Quais são os 4 tempos Liturgicos?

Perguntado por: adias3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Como dissemos o Ano Litúrgico é cíclico e por isso o ano litúrgico é dividido em: Tempo do Advento, Tempo do Natal, Tempo da Quaresma, Tempo da Páscoa e Tempo Comum. Divide-se assim para animar a vida da Igreja e dar um sentido para as celebrações de cada tempo.

Ele é dividido em 5 tempos litúrgicos: o Advento, o Natal, o Tempo Comum, a Quaresma e a Páscoa. O Advento inicia o Ano Litúrgico, 4 domingos antes do Natal e compõe-se de 4 semanas e termina no dia 24 de dezembro. A cor litúrgica deste tempo é o roxo e a espiritualidade deste tempo nos prepara para a Vinda do Senhor.

O ano litúrgico é formado por dois grandes ciclos: O Natal e Páscoa. Ao lado deles está um período longo, de 34 semanas, chamado Tempo Comum. É dividido em ano A, B e C. Essa divisão é feita por uma questão pedagógica para que as leituras lidas aos domingos voltem a ser lidas novamente após três anos.

Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo.

A cor VERMELHA: É sempre sinal do Martírio. Por isso a Liturgia prevê que as celebrações do Domingo de Ramos, Paixão do Senhor, Santos Mártires sejam celebradas de vermelho. Também é sinal do fogo do Espírito Santo, e por isso também é usada a celebração de Pentecostes e nas celebrações do Sacramento da Crisma.

ADVENTO – Inicia-se o ano litúrgico. Compõe-se de 4 semanas. Começa 4 domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro.

Existem várias manifestações de liturgia, como a liturgia ambrosiana, liturgia de S. João Crisóstomo, liturgia moçárabe, liturgias orientais. Existe a liturgia das horas, sendo esse nome a designação de leituras para horas diferentes do dia, com hinos e passagens bíblicas.

I – Rito Latino
– rito Latino-Romano – é esta que constitui a larga maioria no Brasil; – rito Ambrosiano – utilizado na Arquidiocese de Milão, teve sua origem em Santo Ambrósio, mentor de Santo Agostinho; – rito Moçárabe, oriundo dos árabes convertidos ao cristianismo na Espanha durante a reconquista.

Diferentemente do ano civil, que começa em 1º de janeiro e termina em 31 dezembro, as celebrações da Igreja seguem o calendário litúrgico, que começa no 1º Domingo do Advento, em 28 de novembro de 2021, e termina no último sábado do Tempo Comum, em 26 de novembro de 2022.

O tempo comum tem 33 ou 34 semanas e é o mais longo do ano litúrgico.

Diferente do ano civil, o Ano Litúrgico não tem data fixa de início e de término. Sempre se inicia no primeiro Domingo do Advento, encerrando-se no sábado da 34ª semana do Tempo Comum, antes das vésperas do domingo, após a Solenidade de Cristo Rei do Universo.

Os tempos litúrgicos são divididos em Tempo do Advento, Tempo do Natal, Tempo da Quaresma e Tempo Pascal.

Estamos vivendo o ano litúrgico C, que compreende os anos de 2021-2022. Os dias de festas de santos celebrados em um país não são, necessariamente, comemorados em todos os lugares.

O Tempo Pascal, é o período que vai desde o Domingo da Ressurreição (a começar do Domingo da própria Páscoa) até o Domingo de Pentecostes (sétimo domingo após o Domingo da Páscoa).

Compõe-se de dois grandes ciclos (ciclo de Natal e ciclo de Páscoa) e do Tempo Comum. Ao longo do Ano litúrgico distribuem-se as festas dos Santos.