Quais são os 4 tipos de atenção?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Segundo a psicologia, existem quatro formas básicas de atenção, algumas conscientes, outras voluntárias: seletiva, alternada, sustentada e dividida.

  • Atenção Seletiva. ...
  • Atenção Alternada. ...
  • Atenção Sustentada. ...
  • Atenção Dividida.

A atenção concentrada e a atenção difusa são tipos bastante investigados em diversos contextos. A atenção concentrada consiste na capacidade de o indivíduo selecionar estímulos relevantes do ambiente, buscando os detalhes do campo visual e focando-se nesses estímulos.

A atenção é um processo cognitivo que nos permite selecionar e concentrar-nos em estímulos relevantes. De acordo com o modelo hierárquico de Sohlberg e Mateer, existem diferentes tipos: excitação, focalizada, sustentada, selectiva, alternada e dividida.

A Atenção Primária em Saúde abrange “a promoção, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação, de acordo com o perfil epidemiológico e as necessidades de saúde apresentadas pela população de um território“.

Os níveis de atenção e assistência à saúde no Brasil são estabelecidos pela Portaria 4.279 de 30 de dezembro de 2010, que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles: atenção primária, atenção secundária e terciária.

A atenção alternada favorece a execução de trabalhos simultâneos e/ou diferenciados em suas naturezas. Por exemplo, ao ler um manual de instruções de um computador e, na sequência, executar os comandos indicados neste documento e, posteriormente, testar cada nova função… isso é atenção alternada.

A atenção concentrada é caracterizada pela concentração do cérebro em apenas uma atividade, excluindo todos os estímulos ao redor. Essa atenção é usada quando focamos a atenção em um único objeto de trabalho.

ATENÇÃO DISPERSA: É quando o condutor dirige de maneira distraída. Exemplos: falando ou mexendo no telefone celular, sintonizando o som, namorando, acendendo cigarro, entre outros que tire sua atenção por segundos.

Consiste em concentrar voluntariamente toda a atenção da mente em um objetivo [2]. A memória nos permite registrar, conservar e evocar experiências, ideias, imagens, eventos, sentimentos, etc. Também representa a capacidade de manter as informações em nossa mente e recordá-la em algum momento futuro [3].

A Atenção Discriminativa é a função mental que ao focalizar dois ou mais estímulos diferentes, precisa realizar uma separação levando em consideração somente o objeto de seu interesse e assim emitir uma resposta específica.

Quais são os tipos de atenção

  1. 1 – Atenção Seletiva.
  2. 2 – Atenção Alternada.
  3. 3 – Atenção Sustentada.
  4. 4 – Atenção Concentrada.

O campo dos estudos da cognição humana apresenta quatro abordagens principais, são elas: a ciência cognitiva computacional, a neurociência cognitiva, a neuropsicologia cognitiva e a psicologia cognitiva (EYSENCK; KEANE, 2017).

A atenção é a capacidade de focalizar a atividade psíquica sobre um ou alguns dos vários estímulos que estão presentes em um determinado local. São recrutadas simultaneamente áreas límbicas, corticais e reticulares do encéfalo. Pode ser dividida em atenção espontânea ou vigilância e atenção voluntária ou tenacidade.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, ...

Qual a diferença entre Atenção Básica e Atenção Primária? De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica não existe diferença entre os termos, eles são considerados equivalentes.

A primeira apresenta o processo de implantação das redes temáticas acordadas de forma tripartite para os anos de 2011 a 2013: Rede Cegonha, Rede de Atenção às Urgências e Emergências, Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência e a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, com ...

A prevenção está classificadaa como primária, secundária, terciária e quaternária.

O Ministério da Saúde conceitua: “O matriciamento ou apoio matricial é um modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica” (MS, 2011).

O conceito de Atenção Primária
É o contato preferencial dos usuários com o sistema de saúde. Orienta-se pelos princípios da universalidade, acessibilidade (ao sistema), continuidade, integralidade, responsabilização, humanização, vínculo, equidade e participação social.