Quais são os 4 tipo de aprendizagem?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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A partir destas habilidades, Kolb definiu quatro estilos de aprendizagem: acomodador, convergente, assimilador e divergente.

Um estudo realizado no começo da década de 1990 pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner, da Universidade de Harvard, revelou que a mente humana tem sete tipos de aprendizagem – com múltiplas possibilidades de construção, dependendo do desenvolvimento de cada tipo em cada pessoa.

as 5 etapas do aprendizado são:

  • Compreender;
  • Reter;
  • Praticar;
  • Disseminar;
  • Criar;

Realizar testes práticos sobre o que você está estudando é uma das duas melhores maneiras de aprendizagem. A pesquisa científica mostrou que realizar testes práticos é até duas vezes mais eficiente do que outras técnicas.

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

Para entender o que são estilos de aprendizagem, é necessário compreender a forma que o aluno usa para conseguir aprender. Cada um possui um jeito diferente e aprende de maneira singular. Assim, existem tipos de aprendizagem com os quais cada pessoa tem mais facilidade (ou dificuldade) para entender o conteúdo.

A aprendizagem depende de quatro fatores fundamentais: maturação do sistema nervoso central, experiências, transmissão social e equilíbrio das estruturas cognitivas. Esses fatores permitem a aquisição de conhecimento com base na adaptação, na acomodação e na assimilação.

" Educação é o que as pessoas fazem com você; e aprender é o que você faz consigo.

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

As quatro etapas do ciclo de aprendizagem
experiência concreta; observação reflexiva; conceituação abstrata; experimentação ativa.

Tipos de aprendizagem: conheças os 7 existentes e identifique o seu

  1. Espacial. Nessa aprendizagem, os estímulos visuais são fundamentais para a absorção dos conteúdos. ...
  2. Físico-cinestésica. ...
  3. Interpessoal. ...
  4. Intrapessoal. ...
  5. Linguística. ...
  6. Lógico-matemática. ...
  7. Musical.

Os estilos de aprendizagem utilizam 03 formas de percepção de informações e são elas: - Visual: faz uso da visão como meio de obter e reter as informações; - Auditivo: vale-se da audição para absorver informações e; - Cinestésico: aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações.

Seguindo a teoria de Ausubel, efetivamente o aprendizado significativo pode ser distinguido em três formas: por “subordinação”, por “superordenação” e de “modo combinatório”. Esses tipos de aprendizagem têm relação com a interação entre o novo conhecimento e os subsunçores.

As principais características de um processo de aprendizagem são a mudança de comportamento, onde não é o suficiente participar de um treinamento para dizer que aprendeu alguma coisa; é necessário colocar em prática o que aprendeu e, somente com os resultados, é que podemos dizer se a pessoa aprendeu de fato ou não.

A Aprendizagem Social e Emocional (ASE) é o processo de adquirir competências centrais para reconhecer e gerir emoções, definir e estabelecer metas, avaliar as perspetivas das outras pessoas, estabelecer e manter relações positivas, tomar decisões responsáveis e tratar de situações interpessoais construtivamente.

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.

A aprendizagem estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente. Sendo um fenômeno que faz parte da pedagogia, a aprendizagem é uma modificação do comportamento do indivíduo em função da experiência.

As teorias comportamentais entendem o aprendiz como um ser que responde a estímulos do meio exterior, não levando em consideração o que ocorre dentro de sua mente durante o processo. A aprendizagem é interpretada somente como mudança de comportamento.