Quais são os 4 tipos de conflitos?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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Os quatro níveis de conflito são:

  • Intrapessoal;
  • Interpessoal;
  • Intragrupo;
  • Intergrupo.

Existem três tipos de conflitos mais frequentes dentro das empresas:

  • falhas na comunicação interna;
  • escassez de processos;
  • clima organizacional nocivo.

Segundo o senso comum, a palavra “conflito” tem vários significados: desentendimento, incompatibilidade, desavença, briga, luta, combate, embate, contenda, enfrentamento, choque, etc. Os melhores dicionários definem o conflito como o ato, estado ou efeito de duas pessoas divergirem muito.

Um conflito pode surgir quando uma das partes sente que carece de informações importantes. Quando os colaboradores estão experimentando continuamente mudanças que eles não foram informados adequadamente. Ou se há decisões as quais o pessoal sente que deve estar envolvido.

O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre algumas situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbaram a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos.

“O conflito é um desacordo e, em geral, as pessoas entram em conflito por divergência (incompatibilidade) de valores, necessidades, opiniões e desejos de uma ou de ambas as partes” (ZAPAROLLI, 2009).

Conflito sentido: consiste naquele que já atinge ambas as partes, e em que existe a emoção e forma consciente. Conflito manifesto: trata-se daquele conflito que já atingiu ambas as partes, já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.

5 Estilos de Gestão de Conflitos

  • Efeitos positivos dos conflitos. Faz parte do dia-a-dia do gestor/líder gerir conflitos. ...
  • Estilo Competitivo. ...
  • Estilo de Evitamento. ...
  • Estilo de Compromisso. ...
  • Estilo de Acomodação. ...
  • Estilo de Colaboração.

Os 3 tipos de conflitos organizacionais mais frequentes

  • Falhas na comunicação interna. ...
  • Ausência de processos. ...
  • Clima organizacional ruim.

Exemplos de conflito no trabalho
Falta de produtividade, de foco e desmotivação individual e coletiva. Rivalidade, competitividade negativa e hostilidade. Falta de comprometimento com a empresa e com o trabalho. Desvalorização do profissional e das atividades.

Mas o que caracteriza um conflito? Duas condições diferentes precisam ser satisfeitas: primeiro, deve haver um desacordo entre duas partes (por exemplo, elas podem ter visões diferentes sobre como uma tarefa deve ser resolvida ou priorizada) e, segundo, o foco não deve mais estar apenas na tarefa, mas na pessoa.

Na organização, então, o conflito pode surgir por elementos de índole intrapessoal (contradições próprias da pessoa), interpessoal (oposições, diferenças e desencontros entre duas ou mais pessoas de um mesmo grupo), intergrupal (entre grupos diferenciados da organização) ou a partir de processos definidos da totalidade ...

O conflito ocorre sempre que partes interdependentes percebem os objetivos como incompatíveis. Crenças e valores diferentes podem gerar o desconhecimento das necessidades do outro. Esse comportamento passa a desfavorecer habilidades para trabalhar em equipe e afetar assim o ambiente de trabalho, o qual se torna tenso.

O mais eficaz e o mais recomendado para que se possa cessar um conflito são as táticas de diálogo. Estas incluem o apaziguamento, negociação, confrontação e resolução de problemas. É um processo moroso e difícil. Exige maior habilidade de negociação entre as partes e o mediador.

A ocorrência frequente de conflitos pode conduzir à prática de assédio moral ou até mesmo a sabotagem de um colaborador pelo outro, o que aumenta o risco de processos judiciais contra a empresa e seus gestores.

Luta; oposição; disputa.

Mesmo que possa se confundir com ela, conflito não é sinônimo de violência. Violentos podem ser os meios de resolução ou os atos que tentam expressar um conflito que não pôde ser formulado, explicitado.

A palavra conflito, conforme definição do dicionário, pode ser entendida como a “oposição mútua entre as partes que disputam o mesmo direito, competência ou atribuição”. Dessa forma, sempre que houver dois interesses distintos, de pessoas distintas e que não coincidam, estaremos diante de uma situação de conflito.

O conflito é essencial para harmonia de grupos sociais, pois oferece meios de equilibrar as relações e os interesses dos envolvidos. Pensar no mesmo como algo positivo, pode ser errado para muitos. Mas o que faz a diferença é a forma como as partes lidam com o processo.

É o que se chama comumente de “conflito de interesses”: quando as necessidades de uma pessoa entram em conflito com as necessidades do outro. Por exemplo, quando precisamos fazer uma tarefa doméstica e os responsáveis por ela querem descansar em vez de fazê-la.