Quais são os 4 principais tipos de perfis comportamentais?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Quais são os tipos de perfis comportamentais? Existem quatro perfis comportamentais: comunicador, executor, planejador e analista. No mapeamento comportamental existem várias combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para os perfis. Veja a seguir mais detalhes sobre cada um dos perfis.

Reconhecer que existem perfis comportamentais distintos é afirmar a possibilidade de vida inteligente e produtiva em naturezas diversas. Isso gera valores como liberdade, autonomia e transparência, partes integrantes do processo criativo.

A forma mais utilizada e também fiel e eficaz para descobrir o perfil comportamental é através de um teste de personalidade. Por meio dele é possível traçar as características de um perfil como os pontos fortes, fracos, talentos, tipo de comunicação, como gosta de trabalhar, etc.

Entre todos os Perfis Comportamentais, o Comunicador é quem, de fato, possui mais facilidade para se relacionar, criando e mantendo uma ótima rede de contatos. Some a isso o fato de esse perfil ser ótimo nos quesitos persuasão, otimismo e entusiasmo e entenderá por que ele se encaixa perfeitamente em um time de vendas.

O perfil executor é um tipo comportamental bastante racional. São pessoas extremamente autoconfiantes e que têm a busca por resultados como sua principal característica. Por isso, são muito práticos e executores de tarefas. Essa determinação faz com que muitos executores exerçam cargos de liderança.

5 tipos de perfil profissional: você sabe qual o seu?

  • 1 – Perfil Planejador. É aquele que, como o próprio nome já sugere, tem grande habilidade para planejar os próximos passos da área ou da função onde atua. ...
  • 2 – Perfil Executor. ...
  • 3 – Perfil Comunicador. ...
  • 4 – Perfil Analista. ...
  • 5 – Perfil Competitivo.

Pessoas de perfil analista conseguem enxergar detalhes e padrões em situações nas quais outros perfis dificilmente veriam. Eles se aprofundam nas informações e apresentam raciocínio lógico e observador para identificar pontos de melhoria e desenvolvimento.

O que é um perfil analítico? Ter um perfil analítico significa ter a habilidade de produzir e relacionar informações diferentes de forma lógica. Ou seja, analisar os contextos completos para tomar as decisões certas.

Exemplos de comportamentos são: comportamento social, comportamento humano, comportamento informacional (o que o indivíduo faz com relação à informação), comportamento animal, comportamento atmosférico etc..

Basicamente, personalidade é aquilo que você é, formada principalmente pelos seus valores e sua visão de mundo, enquanto comportamento é o que você faz, ou seja, como a sua essência impacta em suas ações. Nesse sentido, não se pode mudar quem se é, mas é possível alterar a forma com a qual se comporta.

Um bom funcionário deve ser flexível e ágil na tomada de decisões: o colaborador precisa saber responder por suas funções de forma rápida e efetiva, sem comprometer o desempenho de sua equipe e empresa.

O perfil comportamental indica a maneira utilizada para decodificar as posturas adotadas por alguém diante de determinados estímulos. Em outras palavras, é uma forma de compreender e identificar qual será a reação do colaborador diante de uma situação específica.

A pessoa que tem o perfil analítico é curiosa e por isso sempre busca informações, estuda dados de maneira detalhada e analisa bem as questões antes de partir para a ação. Além disso, quem tem esse perfil é atento aos detalhes, organizado, reservado, metódico, assertivo, focado e comedido.

Um líder precisa saber motivar, envolver a equipe, passar conhecimento, acompanhar a evolução das pessoas, apontar falhas de sua equipe para que essas sejam melhoradas, resolver conflitos, entre outras atividades de grande responsabilidade.

Um bom líder é aquele que possui a habilidade de comunicar-se de maneira clara, confiante e honesta. Além disso, ele precisa saber ouvir, estando sempre disponível e receptivo aos seus liderados.

Os perfis de liderança democrático, autocrático e liberal são opostos entre si, sendo os três tipos mais “extremistas”. Eles são mais comuns de serem identificados, justamente por suas características bem nítidas.

Como o Modelo Big Five surgiu
Ele baseou seu estudo na hipótese lexical e propôs um modelo de cinco fatores independentes sob os quais a personalidade poderia ser analisada. Os fatores de McDougall eram os seguintes: intelecto, caráter, temperamento, disposição e humor.

Neste ponto, você pode estar se perguntando como os tipos de personalidade do DISC são interpretados. A avaliação do DISC divide a personalidade do avaliado em quatro pesos, como mencionado acima: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade (ou Conscienciosidade).

Na nossa listagem acima, você pode ter reparado que a personalidade ISFJ – O Defensor não apareceu. De acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, este é o tipo mais comum, sendo aproximadamente 13% da população mundial.

Observador – É parceiro, questionador, atento e organizado. Tem a capacidade de buscar no passado a compreensão para o que ocorre no cenário atual e, assim, toma decisões melhores.

Os planejadores gostam de rotina, disciplina e segurança. São pessoas calmas, prudentes e autocontroladas, que seguem as regras estabelecidas com muita facilidade. Usam o bom-senso para tomar as decisões e possuem um ritmo próprio para fazer isso.