Quais são os 4 tipos de cantigas?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 25 de maio de 2023
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Assim, temos:

  • 1 - Cantigas de amor. Manifestam uma paixão infeliz, um amor não correspondido do trovador pela sua dama; ...
  • 2 - Cantigas de amigo. A temática desse tipo de cantiga é a saudade; ...
  • 3 - Cantigas de escárnio. Críticas ao comportamento social; ...
  • 4 - Cantigas de maldizer.

Cantigas de amor

  • Cantiga da Ribeirinha” de Paio Soares de Taveirós.
  • Tradução.
  • Cantiga “Ai Deus, se sab'ora meu amigo” de Martin Codax.
  • Cantiga de escárnio “A Dom Foam quer'eu gram mal” de João Garcia de Guilhade.

As cantigas líricas (que se dividem em cantigas de amor e amigo) fazem parte das obras literárias que abordavam temáticas mais amorosas e sentimentais, referentes a algum indivíduo. Primeiramente, as cantigas de amor abordavam uma relação vassala, por meio de um eu-lírico masculino.

Cantiga da Ribeirinha

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

"Cantigas de escárnio são aquelas que os trovadores fazem querendo dizer mal d'alguém em elas, e dizem-lho per palavras cobertas que hajam dous entendimentos pera lhe-lo nom erem... ligeiramente; e estas palavras chamam os clérigos hequivocatio".

De acordo com o tema tratado, as cantigas de amigo podem denominar-se alva, alba ou alvorada, barcarola ou marinha, bailia ou bailada e cantiga de romaria.

A diferença mais imediatamente percetível entre os dois géneros é, sem dúvida, a indicada pela fragmentária Arte de Trovar do Cancioneiro da Biblioteca Nacional, em cuja formulação a cantiga é de amor quando o poeta fala de si mesmo, e é de amigo quando ele finge que é a mulher a expor as suas próprias penas.

Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando o duplos sentidos. Exemplo: a música da dupla Maiara e Maraisa, "Quem ensinou fui eu".

O Trovadorismo é um movimento literário medieval que tem representações principalmente nas regiões onde hoje estão localizados a França, a Espanha e Portugal. As produções literárias do Trovadorismo são chamadas de cantigas.

Cantiga de escárnio: são composições em que se critica alguém através da zombaria do sarcasmo. Trazem sátiras indiretas por encobrir a agressividade através do equívoco e da ambiguidade. Cantigas de maldizer: apresentam sátira direta, contundente e clara.

As cantigas de escárnio e maldizer são do tipo satíricas, com a intenção de contrariar padrões sociais, ironizar ou difamar pessoas e/ou situações. A diferença entre as duas está, principalmente, na forma como essa crítica é transmitida. E vedes como vos quero loar: Dona fea, velha e sandia!

Nas chamadas cantigas de amor, influenciadas pela arte praticada na região de Provença, na França, impera o tema do amor cortês, isto é, o modo de amar do cortesão, daquele que vivia na corte. Entre a dama e o cavaleiro, estabelece-se uma relação equivalente à que existia na vida política.

Nesse contexto, em que a liberdade artística e de pensamento eram restringidas pelo clero, surgiu o Trovadorismo, movimento literário medieval caracterizado por uma “poesia cantada”, as chamadas cantigas trovadorescas. Elas são assim classificadas: de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

O que são cantigas populares? As cantigas populares fazem parte do patrimônio cultural da humanidade. De forma geral, são músicas associadas ao folclore. Ou seja, às tradições, costumes e até lendas de um povo.

As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local.

As cantigas satíricas eram divididas em cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Ambas as cantigas faziam sátiras ou deboche, porém existia uma diferença em relação como a sátira era feita. A cantiga de escárnio tinha um tom mais leve e a cantiga de maldizer era direta e ácida.

As cantigas satíricas (que se dividem em cantigas de escárnio e maldizer) fazem parte de obras literárias que buscavam criticar comportamentos individuais e/ou coletivos, em forma musical.

Cantiga de mestria – cantiga sem refrão. Descordo – cantiga cujas estrofes não obedecem à norma da isometria.

Quando os poemas eram cantados havia acompanhamento musical, com instrumentos de música e dança, por esse motivo os poemas foram chamados de cantigas.

As cantigas fazem parte da rotina da Educação Infantil. A partir delas é possível brincar, desenvolver a audição, ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória. A prática ainda contribui para as crianças se iniciarem na música. As cantigas são também a porta de entrada para outros mundos.

A intenção destas cantigas é satirizar certos aspetos da vida da corte, visando com frequência certas personagens como jograis, soldadeiras, clérigos, fidalgos, plebeus nobilitados.