Quais são os 4 primeiros mandamentos?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

“Honra teu pai e tua mãe” (Êxodo 20:12). “Não matarás” (Êxodo 20:13). “Não adulterarás” (Êxodo 20:14). “Não furtarás” (Êxodo 20:15).

Os mandamentos da lei de Deus são dez: os três primeiros pertencem à honra de Deus e os outros sete ao proveito do próximo. 1°- Amar a Deus sobre todas as coisas. 2°- Não tomar seu santo nome em vão. 3°- Guardar os domingos e festas.

4º Mandamento: O quarto mandamento da Igreja (CIC, 2043) refere-se a “Guardar abstinência e jejuar nos dias determinados pela Igreja”, pois “assegura os dias de ascese e de penitência que nos preparam para as festas litúrgicas e contribuem para nos fazer adquirir domínio sobre os nossos instintos e a liberdade do ...

O quarto mandamento proíbe ao cristão a revolta pecaminosa da vanglória e da soberba.

“Guardar domingos e festas de guarda é o Terceiro Mandamento de Deus”. E como os cristãos o interpretam? O domingo é o dia em que Jesus ressuscitou. Em diversos relatos bíblicos vemos como a Igreja primitiva respeitava e guardava esse dia: Jo 20,19-23.26; At 2,1; At 20,7; 1Cor 16,2; Ap 1,10.

Não pecar contra a castidade é o 6º mandamento. E você sabe o que significa? O Catecismo da Igreja Católica, no número 2335, diz: “o sexo masculino e feminino, com igual dignidade, embora de modo diferente, são imagem do poder e da ternura de Deus”.

1 - Amar a Deus sobre todas as coisas.

Vamos tratar diretamente dos três primeiros mandamentos. Esses se referem ao nosso relacionamento para com Deus: amar a Deus sobre todas as coisas; não tomar seu santo nome em vão; guardar domingos e festas.

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.» (Deuteronômio 6:4-5), antes de proclamar também o segundo mandamento, «Amarás ao teu próximo como a ti mesmo» (Mateus 22:39) (uma referência a «amarás o teu próximo como a ti mesmo» (Levítico 19:18).

Ao todo, são computados 613 mandamentos no Antigo Testamento.

Começo com o que Jesus ensinou sobre quais eram os dois grandes mandamentos. “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

O quinto mandamento é muitas vezes chamado de primeiro mandamento com promessa. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12.)

O 7º mandamento, “não furtar”, vai além de apenas pegar o que não é seu.

O oitavo mandamento: Não levantarás falso testemunho nem mentirás.

Moisés proferiu os sermões registrados em Deuteronômio cerca de 40 anos após o Senhor ter tirado os israelitas do Egito. Quando Moisés deu esses sermões, ele e os filhos de Israel estavam acampados no lado leste do Rio Jordão, bem ao lado da terra prometida (ver Deuteronômio 1:1–5).

Os Cinco Mandamentos da Igreja são cinco obrigações ligadas à vida litúrgica que todo católico deve cumprir para sua salvação e crescimento espiritual. Podemos e devemos sempre fazer o nosso máximo, mas a missa, a confissão, a comunhão, o jejum e o dízimo são o mínimo que precisamos cumprir.

Papa João Paulo II

Eles foram instituídos pelo Papa João Paulo II, em 1992, para que sejam seguidos por todos os católicos do mundo. Por isso, é sempre bom lembrarmos e propagarmos essas obrigações.