Quais são os 4 tipos de conhecimento científico?

Perguntado por: amaldonado5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Os quatro diferentes tipos de conhecimento: você consegue adivinhar quais são? Existem quatro tipos de conhecimento: empírico, científico, filosófico e religioso.

O conhecimento surge a partir da necessidade do homem em compreender a realidade. É resultado da interação com o meio em que vive. Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito.

Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

  • Conhecimento científico. ...
  • Conhecimento teológico (religioso) ...
  • Conhecimento empírico. ...
  • Conhecimento filosófico. ...
  • Conhecimento tácito.

Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.

O conhecimento científico é o conhecimento produzido a partir de atividades científicas, envolvendo experimentação e coleta de dados, sendo seu objetivo demonstrar, por argumentação, uma solução para um problema proposto, em relação a uma determinada questão.

O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas.

O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.

Uma das principais características do conhecimento científico é a sistematização, pois consiste num saber ordenado, ou seja, formado a partir de um conjunto de ideias que são formadoras de uma teoria. Outro fator que caracteriza o conhecimento científico é o princípio da verificabilidade.

O conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. É um conhecimento metódico que tem como objetivo encontrar explicações válidas para os diversos problemas propostos.

Conhecimento Científico: considerado o mais importante e com maior credibilidade, pois se baseia em resultados de diversas áreas de estudo, como engenharia, biologia, geologia, química, física, entre outros.

O conhecimento empírico acontece de constatações pessoais, a partir de observações e experiências pessoais. De forma geral, é um resultado da prática cotidiana. Então, é um conhecimento que considera experiências particulares como uma verdade coletiva.

O termo "empírico" tem como origem a palavra grega empeiria, que significa experiência, vivência. Por basear-se nessa experiência do cotidiano, o saber empírico está associado ao senso comum e compreendido como algo vulgar ou um conhecimento menor em relação a outras formas de conhecimento.

O conhecimento tecnológico é composto de uma série de técnicas definidas por atos e normas decisórias que orientam sua aplicação seqüencial, de modo a produzir resultados previsíveis, em determinadas condições.

Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.

É o conjunto de procedimentos padronizados adotados pelo investigador de acordo com o problema investigado. É a forma crítica de produzir o conhecimento científico. É a de ser uma investigação constante, em contínua construção e reconstrução, tanto das teorias quanto dos seus processos de investigação.

Ela pode ser realizada por meio de:

  • observação;
  • aplicação de questionários;
  • entrevistas;
  • análises.

Teorias científicas são testáveis e fazem previsões passíveis de falseabilidade. Elas descrevem as causas de um determinado fenômeno natural e são usadas para explicar e prever aspectos do universo físico ou áreas específicas de investigação (por exemplo, eletricidade, química e astronomia).

Você observou um fenômeno (manchas vermelhas), bolou a hipótese (“será o xampu novo?”) e fez testes (usando novamente o xampu e indo ao médico). Com a conclusão, agora você consegue prever que terá alergia quando usar esse produto — e deve, portanto, evitá-lo.

Significado de Científico
adjetivo Relativo à ciência, à reunião de saberes racionais obtidos pela observação, pesquisa, estudo e demonstração de acontecimentos, fatos, fenômenos: interesse científico. Que não é ideológico, nem se baseia no senso comum: pensamento, pesquisa científica.

As etapas do método científico são: observação, questionamento, formulação de hipótese, realização de experimentos, aceitação/rejeição das hipóteses e conclusão.