Quais são os 4 principais compostos orgânicos?

Perguntado por: ucaldeira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os principais grupos de compostos que formam os seres vivos são os seguintes: proteínas (e as enzimas), carboidratos, lipídeos e vitaminas.

As principais classes são: hidrocarbonetos, alcoóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éteres, ésteres, aminas, amidas, haletos orgânicos, fenóis, nitrocompostos, nitrilas, ácidos sulfônicos e compostos organometálicos.

Dentre esses compostos podemos citar o álcool comum, o fenol, a vaselina apresentando em suas moléculas átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, bem como o ácido acético, presente no vinagre, e o ácido cítrico, presente no limão e na laranja (UTIMURA e LINGUANOTO, 1998, p.

Compostos orgânicos são aqueles que possuem carbono (C) e ligações covalentes (com compartilhamento de elétrons), podendo se associar em estruturas mais complexas. Por exemplo, aminoácidos, que são compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, podem se associar em macromoléculas chamadas de proteínas.

Minerais, metais, ácidos, bases, sais, óxidos e os compostos organometálicos são compostos inorgânicos. As quatro principais funções inorgânicas em que se dividem os compostos de acordo com as similaridades químicas são: ácido, base, sal e óxido.

O carbono é o elemento fundamental na formação dos compostos orgânicos, componente básico dos carboidratos, lipídios, proteínas, DNA e outras substâncias. Apesar de ser imprescindível para a vida, o carbono não é um dos elementos químicos mais abundantes na crosta da Terra.

As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, amidas, haletos.

As funções orgânicas são grupos de substâncias com propriedades químicas muito semelhantes e que têm estruturas bem comuns. As cadeias carbônicas são a base principal para entender a química orgânica, mas a existência de grupos funcionais, que são sequências específicas de átomos, produz diferentes compostos.

O carbono é o elemento químico principal que forma todos os compostos orgânicos.

Compostos orgânicos e inorgânicos

Compostos Orgânicos
NomeButano (C4H10)Fenol (C6H6O)
Temperatura de fusão–138 ºC41 ºC
Temperatura de ebulição0 ºC182 ºC
Estado físico (a 25 ºC e 1 atm)gasososólido

Pela legislação brasileira, considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.

O nome dos compostos orgânicos é constituído de três partes, de acordo com o sistema de nomenclatura da IUPAC: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).

Além do carbono, os principais elementos que compõem a grande maioria das substâncias orgânicas são: hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), enxofre (S) e halogênios (Cl, Br e I).

As principais funções inorgânicas são: ácido, base, sal e óxido. Os ácidos liberam íons H+ em contato com água. As bases liberam íons OH- em contato com água. Os sais são formados por um cátion diferente do íon H+ e um ânion distinto do íon OH-.

As principais funções inorgânicas são os ácidos, as base, os óxidos e os sais. Esses compostos pertencem à Química Inorgânica e não possuem o elemento carbono disposto em cadeias.

Os compostos inorgânicos são divididos em ácidos, bases, sais e óxidos.

Os seres vivos, de maneira geral, produzem compostos orgânicos naturais como carboidratos, proteínas e lipídios. Enquanto materiais como plásticos, gasolina e medicamentos são compostos orgânicos sintéticos, produzidos pelas indústrias e pelos laboratórios.

Água: substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos. Pode dissolver diversas substâncias, por isso, é classificada como solvente universal. No corpo humano, representa cerca de 70% do peso corporal. Participa de inúmeras reações químicas em nosso organismo.

Os hidrocarbonetos são um grupo de substâncias orgânicas que possuem apenas carbono e hidrogênio em sua constituição. São divididos em classes, de acordo com as características da cadeia carbônica, podendo ser alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos ou aromáticos.

Caráter básico
Qualquer tipo de amina (primária, secundária e terciária) e a amônia reagem com a água e com os ácidos de forma semelhante: As aminas são consideradas as bases orgânicas, portanto, as substâncias que apresentarem grupo amina (NH2, NH ou N ) têm certo caráter básico.