Quais são os 4 tipos de antagonismo?

Perguntado por: eguterres . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Os antagonistas são classificados em:

  • parcial/total.
  • reversível/irreversível.
  • competitivo/alostérico.

ALVOS PARA A AÇÃO DE FÁRMACOS
receptores; • canais iônicos; • enzimas; • transportadores (moléculas carregadoras). A maioria dos fármacos importantes age sobre um ou outro desses tipos de proteína, mas existem exceções. Por exemplo, a colchicina, utilizada no tratamento de ataques agudos de gota ( Cap.

Na narratologia o termo antagonista é geralmente usado para indicar o personagem que, em uma história, se opõe ao protagonista. Nos gêneros literários que utilizam a figura do herói (bom) em sentido amplo ou restrito (por exemplo, contos de fadas e romances de cavalaria), o antagonista representa o anti-herói ou vilão.

Antagonista é um personagem que se contrapõe ao protagonista, e nem sempre está presente nas narrativas. Ele traz ou representa uma ameaça, obstáculo, dificuldade ou impedimento ao que o protagonista deseja alcançar. Pode ser o vilão da história representado por um objeto, animal, monstro e espirito.

Esse termo é referente a um personagem, grupo ou instituição que representa a oposição ao protagonista, personagem principal da trama.

Existem vários tipos, que incluem endógenos, exógenos, fisiológicos, superagonistas, completos, parciais, inversos, irreversíveis, seletivos e co-agonistas.

A IUPHAR define o antagonismo como “funcional” quando ele ocorre em sítio celular diferente do receptor ativado pelo agonista.

- Agonistas Plenos:fármaco capaz de ativar o receptor e gerar uma resposta com alta eficácia, apresentando a resposta biológica máxima. - Agonistas Parciais:fármaco capaz de ativar o receptor e gerar uma resposta com baixa eficácia, apresentando uma resposta biológica submáxima.

O antagonismo ocorre quando a presença de um íon diminui a absorção de outro, independentemente da concentração do íon na solução do solo. No sinergismo ocorre interação positiva e a resposta na absorção é maior do que a esperada com o íon isoladamente.

1 oposição, incompatibilidade, rivalidade, divergência, contrariedade, adversidade, hostilidade, inimizade, antipatia, emulação, conflito, combate, luta, choque, competição, concorrência.

Receptores são de vários tipos, mas eles podem ser divididos em duas categorias: receptores intracelulares, os quais são encontrados dentro da célula (no citoplasma ou no núcleo), e receptores de superfície celular, os quais são encontrados na membrana plasmática.

Exemplos: morfina, fenilefrina e isoproterenol, benzodiazepinas e barbitúricos agem como agonistas.

Os medicamentos agonistas ativam ou estimulam seus receptores específicos, desencadeando uma resposta que aumenta ou diminui a atividade da célula.

Tais fatores são organizados em basicamente quatro etapas farmacocinéticas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Por exemplo, os medicamentos podem acelerar ou retardar as reações bioquímicas que provocam a contração muscular, regulação do volume de água e retenção ou eliminação dos sais do corpo pelas células renais, secreção glandular de substâncias (como muco, ácido gástrico ou insulina) e a transmissão de mensagens pelos ...