Quais são os 4 tipos de cantigas?
Assim, temos:
- 1 - Cantigas de amor. Manifestam uma paixão infeliz, um amor não correspondido do trovador pela sua dama; ...
- 2 - Cantigas de amigo. A temática desse tipo de cantiga é a saudade; ...
- 3 - Cantigas de escárnio. Críticas ao comportamento social; ...
- 4 - Cantigas de maldizer.
Quais os principais tipos de cantigas do Trovadorismo?
Cantigas de amor
- “Cantiga da Ribeirinha” de Paio Soares de Taveirós.
- Tradução.
- Cantiga “Ai Deus, se sab'ora meu amigo” de Martin Codax.
- Cantiga de escárnio “A Dom Foam quer'eu gram mal” de João Garcia de Guilhade.
O que é uma cantiga lírica?
As cantigas líricas (que se dividem em cantigas de amor e amigo) fazem parte das obras literárias que abordavam temáticas mais amorosas e sentimentais, referentes a algum indivíduo. Primeiramente, as cantigas de amor abordavam uma relação vassala, por meio de um eu-lírico masculino.
Qual é a cantiga mais antiga conhecida?
Cantiga da Ribeirinha
A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.
Quais são as cantigas de escárnio?
"Cantigas de escárnio são aquelas que os trovadores fazem querendo dizer mal d'alguém em elas, e dizem-lho per palavras cobertas que hajam dous entendimentos pera lhe-lo nom erem... ligeiramente; e estas palavras chamam os clérigos hequivocatio".
Quais são as cantigas de amigo?
De acordo com o tema tratado, as cantigas de amigo podem denominar-se alva, alba ou alvorada, barcarola ou marinha, bailia ou bailada e cantiga de romaria.
Qual a diferença entre as cantigas de amor e de amigo?
A diferença mais imediatamente percetível entre os dois géneros é, sem dúvida, a indicada pela fragmentária Arte de Trovar do Cancioneiro da Biblioteca Nacional, em cuja formulação a cantiga é de amor quando o poeta fala de si mesmo, e é de amigo quando ele finge que é a mulher a expor as suas próprias penas.
O que é cantiga de escárnio e exemplos?
Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando o duplos sentidos. Exemplo: a música da dupla Maiara e Maraisa, "Quem ensinou fui eu".
O que significa a palavra trovadorismo?
O Trovadorismo é um movimento literário medieval que tem representações principalmente nas regiões onde hoje estão localizados a França, a Espanha e Portugal. As produções literárias do Trovadorismo são chamadas de cantigas.
Quais são as características das cantigas de escárnio e maldizer?
Cantiga de escárnio: são composições em que se critica alguém através da zombaria do sarcasmo. Trazem sátiras indiretas por encobrir a agressividade através do equívoco e da ambiguidade. Cantigas de maldizer: apresentam sátira direta, contundente e clara.
Quais são as cantigas satíricas?
As cantigas de escárnio e maldizer são do tipo satíricas, com a intenção de contrariar padrões sociais, ironizar ou difamar pessoas e/ou situações. A diferença entre as duas está, principalmente, na forma como essa crítica é transmitida. E vedes como vos quero loar: Dona fea, velha e sandia!
O que a cantiga de amor retrata?
Nas chamadas cantigas de amor, influenciadas pela arte praticada na região de Provença, na França, impera o tema do amor cortês, isto é, o modo de amar do cortesão, daquele que vivia na corte. Entre a dama e o cavaleiro, estabelece-se uma relação equivalente à que existia na vida política.
Quais são as 4 cantigas medievais?
Nesse contexto, em que a liberdade artística e de pensamento eram restringidas pelo clero, surgiu o Trovadorismo, movimento literário medieval caracterizado por uma “poesia cantada”, as chamadas cantigas trovadorescas. Elas são assim classificadas: de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.
São cantigas populares?
O que são cantigas populares? As cantigas populares fazem parte do patrimônio cultural da humanidade. De forma geral, são músicas associadas ao folclore. Ou seja, às tradições, costumes e até lendas de um povo.
Qual a origem das cantigas no Brasil?
As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local.
O que diferencia as cantigas de escárnio e maldizer?
As cantigas satíricas eram divididas em cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Ambas as cantigas faziam sátiras ou deboche, porém existia uma diferença em relação como a sátira era feita. A cantiga de escárnio tinha um tom mais leve e a cantiga de maldizer era direta e ácida.
O que é cantiga satírica de maldizer?
As cantigas satíricas (que se dividem em cantigas de escárnio e maldizer) fazem parte de obras literárias que buscavam criticar comportamentos individuais e/ou coletivos, em forma musical.
O que é cantiga de maestria?
Cantiga de mestria – cantiga sem refrão. Descordo – cantiga cujas estrofes não obedecem à norma da isometria.
O que são cantigas por que são chamadas assim?
Quando os poemas eram cantados havia acompanhamento musical, com instrumentos de música e dança, por esse motivo os poemas foram chamados de cantigas.
O que era uma cantiga?
As cantigas fazem parte da rotina da Educação Infantil. A partir delas é possível brincar, desenvolver a audição, ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória. A prática ainda contribui para as crianças se iniciarem na música. As cantigas são também a porta de entrada para outros mundos.
Qual era o objetivo das cantigas de maldizer?
A intenção destas cantigas é satirizar certos aspetos da vida da corte, visando com frequência certas personagens como jograis, soldadeiras, clérigos, fidalgos, plebeus nobilitados.