Quais são os 4 P's de marketing?

Perguntado por: tlessa . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Os 4 Ps do Marketing podem impulsionar as estratégias de marketing e publicidade da sua pequena empresa. São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Os 4 Ps do Marketing são:

  1. Produto: o que a empresa vende.
  2. Preço: quanto será cobrado do cliente.
  3. Praça: onde você oferecerá seu produto.
  4. Promoção: como você vai promover esse produto.

Praça. De forma geral, a praça, ou ponto de venda, diz respeito ao local de distribuição e logística do produto ou serviços da empresa para o consumidor final. Ou seja, onde o produto é oferecido.

Foi escolhida, então, a clássica abordagem dos 4Ps do composto de marketing. Os 4Ps são a denominação preconizada pelo professor Jerome Mc Carthy (1978), conhecida maneira de estudar produto, preço, praça e promoção como componentes do composto de marketing.

Na primeira (4Ps) você consegue definir seu produto, na segunda (4Cs) você define seu público e na terceira (4As) você avalia os resultados e propõe melhorias a fim de obter sucesso em sua jornada empreendedora.

A diferença é baseada, precisamente, na abordagem sobre o consumidor: no modelo dos 4 Ps do marketing, o enfoque central é sempre o do produto. Enquanto no modelo dos 4 Cs do marketing, a atenção é voltada para o consumidor.

Enquanto a promoção dos 4 Ps tem o objetivo de informar e estimular os clientes, a comunicação dos 4 Cs tem como objetivo criar uma interatividade maior a fim de obter melhores resultados. Ou seja, a empresa precisa dialogar com os clientes para poder entendê-los melhor e assim validar seu plano de marketing.

4 Ps do Marketing é um conceito que define os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing de sucesso: Produto, Preço, Praça e Promoção. São também chamados de Mix de Marketing. Existem conceitos de marketing que não morrem.

Os 4 P's de marketing, também conhecidos como Marketing Mix ou Composto de Marketing, são os 4 elementos fundamentais para compor as estratégias de marketing: Produto, Preço, Praça, Promoção.

São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Definição dos 4ps do marketing. Os 4 Ps em marketing são: produto, preço, ponto de venda e promoção. Este conjunto de elementos foi definido pelo professor americano E. Jerome McCarthy, que afirmou que o conceito era capaz de explicar o funcionamento do marketing de uma forma integral.

Eles são: Produto, preço, promoção, praça, pessoas, percepção e processos.

Os 4 As do marketing formam uma metodologia para planejar, adaptar, executar e avaliar uma campanha de marketing e assim obter maiores chances de sucesso nas vendas do produto ou serviço promovido. A ideia é seguir 4 passos que começam com a letra A, sendo eles: análise, adaptação, ativação e avaliação.

Esses elementos, tradicionalmente, são reconhecidos como os 4 Ps do marketing e, sobre eles, é correto afirmar que: O preço tem ligação com os aspectos de conveniência, representados por canais de venda, locais estratégicos, estoque e transporte dos produtos.

A sugestão é iniciar pelo P de Produto, já que é em torno dele que todas as outras estratégias são pensadas. Depois, o Preço deve ser condizente com a percepção de custo-benefício do Produto, a Promoção deve destacar os benefícios do Produto para o consumidor, e a Praça deve distribuir o Produto no mercado.

OS "4Ps"

  • PRODUTO.
  • PREÇO.
  • PROMOÇÃO.
  • PRAÇA.