Quais são os 4 símbolos da Páscoa?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 1 de maio de 2023
4 / 5 13 votos

Durante a Semana Santa, vários símbolos fazem parte do ritual das comemorações, entre eles:

  • Ovo de Páscoa. Por representar o nascimento e a vida, presentear com ovos era um costume antigo entre os povos do Mediterrâneo. ...
  • Coelho de Páscoa. ...
  • Cordeiro. ...
  • Círio Pascal (vela) ...
  • Ramos de palmeira. ...
  • Pão e vinho. ...
  • Sinos. ...
  • Peixe.

Cordeiro da Páscoa
Este é um dos símbolos mais antigos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento. Naquela época, a Páscoa era celebrada com o sacrifício de um cordeiro. Para os cristãos, Jesus Cristo é o “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.

Além de realizar eventos festivos, há igrejas que têm a Santa Ceia de Cristo, o qual a cruz, o pão e vinho e o cordeiro são os principais símbolos da Páscoa Cristã.

Animais Sagrados da Páscoa
O cordeiro foi o animal que Moisés sacrificou para agradecer à Deus pela libertação do povo hebraico. O animal é o símbolo da aliança entre Deus e os hebreus. O sacrifício do cordeiro celebra a libertação da escravidão no Egito.

O círio pascal representa a luz de Cristo, pois o próprio Jesus disse: " Eu sou a luz do mundo!

A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

O Coelho da Páscoa é um dos símbolos pascais, utilizado por representar a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida. O coelho é um animal que se reproduz em grandes ninhadas.

O Girassol é um dos símbolos (pouco convencional) da Páscoa. Significa a busca da luz pelos cristãos em Jesus Cristo! A congratulação é emblematicamente inspirada na ressurreição, no “clima” para a Copa 2014!

Cordeiro da Páscoa
O Cordeiro de Páscoa remete ao Antigo Testamento, quando Deus fez uma aliança com o povo judeu. O cordeiro é visto como um dos símbolos mais antigos e tradicionais da Páscoa, não sendo muito usual nas comemorações dos países Ocidentais desde o século XX.

lírio branco

O lírio branco é considerado uma flor muito tradicional da Páscoa, por ter sido mencionado no por Jesus, representa esperança e amor, divindade e pureza.

cordeiro

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. É o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa do Antigo Testamento. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães sem fermento e com o sacrifício de um cordeiro.

O povo teria recebido Jesus com felicidade, colocando ramos de palmeiras e oliveira no caminho para ele passar, o que também era descrito como hábito antigo, significando triunfo. Dessa forma, o Domingo de Ramos foi consagrado.

(1) A prescrição sobre a celebração da Páscoa (Ex 12.21-28) é legitimada pelo editor do livro de Êxodo. Assim, o cabeçalho deste capítulo (Ex 12.1) afirma que a prescrição da Páscoa (12.21-28) é autorizada por Javé.

Uva: é dela que se faz o vinho, que Jesus transformou em seu sangue. Trigo: o pão é feito de trigo, que Jesus transformou em seu corpo. Pão e o Vinho: representam o corpo e o sangue de Cristo, repartido com seus discípulos na última ceia.

Trata-se de um símbolo de prosperidade e abundância. Também pode significar fertilidade. Para os chineses, o peixe simboliza a sorte. Já a carpa representa resistência, coragem e perseverança.

E, esses elementos, simbolicamente representam para os cristãos, o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Então o pão [...] representa, e é importante dizer que representa, porque a gente se distancia da ideia católica de transubstanciação, ele representa o corpo e o vinho representa o sangue.

Cordeiro de Deus em Latim é “Agnus Dei”, uma expressão da religião cristã que significa: ”Jesus Cristo o salvador da humanidade”.

Cordeiro. Este é um dos símbolos mais antigos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento. Naquela época, a Páscoa era celebrada com o sacrifício de um cordeiro. Para os cristãos, Jesus Cristo é o “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.