Quais são os 4 tipos de avaliação?

Perguntado por: imuniz7 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Conheça os 4 tipos de avaliação

  1. Avaliação diagnóstica. A avaliação diagnóstica é aquela que busca analisar o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo. ...
  2. Avaliação formativa. ...
  3. Avaliação somativa. ...
  4. Avaliação comparativa.

Os principais tipos de avaliação são diagnóstica, formativa e somativa e a principal diferença entre elas é quanto à finalidade.

A seguir, veja quais são os principais tipos de avaliação da aprendizagem e os critérios utilizados para a realização da análise na instituição de ensino.

  • Autoavaliação. ...
  • Avaliação diagnóstica. ...
  • Avaliação somativa. ...
  • Avaliação ipsativa.

A avaliação formativa é um método contínuo que ajuda os professores a monitorar o progresso dos alunos e identificar quaisquer desafios que eles estejam enfrentando à medida que aprendem. Nesse sentido, inclui uma série de testes rápidos que fornecem feedback pontual sobre o desempenho dos estudantes.

A BNCC muda as avaliações regulares, também chamadas de avaliações formativas. Elas consistem em propostas avaliativas capazes de melhorar o processo de ensino a partir dos dados coletados na aplicação de provas e outros instrumentos. O objetivo é identificar dificuldades de aprendizagem para a correção rápida.

Por fim, a avaliação somativa é a mais conhecida no dia a dia escolar. Ela é aquela avaliação que quantifica, que atribui uma nota aos estudantes. Diferentemente das outras avaliações, que têm foco qualitativo, a somativa é quantitativa.

São abordados, a prova, a observação, o portfólio, o relatório, conselhos de classe e o mapa conceitual. No entanto, vale ressaltar que a limitação desse trabalho, impossibilita a apresentação de todos os instrumentos de avaliação que, igualmente, são importantes de serem considerados no processo educativo.

Na formativa, os docentes buscam verificar se os estudantes estão indo bem ou precisam de alguma ajuda, com o objetivo de melhorar a sua aprendizagem. Na somativa, são atribuídas notas que demonstram se a meta de aprendizagem foi alcançada ou não.

A avaliação somativa pode ser feita por meio das seguintes práticas:

  1. provas e trabalhos finais;
  2. avaliação final;
  3. somatório de avaliações realizadas ao longo do ano;
  4. avaliações híbridas dos tipos anteriores.

No âmbito da alfabetização, a avaliação diagnóstica (formativa) constitui instrumento essencial para os processos de ensino e aprendizagem da palavra escrita, uma vez que é o diagnóstico que permite identificar os estágios de aprendizagem dos alunos em leitura e em escrita, visando à delimitação das intervenções mais ...

É possível avaliar o aprendizado do aluno a partir de atividades como:

  • participação em seminários e debates;
  • trabalhos em grupo;
  • estudo dirigido;
  • apresentações artísticas.

Avaliação cumulativa
Essa avaliação é aquela voltada à retenção dos conhecimentos repassados em sala de aula. O professor trabalha junto com o aluno e o acompanha em seu dia a dia. Assim, o estudante recebe orientações contínuas, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Considera-se que uma das melhores maneiras de se avaliar um aluno inicialmente, é propondo a ele uma situação – problema, no qual ele irá vivenciar o momento e buscar uma forma de resolver dentro dos limites de seus conhecimentos.

A avaliação somativa é a mais próxima das avaliações tradicionais. É uma forma de mensurar a aprendizagem dos estudantes por meio de um balanço somatório de avaliações, após um processo educacional. Ela é tanto classificatória quanto informativa.

Conheça os 4 tipos de avaliação

  1. Avaliação diagnóstica. A avaliação diagnóstica é aquela que busca analisar o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo. ...
  2. Avaliação formativa. ...
  3. Avaliação somativa. ...
  4. Avaliação comparativa.