Quais são os 4 princípios de Taylor?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO são as regras básicas para o trabalho do administrador. Para Taylor são: planejamento, preparo, execução e controle.

A teoria da administração científica se concentrou em melhorar a eficiência de cada indivíduo dentro da organização. A principal ênfase é aumentar a produção através do uso de tecnologia. Assim, os seres humanos são considerados apenas auxiliares das máquinas durante as tarefas rotineiras.

supervisão contínua do trabalho; execução disciplinada das tarefas, de modo a evitar desperdícios; fracionamento do trabalho na linha de montagem para singularizar as funções produtivas de cada trabalhador, diminuindo assim sua autonomia.

A Teoria da Administração Científica iniciada por Frederick W. Taylor (1856 1915) fundamenta–se na aplicação de métodos da ciência positiva, racional e metódica aos problemas administrativos, a fim de alcançar a máxima produtividade.

Taylor defendia que as decisões e o processo de controle das tarefas deveriam estar exclusivamente nas mãos da gerência e nunca nas mãos dos operários. Para isso, os gerentes deveriam aprender as funções com os subordinados, conhecendo assim os processos.

O taylorismo tem como principal premissa elevar a produção industrial em menor tempo possível. Isso porque as observações de Taylor constataram que muitos operários, por realizarem as funções sem muita técnica, perdiam muito tempo com movimentos desnecessários, obtendo uma produção muito abaixo da sua capacidade.

Fayol considera a equidade uma combinação entre benevolência e justiça, que colabora para o bom desempenho de empregados e equipes. Com base em regras claras e dignas, todos devem ter acesso a uma remuneração adequada, ambiente de trabalho saudável e seguro e a um tratamento cortês.

Fayol entende que o trabalho precisa ser bem definido e que cada colaborador deve entender qual é o seu papel dentro da organização. Isso gera um aumento de produtividade e melhor aproveitamento dos recursos humanos e financeiros da empresa.

ENQUANTO A ÊNFASE DE TAYLOR ESTAVA NAS TAREFAS, FAYOL PARTIA DA VISÃO MACROSCÓPICA DA ORGANIZAÇÃO, FOCANDO AS FUNÇÕES DE GERENCIMENTO E A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Ausência de trabalhos experimentais que comprovassem a teoria.

Dessa forma, o Taylorismo compreende uma série de princípios e mecanismos que resultam na otimização da produção e, consequentemente, em uma maior efetividade do processo produtivo. Como exemplo prático, Taylor estudou profundamente os movimentos realizados pelos trabalhadores da empresa Midvale Steel Company.

Apesar das mudanças que aconteceram no campo administrativo, as teorias da administração como: (científica, teoria clássica, teoria das relações humanas teoria estruturalista, teoria neoclássica, teoria comportamental e teoria contingencial), ainda influenciam no segmento industrial, comercial e prestação de serviços ...

O Taylorismo se divide em 4 princípios básicos, que tem como objetivo central melhorar a eficiência da operação:

  • 1- Estudo das tarefas.
  • 2- Seleção de trabalhadores.
  • 3- Definição de Regras.
  • 4- Acompanhamento do Trabalho.

Taylor restringia a capacidade de raciocinar, de criar, de pensar dos trabalhadores, o que é necessário para execução de muitas tarefas na empresa. Hoje as empresas buscam profissionais qualificados, não necessitam mais funcionários que apenas executem tarefas e não pensam.

1 - A inércia (inatividade, vadiagem, ócio) metódica dos operários. 2 – A gerência era leiga, isto é, desconheciam os fluxos de produção e o tempo gasto e necessário para sua execução. 3 - Não havia uniformidade, padronização nos métodos e técnicas empregados.

Funções da Administração: conheça as 4 principais!

  • Planejamento.
  • Organização.
  • Direção.
  • Controle.

A partir desta teoria criada por Fayol foi desenvolvida a ideia dos 4 pilares principais da administração. São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. A partir das quatro bases a administração da empresa é melhor desenvolvida e alcança melhores níveis de excelência e eficácia.

A primeira teoria foi a Administração Científica. Frederick Taylor estudou o trabalho dos operários, identificou os principais problemas dessa época e sugeriu que fossem implantados métodos científicos onde havia improvisação. Nascia então a Administração Científica.

Peter Drucker

Conheça Peter Drucker, considerado o “pai” da Administração moderna. A maioria dos grandes líderes se inspira em outros para crescer. Uma grande fonte de inspiração para todos que se aventuraram pelo ramo da administração no século XX foi o austríaco Peter Drucker.

Esses são os cinco pilares da administração de materiais: • tempo – momento certo; • quantidade – nem falta nem excesso; • qualidade – o item deve ter a qualidade necessária ao processo; • custo – o ideal é sempre o menor custo, entretanto, custo e qualidade estão diretamente ligados.

Diferença entre administração e organização: Um dos pontos mais importantes para Fayol era o de facilitar a distinção entre administração e organização. Para ele, administração abrange aspectos que a organização não envolve, e atua como um conjunto de processos unificados. É um todo do qual a empresa é uma das partes.

A essência da filosofia de Taylor era que leis cientificas governam o quanto um trabalhador pode produzir por dia, e que é função da administração descobrir e usar estas leis na operação de sistemas produtivos (e a função do trabalhador é executar os desejos dos administradores sem questioná-los).