: as conclusões são baseadas em hipóteses e possibilidades, devido ao uso de um conhecimento teórico puro.

O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.

Como adquirir mais conhecimento?

  1. Mude o hábito aos poucos. Se você não gosta de ler, para romper a barreira do hábito, separe leituras curtas e de assuntos que atraiam a sua atenção. ...
  2. Mergulhe em sua área. ...
  3. Leia em outro idioma. ...
  4. Procure cursos online. ...
  5. Tenha um mentor. ...
  6. Faça perguntas.

A maneira mais comum usada para se referir a um conhecimento é utilizando-se das classificações: básico, intermediário e avançado. Você poderá usar das três para detalhar um pouco mais qual seu nível de domínio e conhecimento de determinada ferramenta, por exemplo.

Conhecimento é a análise de informações, experiências e aprendizados que adquirimos de nossas experiências. Já a sabedoria está no modo como utilizamos esses conhecimentos adquiridos ao longo da vida, em como o aplicamos em nosso dia a dia.

Características do conhecimento religioso
Valorativo: o conhecimento religioso baseia-se em julgamentos subjetivos e não em fatos e acontecimentos comprovados. Inverificável: por lidar com questões espirituais, metafísicas, divinas e sobrenaturais, o conhecimento religioso não é submetido à verificação científica.

O conhecimento empírico dá aos indivíduos que compõem uma comunidade certos parâmetros, limitações e precauções, o que lhes permite analisar e julgar facilmente em diversos contextos, que podem ser seguros ou simplesmente representados por situações sociais complicadas.

O conhecimento empírico acontece de constatações pessoais, a partir de observações e experiências pessoais. De forma geral, é um resultado da prática cotidiana. Então, é um conhecimento que considera experiências particulares como uma verdade coletiva.

Abaixo daremos alguns exemplos do que é caracterizado como senso comum:

  1. Chá de boldo cura problemas no fígado. ...
  2. Ameixa e mamão ajudam a regular o intestino. ...
  3. Em time que está ganhando não se mexe. ...
  4. Há solução para tudo, menos para a morte. ...
  5. Brasileiro gosta de samba, churrasco e futebol.