Quais são os 4 pontos da baliza?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Quais são os 4 pontos da baliza?

  • Sinalização com seta e braço;
  • Alinhamento do carro e truque do retrovisor;
  • Entrada e estacionamento na vaga;
  • Finalização com alinhamento do carro.

No seu exame você será reprovado se: cometer uma das faltas eliminatórias; somar mais de 3 pontos em faltas graves (3 pontos), média (2 pontos) e leve (1 ponto).

Quinto passo na baliza
na maioria das vezes, quem está fazendo a baliza, fica olhando somente para trás e pelo retrovisor direito, tentando ver a distância da roda do seu carro em relação ao meio-fio.

Passo 1: Comece a baliza alinhando o carro
Quando o examinador solicitar a baliza, pare o carro um pouco adiante do veículo estacionado na frente da vaga. Utilize os retrovisores como referência para o alinhamento entre o seu carro e o veículo ao seu lado.

Num carro com direção hidráulica, faz-se uma volta e meia no volante e, no sem direção hidráulica, duas voltas.

A contagem do tempo começa quando a frente do carro alcança o primeiro balizador. Dentro desse tempo, cada candidato pode fazer até três tentativas de baliza, ou seja, ele pode realizar até três deslocamentos em marcha ré. Cada vez que ele engatar a ré, o examinador irá contar uma tentativa.

Márcia Pontes – De modo geral, o que mais reprova os candidatos no exame prático são: a baliza, avançar sinal de parada obrigatória (placa R1), não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente, perder o controle do veículo em movimento.

Atenção na posição para começar a baliza
Um dos segredos para uma boa baliza é começar na posição certa. Para isso, você deve alinhar o seu carro com o veículo da frente, com o seu posicionado um pouco a frente. Dessa forma, as chances acertar o movimento ficam maiores.

A seta é muito importante na baliza, afinal é com ela que o condutor comunica ao trânsito que seu veículo iniciará parar e iniciar a manobra. Desse modo, a seta deve sempre ligada indicando o lado que o motorista irá estacionar. Se a seta estiver para cima, trata-se da indicação para a direita.

Em meia embreagem e freio, vá virando o volante aos poucos; se o ponto de embreagem estiver naquele ponto em que o carro quiser sair sozinho, só controle pisando no freio, pois o carro já terá algum movimento. Ao soltar o pé do freio, o carro vai começar a andar um pouquinho e você verá para que lado o volante vai.

Depende, essa dica é válida se o seu carro tiver direção hidráulica. Neste caso, o problema de se manter o volante complemente virado, esterçado para um lado ou para o outro, é uma pressão exagerada do sistema hidráulico, que poderá romper ou danificar alguns de seus componentes.

Quantos giros o volante faz? A partir do alinhamento das rodas em paralelo, o volante tem 1 e ½ para esquerda e outro 1 e ½ para a direita.

O tempo máximo para fazer cada uma das manobras é de cinco minutos, com no máximo três tentativas. O candidato será eliminado da prova de baliza se somar 5 pontos ou mais em faltas.

Medo do exame de direção? Veja dicas para aliviar a ansiedade antes da prova

  1. Treine o percurso e revise os passos da prova. ...
  2. Adquira confiança e treine os pensamentos negativos. ...
  3. Alimentação leve. ...
  4. Durma cedo. ...
  5. No dia da prova.

Avance pelos cones e pare o carro depois deles, com a direção em linha reta. Ligue a seta para a direita e dê o sinal de braço. Engrene a marcha à ré e movimente o carro devagar, mantendo a direção em linha reta, até a marcação do cone da baliza aparecer no vidro do passageiro (cabo verde em frente à porta branca).

No dia do exame, não esqueça de levar um documento de identificação e a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular.

Esquecer de acionar a seta para indicar mudança de direção
Não sinalizar uma manobra ou conversão no exame vai te custar 3 pontos preciosos, ou seja, você não poderá cometer mais nenhuma outra falta no exame.

Segundo, sempre sinalize que você vai parar o carro; para isso, ligue a seta que indica o lado que você vai estacionar (seta para cima – seta para a direita, e para baixo – seta para a esquerda). Seta do lado direito do carro ligada (indicando que você vai parar à direita da via).

não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente; não usar devidamente o cinto de segurança; perder o controle da direção do veículo em movimento; cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.

O primeiro passo será alinhar o seu carro de forma paralela ao veículo da frente, lado a lado. Com os retrovisores alinhados, acelere levemente, sem pisar forte no acelerador. Outra forma de fazer isso é alinhar os para-choques traseiros. Com tudo certo no primeiro passo, vamos virar totalmente o volante.

A regra básica para ajustar os espelhos é fazê-los cobrir a maior campo visual possível. “O retrovisor interno deve abranger a maior área possível do vidro traseiro. Já os externos devem pegar o mínimo possível a lateral do carro”, explica o coordenador técnico do Cesvi Brasil/Mapfre, Alessandro Rubio.